Brasil
Por — Belo Horizonte

Empresas e pessoas físicas de Minas Gerais devem se atentar a um novo golpe, o falso protesto. Na modalidade, criminosos têm fraudado a emissão de intimações de Cartório de Protestos e enviado boletos falsos, cobrando o pagamento de dívidas. O alerta foi feito pelo Instituto de Estudos de Protestos do Brasil (IEPTB).

Segundo a entidade, um estudo recente da Serasa Experian mostra que golpes similares são recorrentes. Em Minas Gerais, por exemplo, mais de 60 mil casos de fraudes foram registrados em apenas um mês. O número de golpes no estado fica atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Como funciona o golpe do falso protesto?

No caso do falso protesto, a vítima recebe uma notificação judicial forjada na qual os estelionatários, munidos de informações pessoais, como CPF, CNPJ e valor da dívida protestada, se passam por tabeliães de cartórios fictícios.

Os criminosos então exigem o pagamento das taxas cartorárias para realizar a baixa dos títulos, geralmente com ameaças legais. Existem registros do golpe por chamadas telefônicas, aplicativos de mensagens e emails.

O presidente do Instituto de Protestos de Minas Gerais, Leandro Gabriel, destaca alguns detalhes para facilitar a identificação do golpe.

"Normalmente, eles utilizam a nomenclatura equivocada para denominação 'Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos, Pessoas Jurídicas e Protestos'. Em regra, você não tem um cartório com tantas atribuições acumuladas.

Outra situação também é que as intimações sempre vêm num tom de ameaça, 'sujeito a penalidade', situações nesse sentido, que as intimações dos cartórios de protesto não trazem. Então são detalhes que o cidadão, os consumidores podem observar nesse sentido".

Ainda segundo o IEPTB, na maior parte dos golpes registrados, as notificações vêm em nome de cartórios de outros estados, mais um indício de falsidade, já que a competência do protesto sempre se vincula ao município de domicílio do devedor.

Como saber se uma notificação judicial é verdadeira?

Para conferir a veracidade de uma notificação de protesto recebida, a orientação é que a pessoa acesse o site oficial do Instituto de Protestos de seu estado. Na página, é possível consultar gratuitamente a existência de protestos nos cartórios.

Caso a vítima já tenha caído no golpe e pagado o falso boleto, a recomendação é procurar imediatamente uma delegacia da Polícia Civil para registrar o crime.

Mais recente Próxima Anac aprova abertura de consulta pública para discutir punições a passageiros em aeroportos
Mais da CBN

O Paysandu duela contra o Ceará pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta sexta-feira.

Onde assistir a Paysandu x Ceará pela Série B e aos outros jogos desta sexta-feira (12)

A Polícia Federal afirma ter encontrado o áudio no computador do deputado federal Alexandre Ramagem, em que ele debate com o ex-presidente e o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, formas de blindar Flávio Bolsonaro de investigações no caso das 'rachadinhas'.

PF encontra áudio que aponta uso da estrutura do Estado para fins pessoais de Bolsonaro e familiares

Famosa por ter feito 'O Iluminado' e 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa', a atriz estava afastada há anos de Hollywood. Relembre sua história e trajetória.

Atriz Shelley Duvall, de 'O Iluminado', morre aos 75 anos

Jorge Henrique Galdino Cruz e Rafael Wolfgramm Dias foram mortos durante operação no dia 11 de junho, há exatamente um mês. Vídeos mostram o tiroteio e a fuga dos chefes do tráfico.

Polícia identifica envolvidos na morte de agentes do Bope na Maré

Na decisão, a juíza Ana Lucia Siqueira de Figueiredo entendeu que o processo deve seguir de livre acesso.

Justiça nega pedido de influenciadora para que caso de morte por peeling de fenol vá para sigilo

O acidente foi em uma madeireira em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio, na tarde dessa quarta-feira (10).

Pedreiro sobrevive após ter estaca de madeira cravada na cabeça em acidente de trabalho

Cirurgias e atendimentos foram cancelados por falta d'água em consequência de um problema na rede da concessionária Águas do Rio. A direção do Hospital Federal dos Servidores do Estado garantiu que o abastecimento está sendo normalizado

Após falta d'água, Hospital dos Servidores garante que atendimento será retomado na tarde desta quinta

Antes, os investigadores da Delegacia de Atendimento ao Turista e da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima vão ouvir, por videoconferência, o filho do embaixador do Gabão, um dos jovens negros revistados.

PMs envolvidos na abordagem de filhos de diplomatas vão prestar depoimento

Marcelo Godoy, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, fala sobre decisão.

Reforma tributária: carro elétrico entra no imposto seletivo e gera apreensão no setor

O principal será montado em frente ao hotel Copacabana Palace, todo revestido com lâmpadas de LED. A segunda estrutura ficará na praia do Leme e terá o formato de um pandeiro. Queima de fogos terá duração de 12 minutos.

Réveillon: Copacabana terá dois palcos para celebrar 2025