CBN Eleições
Por

Em nova série no CBN São Paulo, o repórter Daniel Reis percorre os bairros da capital paulista conversando com moradores sobre os problemas de cada região. A reportagem circulou nesta quinta-feira (20) pela região da Subprefeitura da Lapa, na Zona Oeste, que abrange os distritos da Lapa, Vila Leopoldina, Perdizes, Barra Funda, Jaguara e Jaguaré.

A maioria desses bairros se destacam por terem, ao mesmo tempo, empregos, moradias e vida noturna.

Parte dos moradores, no entanto, pede melhorias relacionadas à zeladoria, como conta a comerciante Rosa Founza, que trabalha há quase 40 anos no Mercadão da Lapa e mora há 20 anos no bairro.

"Os matos, tudo alto, muito lixo, mas eu acho que a Lapa falta um pouco disso daí, um pouco mais de atenção. Você acha que a Lapa é um bom bairro para se morar hoje em dia? Eu acho que é um excelente bairro, é tudo muito prático, né? Tem vários tipos de comércio e é muito fácil o acesso para tudo. Então, para mim, é um bairro excelente, mas que ultimamente está muito abandonado."

Já Roberta Rodrigues, moradora da “Lapa de Baixo”, pede mais cuidado com as passagens subterrâneas para pedestres que existem na região.

O Luís Bressan vive em Perdizes e também reclama da falta de zeladoria no bairro.

Verticalização

Já em Perdizes, a verticalização vem representando desafios. A linha 6-Laranja do metrô ainda não foi concluída, mas já autoriza incentivos para prédios na região.

No bairro, está o projeto do que deve ser um dos mais altos prédios da cidade, um edifício de 42 andares, previsto para ser entregue em 2027. Com a chegada de novos moradores ao bairro, o incentivo ao transporte público será essencial para mitigar o trânsito na região.

Principalmente em dias de jogos e eventos no Allianz Parque e outros espaços de show na região, as vias ficam bem engarrafadas.

Para Antonio Castelo Branco é presidente da Amora Perdizes, associação de moradores recém-criada no bairro, esse crescimento do bairro aumentam alguns desafios.

Ele também pede a preservação da história e a memória da região, que, segundo ele, está ameaçada pela crescente verticalização.

Geração de emprego

A Lapa é um bairro que consegue, ao mesmo tempo, ser comercial e industrial.

Ao mesmo tempo, o bairro é muito bem servido de transporte público, tendo linhas de trem históricas que ajudaram a moldar a região.

Parte dessas características foram seguidas também pela Barra Funda. O distrito possui o a maior taxa de emprego formal de toda cidade, de acordo com dados da Rede Nossa São Paulo.

A cada 10 habitantes em idade ativa no bairro, são 70 empregos existentes.

Segundo Igor Pantoja, Coordenador de Relações Institucionais da Rede Nossa SP e do Instituto Cidades Sustentáveis, a grande presença de bares e restaurantes na região é fundamental para esse resultado que, segundo ele, deve servir de exemplo para outras regiões.

Lapa, Jaguaré, Vila Leopoldina e Jaguara ficam entre os 15 melhores distritos da cidade nesse ranking de oferta de emprego formal.

Parque da Água Branca. — Foto: Daniel Reis/CBN

Ciclovia Jaguaré

No Jaguaré, o ouvinte Felipe Mujica acrescenta ser necessário melhorar a condição de ciclovias. Ele cita que a da Ponte do Jaguaré, que cruza o Rio Pinheiros, é uma das que precisa de atenção do Poder Público.

Mais recente Próxima Na zona sul de São Paulo, Vila Andrade é marcada por desigualdade e soluções surgem em favelas
Mais da CBN

Macaé Evaristo substituiu o ex-ministro Silvio de Almeida, alvo de denúncias por assédio sexual.

Lula discursa ao lado de Macaé Evaristo: 'ela agora é a mulher que vai cuidar dos direitos humanos do país'

Ela é a favor da maior participação popular nas decisões do Executivo, a reformulação do sistema de transporte e o confisco de imóveis com grandes dívidas de IPTU para transformar em moradia popular. A CBN ouviu as principais propostas dos candidatos que pontuaram na pesquisa Quaest, do dia 28 de agosto, mas não entraram nos critérios das sabatinas.

Indira Xavier (UP) quer ampliar participação popular nas decisões do Executivo

Ele defende ações para combater a desigualdade. A CBN está ouvindo as principais propostas dos candidatos que pontuaram na última pesquisa Quaest, do dia 28 de agosto, mas não entraram nos critérios das sabatinas. Amanhã, você vai conhecer as principais propostas de Indira Xavier, do partido UP.

Wanderson Rocha (PSTU) defende transformar BH em local com oportunidade para trabalhadores

Em entrevista coletiva, o jogador holandês explicou o que motivou a decisão de deixar a Europa e jogar no Brasil.

Memphis Depay é oficialmente apresentado pelo Corinthians

Ocorrências já quase se igualaram a todo o ano de 2021, quando cerca de 24 mil focos foram registrados e, até então, era um dos recordes de queimadas no estado.

Minas Gerais registra mais de 21 mil focos de incêndios desde o início de 2024 até agosto

Horário de verão foi extinto no país durante o governo Jair Bolsonaro em 2019.

'Horário de verão é uma possibilidade real', afirma ministro de Minas e Energia

O fogo atingiu 5,65 milhões de hectares no período. A informação está em um levantamento do MapBiomas, que ainda afirma que foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo, iniciada em 2019.

Queimadas: área atingida em agosto é equivalente ao tamanho da Paraíba

De acordo com a corporação, há registro de focos de fogo em praticamente todas as regiões do estado do Rio de Janeiro.

Bombeiros combatem mais de 550 incêndios no estado do Rio de Janeiro

Texto-base tinha sido aprovado ontem, no fim do prazo dado pelo STF, com 253 votos a favor. Sessão foi retomada, nesta quinta-feira (12), pra votar o texto final - aprovado de forma simbólica.

Câmara aprova texto final da desoneração de 17 setores da economia em 2024

A avaliação positiva da gestão petista caiu de 37% para 35%. Interlocutores de Lula afirmam, nos bastidores, que a oscilação foi dentro da margem de erro e não há motivos para preocupação.

Ipec: interlocutores de Lula dizem não haver motivo para preocupação sobre piora na avaliação do governo