Marcelo d'Agosto
Por — São Paulo

O ouvinte Carlos pergunta o que é um ataque especulativo. Ele ainda questiona se as aplicações dele no Tesouro Direto correm algum tipo de risco.

Geralmente, quando as pessoas falam de ataque especulativo, elas querem dizer que o preço de algum ativo está caindo sem nenhuma razão mais concreta. É comum usar essa expressão para falar das moedas dos países.

Por exemplo: desde que o novo governo do México foi eleito, há cerca de um mês, a cotação do peso mexicano já caiu mais de 7% em relação ao dólar. A explicação é que o novo governo mexicano vai adotar medidas que vão desequilibrar o orçamento público.

Não é coincidência que o real, no Brasil, tenha sofrido a mesma desvalorização no mesmo período. Os investidores estrangeiros tendem a achar semelhanças entre as políticas dos países da América Latina.

Agora, em relação às suas aplicações no Tesouro Direto, você não corre riscos. Os títulos públicos brasileiros são pagos em reais.

O pior que pode acontecer é a remuneração dos seus investimentos não ser suficiente para comprar a mesma quantidade de dólares do momento em que você fez a aplicação. Mas, os reais, você vai receber.

Continue mandando suas perguntas para [email protected]

Mais recente Próxima O que é importante considerar antes de vender cotas do BOVA11?