Brasil
Por — São Paulo

A morte do empresário Henrique da Silva Chagas após um peeling de fenol trouxe à tona a questão da segurança nos procedimentos estéticos, ressaltando a importância de escolher um profissional confiável e qualificado.

São casos como o da jornalista Priscilla Aguiar, que administra uma página alertando sobre procedimentos estéticos que podem dar errado.

O perfil 'Estética de Risco', com mais de 100 mil seguidores, foi criado depois de ela mesma ter uma complicação séria de uma rinomodelação com ácido hialurônico.

Priscilla fez o procedimento com uma biomédica esteta e teve uma necrose dias depois. Ela foi ao hospital depois de receber poucas orientações da clínica e teve que ser internada. Isso aconteceu em 2018, quando as discussões sobre problemas envolvendo tratamentos estéticos não eram tão comuns.

Depois de receber a alta, a jornalista passou por diversos procedimentos pra tratar as cicatrizes e começou a postar sobre isso nas redes sociais dela. Até que foi procurada por Rafaela Cavalcanti, que também teve uma complicação de rinomodelação feita por uma dentista. Ela perdeu 60% do nariz e teve que passar por 14 cirurgias.

As duas criaram a Estética de Risco juntas e, até hoje, recebem todo tipo de caso de deformação, infecção, e cirurgias que deram errado.

Ela aconselha a investigar as profissionais - saber sobre a formação delas e se estão habilitadas para fazer aquele tratamento:

'É que eles colocam o doutor ou doutora normalmente na frente do nome, do arroba lá no Instagram, e eles não dizem a formação. Não diz se é biomédico, não diz se é dentista, não diz se é médico, não dá número de registro profissional', relatou.

A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos recebeu, no ano passado, cerca de 80 denúncias em todo o Brasil - envolvendo, principalmente, venda de cursos irregulares pra pessoas não habilitadas e de equipamentos e insumos sem registro na Anvisa.

A ANESCO também tenta articular a criação de um Conselho Federal e de unidades regionais pra regularizar a fiscalização da profissão, que foi regulamentada em 2018.

Existe hoje um projeto de lei que propõe a notificação compulsória em casos adversos de procedimentos estéticos no Brasil, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas precisa passar pelo Senado.

Mais recente Próxima PEC das Praias pode resultar em uma perda anual de R$ 1,1 bilhão em arrecadação, diz secretária
Mais da CBN

Bruno Engler, do PL, e Fuad Noman, do PSD, falaram por cerca de uma hora com os empresários. Os dois prometeram desburocratizar processos para o setor, obras e mais oportunidades de emprego.

Em BH, candidatos discutem propostas para setor industrial e comércio

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres alegou que a PRF tinha autonomia para planejar as ações.

Anderson Torres presta novo depoimento sobre bloqueios em estradas na eleição de 2022

Associação Comercial de São Paulo estima que o comércio na região metropolitana pode ter deixado de arrecadar mais de R$98 milhões.

Com apagão em SP, comerciantes acumulam prejuízos: 'tive que distribuir mercadoria para não perder'

O evento promovido pela Band Minas, portanto, vai virar uma sabatina com o outro concorrente, o candidato Bruno Engler (PL).

Eleições BH: Fuad Noman não vai participar do primeiro debate do 2º turno

A perícia no local do acidente já foi concluída por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. As seis vítimas foram veladas e enterradas nesse domingo.

Retirada de destroços de helicóptero que caiu em Ouro Preto (MG) não tem data de conclusão

A informação é do secretário de Polícia Civil do Rio, delegado Felipe Curi. Seis pacientes acabaram infectados com o vírus. Nesta segunda-feira, duas pessoas ligadas ao laboratório foram presas.

Laboratório afrouxou controle de testes de HIV para lucrar

O Brasil encara o Peru pela 10ª rodada das Eliminatórias. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta terça

Onde assistir a Brasil x Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e aos outros jogos desta terça-feira (15)

Imunizante será testado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A LepVax será a primeira vacina para a doença avaliada no país durante testes clínicos. Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, atrás apenas da Índia

Anvisa autoriza início de testes de vacina inédita para hanseníase no Brasil

Agência também permitiu ampliar faixa etária. Imunizante tem autorização excepcional para adutos no Brasil.

Mpox: OMS aprova vacina para adolescentes de 12 a 17 anos

Um dos objetivos do governo federal é verificar as medidas que deveriam ser adotadas e não foram e acompanhar o que vai ser feito daqui para frente,

Governo anuncia auditoria completa no processo de fiscalização da Aneel sobre a Enel