Mundo
Por

Militares ocupam, nesta quarta-feira (26), a Praça Murillo, onde está localizado o palácio presidencial da Bolívia, em La Paz, na capital do país, e o governo fala em tentativa de golpe de Estado. Em imagens e vídeos, é possível ver membros armados do Exército no local e tanques de guerra.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o governo da Bolívia acusou o general Juan José Zuñiga por liderar o movimento. Na terça-feira (25), o militar fez ameaças públicas ao governo boliviano e o presidente Luis Alberto Arce decidiu tirá-lo do cargo.

"O presidente Luis Arce exige que Zúñiga retire os militares", diz nota. "Repudiamos a tentativa de golpe de Estado na Bolívia contra o governo nacional legitimamente constituído e apoiado pela maioria do povo através do voto cidadão."

Em publicação nas redes sociais, o presidente confirmou que há mobilizações irregulares de unidades do Exército e pediu que a democracia seja respeitada.

"Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército boliviano. A democracia deve ser respeitada", escreveu o presidente.

Já o ex-presidente Evo Morales definiu que há uma tentativa de golpe de Estado em ação no país. Em publicação nas redes sociais, o político acusa também o general Juan José Zuñiga.

"Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia frente ao golpe de Estado que se organiza a mando do general Zuñiga. Declaramos greve geral por tempo indeterminado e bloqueio de estradas. Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem nosso povo", afirmou Morales.

* Esta matéria está em atualização

Mais recente Próxima Julian Assange desembarca na Austrália como homem livre após cinco anos preso
Mais da CBN

A avaliação positiva da gestão petista caiu de 37% para 35%. Interlocutores de Lula afirmam, nos bastidores, que a oscilação foi dentro da margem de erro e não há motivos para preocupação.

Ipec: interlocutores de Lula dizem não haver motivo para preocupação sobre piora na avaliação do governo

A CBN continua, nesta quinta-feira (12), com as sabatinas com candidatos à Prefeitura do Rio promovidas pela Rádio CBN, Jornal O Globo, Extra e Valor. Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PSD, foi o segundo a participar da série de entrevistas.

Paes classifica como ‘estelionato eleitoral’ dizer que prefeitura vai resolver a segurança pública do Rio

Yasmin Mendonça, de 20 anos, relatou à Globonews tem dificuldades para conseguir medidas cautelares contra o agressor, tanto no âmbito acadêmico quanto no judicial.

Estudante da USP diz ter sido estuprada em conjunto residencial da universidade

Maria Lúcia Guardani afirmou que não é possível saber como são os instrumentos, a qualidade dos dados e dos equipamentos.

Gerente de companhia ambiental de São Paulo questiona ranking de ar mais poluído do mundo

Luis Justo ainda afirma que artistas e fornecedores ficaram mais caros em anos recentes e conta que AC/DC esteve no radar para edição deste ano.

CEO do Rock in Rio defende sertanejo no evento e diz que festivais no Brasil vivem momento de 'acomodação'

Segundo o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, La Niña causa os efeitos contrários do El Niño.

Como fenômeno La Niña pode ajudar a diminuir efeitos da seca no Brasil?

Causas do acidente ainda estão em investigação.

Carro invade posto de combustível em Mauá (SP), causa explosão e deixa três feridos

Alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado de São Paulo continua valendo até pelo menos o próximo sábado.

Defesa Civil diz que 13 cidades de São Paulo seguem com focos de incêndio

Quatro pessoas foram presas. Os agentes também cumprem 15 mandados de busca e apreensão. Ainda foi determinado o bloqueio de bens dos investigados, no valor de R$ 1 milhão para cada.

PF mira quadrilha especializada em propagar fake news durante eleições

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, em entrevista ao Jornal da CBN, fala sobre o cenário das queimadas no estado.

Apesar das queimadas em SP, secretária defende importância trabalho de prevenção no estado