Tecnologia

Por Deborah Fortuna, CBN — Brasília

O rosto e a voz são de uma das modelos mais bem pagas da atualidade e integrante da família Kardashian: a norte-americana Kendall Jenner. Mas quem comanda a conta no Instagran com mais de 200 mil seguidores é a Billie, uma personagem criada pela inteligência artificial da META, empresa responsável por redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp.

A Billie é como uma irmã-gêmea da Kendall, que publica fotos, responde aos seguidores, dá conselhos e orientações. Mas ela não está sozinha no mundo virtual. Outros famosos também negociaram a própria imagem e a voz o para que os chatbots fossem criados. Por enquanto, a Meta anunciou 28 perfis criados pela inteligência artificial, e alguns usam a voz e o rosto das celebridades. O rapper Snoop Dog, por exemplo, se tornou o Dungeon Master, um gamer. Já a socialite Paris Hilton é a detetive Amber. O ex-marido da modelo Gisele Bündchen, o jogador da NFL, Tom Brady é um comentarista esportivo, o Bru, e a tenista Naomi Osaka é uma grande fã de anime.

Os perfis mesclam imagens e mensagens criadas por inteligência artificial com os vídeos de celebridades, influenciadores digitais gravados em estúdio - uma mistura de ficção com realidade. Para os especialistas no assunto, o lançamento desses perfis faz parte de uma proposta da empresa META de difundir a tecnologia dos assistentes virtuais para interagir, engajar e orientar usuários. Cada um tem uma personalidade diferente. Não entendeu nada? O professor de Inovação da FGV, Kenneth Corrêa explica:

"Eles quiseram aproveitar para criar a tecnologia dos assistentes, trazendo a imagem do famoso. Você vai ter aquela pessoa próxima de você. Imagina você poder ter dicas de pessoas que te influenciam de alguma maneira?"

É como uma Alexa, só que com uma tecnologia mais avançada e um rosto para tornar a experiência mais realistas, complementa o professor Corrêa:

"O problema era que até agora, um ano atrás, os assistentes eram muito limitados. A Alexa tem muita dificuldade de entender o que a gente está pedindo. A promessa dos assistentes era bacana, mas a entrega não estava legal. Desde que a tecnologia GPT apareceu, você passou a ter assistentes mais espertos."

Quando os novos assistentes virtuais chegam ao Brasil?

Por enquanto, o uso dessa tecnologia só está disponível para certos usuários nos Estados Unidos. Não há uma confirmação da META sobre os planos de expansão ou para o uso de imagem de celebridades brasileiras. Mas, os especialistas acreditam que é uma questão de tempo até chegar ao Brasil, e que essa tecnologia será parte de um futuro que já chegou.

O professor Pedro Burgos, gerente do núcleo de Inteligência de Dados do Insper, lembra que o chat GPT, por exemplo, foi criado há um ano. O especialista diz que ainda é difícil prever o que vai acontecer, mas ele aposta que os assistentes virtuais serão comuns, e que esse é apenas o primeiro passo:

"O seu professor de yoga vai ser uma inteligência artificial porque vai ser um tutor individualizado. Não só vai dar a aula como vai olhar sua postura e fazer observações. Essa possibilidade de você não ter apenas uma pessoa, mas um tutor é uma tendência. É muito difícil a futurologia, mas isso vai acontecer. A gente vai ver isso acontecer. O impacto da tecnologia é bastante profundo, não apenas para novos produtos, mas acho que ele pode mexer mais profundamente com coisas da natureza humana."

Epidemia de solidão

Apesar da curiosidade e dos benefícios, é preciso pensar nos riscos que ela oferece, não só para a humanidade, mas para a saúde mental do indivíduo. A pesquisadora e divulgadora científica na área de Psicologia e Inovação, Stephanny Sato, avalia que ainda não é possível falar em substituição das interações humanas por inteligência artificial, mas diz que é preciso prestar atenção nos efeitos dessa tecnologia, como por exemplo, a perda de habilidades sociais:

"Numa interação humano a humano não necessariamente você está prevendo o que vai acontecer. E essas inteligências artificiais estão aproveitando essa possível necessidade humana de trazer o que o usuário espera. O maior perigo é você ficar exposto a uma condição que você não aprenda, não desenvolva outras habilidades. Quais habilidades sociais ela pode estar deixando de aprender e desempenhar?"

Ela também pontua outros desafios como por exemplo uma epidemia de solidão. Um tema já retratado nas telas, como no filme HER, de 2013, que conta a história de Theodoro, que acaba se apaixonando pela voz do sistema operacional do próprio computador, uma entidade chamada Samantha. Isso não é muito Black Mirror?

Mais recente Próxima
Mais da CBN

O Paysandu duela contra o Ceará pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta sexta-feira.

Onde assistir a Paysandu x Ceará pela Série B e aos outros jogos desta sexta-feira (12)

A Polícia Federal afirma ter encontrado o áudio no computador do deputado federal Alexandre Ramagem, em que ele debate com o ex-presidente e o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, formas de blindar Flávio Bolsonaro de investigações no caso das 'rachadinhas'.

PF encontra áudio que aponta uso da estrutura do Estado para fins pessoais de Bolsonaro e familiares

Famosa por ter feito 'O Iluminado' e 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa', a atriz estava afastada há anos de Hollywood. Relembre sua história e trajetória.

Atriz Shelley Duvall, de 'O Iluminado', morre aos 75 anos

Jorge Henrique Galdino Cruz e Rafael Wolfgramm Dias foram mortos durante operação no dia 11 de junho, há exatamente um mês. Vídeos mostram o tiroteio e a fuga dos chefes do tráfico.

Polícia identifica envolvidos na morte de agentes do Bope na Maré

Na decisão, a juíza Ana Lucia Siqueira de Figueiredo entendeu que o processo deve seguir de livre acesso.

Justiça nega pedido de influenciadora para que caso de morte por peeling de fenol vá para sigilo

O acidente foi em uma madeireira em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio, na tarde dessa quarta-feira (10).

Pedreiro sobrevive após ter estaca de madeira cravada na cabeça em acidente de trabalho

Cirurgias e atendimentos foram cancelados por falta d'água em consequência de um problema na rede da concessionária Águas do Rio. A direção do Hospital Federal dos Servidores do Estado garantiu que o abastecimento está sendo normalizado

Após falta d'água, Hospital dos Servidores garante que atendimento será retomado na tarde desta quinta

Antes, os investigadores da Delegacia de Atendimento ao Turista e da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima vão ouvir, por videoconferência, o filho do embaixador do Gabão, um dos jovens negros revistados.

PMs envolvidos na abordagem de filhos de diplomatas vão prestar depoimento

Marcelo Godoy, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, fala sobre decisão.

Reforma tributária: carro elétrico entra no imposto seletivo e gera apreensão no setor

O principal será montado em frente ao hotel Copacabana Palace, todo revestido com lâmpadas de LED. A segunda estrutura ficará na praia do Leme e terá o formato de um pandeiro. Queima de fogos terá duração de 12 minutos.

Réveillon: Copacabana terá dois palcos para celebrar 2025