Política
Por — Brasília

Na abertura da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli fez um aparte para explicar o voto dele - proferido na última quinta-feira - e com isso formou-se maioria para a descriminalização do usuário de maconha.

Com isso, o placar está em 6 a 3 por não criminalizar que porta o entorpecente para consumo. A expectativa é pela conclusão do julgamento de ação que se arrasta desde 2015 no Supremo.

Conforme Dias Toffoli, o artigo 28 da Lei de Drogas é constitucional e já não criminaliza quem usa drogas - e ele citou que esse ponto trata de qualquer entorpecente, e não somente de maconha. Toffoli ainda destaca que deve caber ao Congresso a fixação da quantidade de maconha que diferencia quem consome de quem trafica.

"Voto por reconhecer a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, por reconhecer que o dispositivo não gera efeitos penais e que Congresso deve formar - no prazo de 18 meses - a fixação de critérios objetivos de diferenciação de usuários e traficantes", disse.

Hoje, a Lei de Drogas prevê que é conduta ilícita portar drogas para consumo próprio. Porém, é considerada uma infração menos grave, não prevendo pena de detenção ou reclusão, mas medidas socioeducativas. O artigo 28 da legislação, todavia, não define qual quantia de entorpecente define que o porte é para consumo. Com isso, a decisão fica para a subjetividade de policiais e juízes.

Na sequência, votam os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

PEC das Drogas

Em outra frente, o Congresso Nacional aprovou a proposta de emenda à Constituição que trata o uso de drogas como crime, independentemente da quantidade. O texto já foi aprovado pelo Senado e tramita na Câmara dos Deputados.

Mais recente Próxima STF retoma nesta terça (25) julgamento de porte de maconha para uso pessoal
Mais da CBN

O Paysandu duela contra o Ceará pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta sexta-feira.

Onde assistir a Paysandu x Ceará pela Série B e aos outros jogos desta sexta-feira (12)

A Polícia Federal afirma ter encontrado o áudio no computador do deputado federal Alexandre Ramagem, em que ele debate com o ex-presidente e o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, formas de blindar Flávio Bolsonaro de investigações no caso das 'rachadinhas'.

PF encontra áudio que aponta uso da estrutura do Estado para fins pessoais de Bolsonaro e familiares

Famosa por ter feito 'O Iluminado' e 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa', a atriz estava afastada há anos de Hollywood. Relembre sua história e trajetória.

Atriz Shelley Duvall, de 'O Iluminado', morre aos 75 anos

Jorge Henrique Galdino Cruz e Rafael Wolfgramm Dias foram mortos durante operação no dia 11 de junho, há exatamente um mês. Vídeos mostram o tiroteio e a fuga dos chefes do tráfico.

Polícia identifica envolvidos na morte de agentes do Bope na Maré

Na decisão, a juíza Ana Lucia Siqueira de Figueiredo entendeu que o processo deve seguir de livre acesso.

Justiça nega pedido de influenciadora para que caso de morte por peeling de fenol vá para sigilo

O acidente foi em uma madeireira em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio, na tarde dessa quarta-feira (10).

Pedreiro sobrevive após ter estaca de madeira cravada na cabeça em acidente de trabalho

Cirurgias e atendimentos foram cancelados por falta d'água em consequência de um problema na rede da concessionária Águas do Rio. A direção do Hospital Federal dos Servidores do Estado garantiu que o abastecimento está sendo normalizado

Após falta d'água, Hospital dos Servidores garante que atendimento será retomado na tarde desta quinta

Antes, os investigadores da Delegacia de Atendimento ao Turista e da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima vão ouvir, por videoconferência, o filho do embaixador do Gabão, um dos jovens negros revistados.

PMs envolvidos na abordagem de filhos de diplomatas vão prestar depoimento

Marcelo Godoy, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, fala sobre decisão.

Reforma tributária: carro elétrico entra no imposto seletivo e gera apreensão no setor

O principal será montado em frente ao hotel Copacabana Palace, todo revestido com lâmpadas de LED. A segunda estrutura ficará na praia do Leme e terá o formato de um pandeiro. Queima de fogos terá duração de 12 minutos.

Réveillon: Copacabana terá dois palcos para celebrar 2025