Meio Ambiente
Por e — Campo Grande

A proximidade de uma frente fria no Centro-Oeste do Brasil melhorou umidade do ar e cria a expectativa de as chamas começarem a perder velocidade de propagação no Pantanal. Enquanto a umidade era de apenas 30% na segunda-feira (24), a manhã desta terça-feira (25) registrou 85%. Já a temperatura apresentou queda, de 37º C para 21º C.

São ao menos 61 propriedades rurais com focos de incêndios no Pantanal sul mato-grossense, com 2,5 mil focos de calor ativos no bioma.

Fogo no Pantanal chegou às margens da BR-262

Há dois dias o fogo, invadiu as margens da BR 262, principal acesso ao Pantanal. Policiais rodoviários federais estão, a todo momento, interrompendo o tráfego em novos trechos tomados por fogo e fumaça, o que coloca em risco a segurança na rodovia. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), disse, na segunda-feira, que não faltarão recursos para o combate às chamas e se comprometeu a vir a Mato Grosso do Sul na sexta-feira (28).

Municípios em situação de emergência

O Governo do Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência por 180 dias, nos municípios atingidos pelos incêndios Florestais. Com essa medida, fica garantida a mobilização de todo o executivo estadual para atuar, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta a esse desastre, na reabilitação do cenário ou mesmo na reconstrução do bioma. A medida também permite, por exemplo, que haja licitações sem edital para ações emergenciais.

Um levantamento do Mapbiomas, que será divulgado nesta semana, aponta que quase 60% do Pantanal foi atingido pelo fogo nos últimos 38 anos. Em 2023, a área alagada ficou 61% abaixo da média histórica.

Morte da fauna no Pantanal

O poder de destruição das chamas aumenta com a falta de chuvas que atinge a região, e a última grande cheia no Pantanal foi há seis anos.

A estiagem também causou a morte de diversos peixes. Repercutiu nas redes sociais uma imagem feita na última semana por pesquisadores de ONGs atuando na região. O vídeo, feito em uma baía inundável que secou na região da Serra do Amolar, próxima ao rio Paraguai, mostra centenas de peixes agonizando em meio a lama.

Um dos pontos de atenção dos agentes em atuação no pantanal ainda é no norte, acima de Corumbá, local conhecido como Paraguai Mirim. Equipes de apoio da Força Nacional devem chegar a Mato Grosso do Sul essa semana.

Mais recente Próxima Queimadas no Pantanal superam em quase 40% as do mesmo período de 2020, ano recorde de incêndios
Mais da CBN

Um dos objetivos do governo federal é verificar as medidas que deveriam ser adotadas e não foram e acompanhar o que vai ser feito daqui para frente,

Governo anuncia auditoria completa no processo de fiscalização da Aneel sobre a Enel

Segundo Alexandre Silveira, a Enel está com 1400 profissionais em campo.

Ministro de Minas e Energia dá até quinta-feira para Enel restabelecer o fornecimento elétrico em SP

Os candidatos à prefeitura de São Paulo continuam explorando politicamente o apagão que ainda afeta cerca de 280 mil endereços da cidade.

Apagão em SP: Nunes culpa Enel e governo federal; Boulos responsabiliza prefeitura

Brasileiros de diferentes regiões relataram a instabilidade do sistema.

Instabilidade no sistema PIX já foi resolvida, informa Banco Central

A medida deve ser anunciada em entrevista coletiva nesta segunda-feira (14).

CGU vai abrir auditoria para fiscalizar trabalho da Aneel após novo apagão em SP

O assunto foi discutido em reunião com o presidente Lula, que determinou ações imediatas por parte do governo federal.

Apagão SP: Padilha fala em 'omissão absurda' da Enel e diz que governo federal vai anunciar 'medidas enérgicas'

O ministro anunciou uma força-tarefa para agilizar a retomada da energia elétrica. Já são mais de 60 horas de apagão na capital paulista e em municípios da região metropolitana.

Alexandre Silveira dá prazo de três dias para Enel restabelecer energia elétrica em São Paulo

O candidato Rodrigo Neves (PDT), que está no segundo turno das eleições em Niterói, participou de uma sabatina no CBN Rio nesta segunda-feira (14). Ele foi entrevistado pelos âncoras Bianca Santos e Leandro Resende. Na terça-feira (15), será a vez de Carlos Jordy (PL).

Rodrigo Neves (PDT) diz que Axel Grael (PV) não tentou reeleição em Niterói por não ter perfil para cargo

Adriana Neves Castro foi detida em casa, em Itaguaí. Ela era apontada como a chefe do grupo.

Operação mira quadrilha por golpe milionário contra planos de saúde empresariais no RJ