CBN Eleições
Por — São Paulo

Em nova série no CBN São Paulo, o repórter Daniel Reis percorre os bairros da capital paulista conversando com moradores sobre os problemas de cada região. Nesta terça-feira (2), a reportagem visitou a região das subprefeituras de Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista para conversar com os moradores dos distritos de Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Vila Jacuí, Itaim Paulista e Vila Curuçá.

Enchentes

Grande parte da região das subprefeituras de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e São Miguel Paulista sofre com enchentes há décadas. Muitos terrenos que foram ocupados por moradias são áreas de várzea do Rio Tietê e de córregos que desembocam no Rio.

No Jardim Pantanal, bairro do distrito de Jardim Helena, os alagamentos duram mais de uma semana em épocas de chuva. A Jô, moradora do local, conta sobre essa situação:

"Tudo alagado. Quem tem criança, igual eu que cuido de criança, tem que botar nas costas para levar para escola. Eu já estou com 60 anos", relata.

Nos últimos anos, a prefeitura vem trabalhando para reduzir as enchentes. No Itaim Paulista, por exemplo, foram gastos mais de R$ 34 milhões para recuperar as margens, canalizar os córregos Ribeirão Lajeado e Rola Moça e criar contenções.

O Pesquisador da Universidade São Judas Tadeu Luciano Abbamonte, no entanto, critica a falta de planejamento das obras que vêm sendo realizadas na região.

O grupo de pesquisa que Luciano participa mapeou que, apenas na bacia do Lajeado, foram gastos mais de R$ 100 milhões em obras emergenciais entre 2020 e 2023. Segundo ele, as obras não possuem articulação entre elas.

Esgoto

No Jardim Pantanal, o saneamento básico é uma grande questão. Muitos não têm acesso à água e esgoto regularizado.

A Sabesp vem fazendo um trabalho que é elogiado por parte da população local. Mas, em algumas ruas, os moradores reclamam que estão sendo deixados de lado.

É o caso da rua Freguesia de São Romão, como reclama o senhor Severino. Lá, a água do antigo esgoto improvisado está caindo no meio da rua.

"Essa água é do esgoto antigo. Então, nós estamos pagando água, pagando esgoto e não estamos tendo melhoria. Por quê? Eles abandonaram a gente. A Sabesp entrou aqui com esse plano, com esse projeto de água legal e esgoto, já faz dois anos e meio, e a nossa rua aqui foi esquecida", afirma.

Saúde

A falta de médicos em UPAs e UBS's também é mencionada por parte da população. A Ana Soares leva a mãe Edna Soares, de 74 anos, frequentemente à UPA do hospital Ermelino Matarazzo.

Ela contou algumas experiências de longo tempo de espera. Em uma delas, elas chegaram 6h40 e saíram 16h. Outra, chegaram às 16h e só deixaram o local 2h40.

"No dia que a gente veio, eles estavam pedindo para os acompanhantes levantarem, porque não tinha cadeira para todo mundo sentar. Então, os acompanhantes ficavam em pé para todos os pacientes sentarem. Era muita gente. Falta médico, porque, da última vez que a gente esperou, ela estava com suspeita de dengue, com muita dor no corpo. A moça ainda me pediu desculpa e falou assim: 'olha, o certo seria eu passar sua mãe na frente de todo mundo pelo sintoma. Só que o doutor está com três emergências e eu só estou com dois médicos'. Tinha gente sentado no chão", relata

A Ana Soares pontuou que a equipe é muito atenciosa e acolhedora, mas pontua que faltam médicos.

Um relatório do Tribunal de Contas do Estado, divulgado no ano passado, constatou que o Hospital Ermelino Matarazzo sofre com falta de médicos e leitos, longas esperas para exames e problemas na infraestrutura.

O Hospital Ermelino Matarazzo foi o que mais realizou atendimentos no primeiro semestre de 2023. Com 286 leitos e 363 médicos, uma infraestrutura menor do que a de outros hospitais da região, ele registrou uma média de 3.200 atendimentos por dia.

Os moradores da região pedem a construção de um novo hospital, para ajudar a conter a demanda.

Já no Itaim Paulista, o morador da Vila Itaim Antônio Cezar reclama do atendimento à saúde da região, principalmente na UBS Dr. Júlio de Gouveia. Segundo ele, faltam médicos e agentes de saúde.

Mais recente Próxima Na Freguesia do Ó e Casa Verde, população reclama do trânsito e pede moradias populares
Mais da CBN

Macaé Evaristo substituiu o ex-ministro Silvio de Almeida, alvo de denúncias por assédio sexual.

Lula discursa ao lado de Macaé Evaristo: 'ela agora é a mulher que vai cuidar dos direitos humanos do país'

Ela é a favor da maior participação popular nas decisões do Executivo, a reformulação do sistema de transporte e o confisco de imóveis com grandes dívidas de IPTU para transformar em moradia popular. A CBN ouviu as principais propostas dos candidatos que pontuaram na pesquisa Quaest, do dia 28 de agosto, mas não entraram nos critérios das sabatinas.

Indira Xavier (UP) quer ampliar participação popular nas decisões do Executivo

Ele defende ações para combater a desigualdade. A CBN está ouvindo as principais propostas dos candidatos que pontuaram na última pesquisa Quaest, do dia 28 de agosto, mas não entraram nos critérios das sabatinas. Amanhã, você vai conhecer as principais propostas de Indira Xavier, do partido UP.

Wanderson Rocha (PSTU) defende transformar BH em local com oportunidade para trabalhadores

Em entrevista coletiva, o jogador holandês explicou o que motivou a decisão de deixar a Europa e jogar no Brasil.

Memphis Depay é oficialmente apresentado pelo Corinthians

Ocorrências já quase se igualaram a todo o ano de 2021, quando cerca de 24 mil focos foram registrados e, até então, era um dos recordes de queimadas no estado.

Minas Gerais registra mais de 21 mil focos de incêndios desde o início de 2024 até agosto

Horário de verão foi extinto no país durante o governo Jair Bolsonaro em 2019.

'Horário de verão é uma possibilidade real', afirma ministro de Minas e Energia

O fogo atingiu 5,65 milhões de hectares no período. A informação está em um levantamento do MapBiomas, que ainda afirma que foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo, iniciada em 2019.

Queimadas: área atingida em agosto é equivalente ao tamanho da Paraíba

De acordo com a corporação, há registro de focos de fogo em praticamente todas as regiões do estado do Rio de Janeiro.

Bombeiros combatem mais de 550 incêndios no estado do Rio de Janeiro

Texto-base tinha sido aprovado ontem, no fim do prazo dado pelo STF, com 253 votos a favor. Sessão foi retomada, nesta quinta-feira (12), pra votar o texto final - aprovado de forma simbólica.

Câmara aprova texto final da desoneração de 17 setores da economia em 2024

A avaliação positiva da gestão petista caiu de 37% para 35%. Interlocutores de Lula afirmam, nos bastidores, que a oscilação foi dentro da margem de erro e não há motivos para preocupação.

Ipec: interlocutores de Lula dizem não haver motivo para preocupação sobre piora na avaliação do governo