Catraca Livre 10 anos: facilitar a vida do leitor é nossa missão

Ao longo de uma década, portal se firmou como um exemplo de inovação e impacto social

17/08/2018 16:45 / Atualizado em 29/05/2020 17:12

A Catraca Livre completa 10 anos de existência e traz como principal missão facilitar a vida de seus milhões de leitores diariamente. Marca registrada em divulgar eventos culturais, o portal também abraça temas como cidadania, educação, carreira, bem-estar, gastronomia, descontos e serviços úteis que auxiliam no dia a dia do público.

Os conteúdos são trabalhados sob o conceito “Facilite sua Vida”, essência que não se perdeu ao longo de uma década. O site foi idealizado pelo premiado jornalista Gilberto Dimenstein, sendo desenvolvido por estudantes da USP (Universidade de São Paulo), PUC (Pontifícia Universidade Católica), FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Mackenzie e Metodista.

A experiência editorial proporcionada pela Catraca Livre foi pensada numa incubadora de projetos sociais na Universidade Harvard (EUA), envolvendo as escolas de negócios, governo, saúde pública e educação – com o apoio do Media Lab, departamento de pesquisa da escola de arquitetura e urbanismo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

E foi assim, como um exemplo de inovação e impacto social, que o portal se tornou um canal de empoderamento dos cidadãos. É também um dos veículos de comunicação mais premiados do Brasil, com quase 9 milhões de seguidores no Facebook.

Novo ciclo

Há mais motivos para comemorar. A Catraca Livre conta hoje com nova sede e um site totalmente repaginado – em que o leitor pode ver conteúdos personalizados segundo as suas preferências, optando pelos eixos “Entreter”, “Informar” ou ambos.

“O mais gratificante neste momento de comemoração de 10 anos é iniciar um novo ciclo de realizações olhando para o futuro, sem deixar de preservar o propósito de empoderar através da comunicação. E isso se traduz na produção diária de conteúdos para facilitar a vida cotidiana das pessoas”, disse Marcos Dimenstein, diretor executivo da empresa.

Nova sede da Catraca permanece na Vila Madalena, bairro de São Paulo.
Nova sede da Catraca permanece na Vila Madalena, bairro de São Paulo. - Gabriel Nogueira

Prêmios conquistados

  • Digital Awards 2017 BR: venceu na categoria “Sites e Blogs”.  Os ganhadores foram indicados através do “Voto do Júri Especial”, composto por jornalistas, colunistas e formadores de opinião.
  • Prêmio Veículos de Comunicação: na 30ª edição do evento, em 2017, a Catraca foi premiada como um dos mais influentes veículos da mídia brasileira, ao lado de UOL, Facebook, Waze e Spotify.
  • Comunique-se: considerado o maior prêmio do jornalismo brasileiro, Gilberto Dimenstein, em nome da Catraca Livre, levou o troféu nas edições de 2012 (mídia eletrônica), 2014 (cultura) e 2015 (sustentabilidade).
  • Jovem Brasileiro: nos anos de 2015 e 2016, o portal ganhou o prêmio, classificado como a maior premiação jovem do mundo.
  • E-award: criado na Espanha e realizado em vários países para debater o universo digital, a condecoração foi entregue à Catraca em 2014, pelo estímulo à inovação e ao empreendedorismo digital.
  • The BOBs: em 2012,  foi a vez do prêmio internacional promovido pela Deutsche Welle na categoria “Melhor Blog de Língua Portuguesa”.
  • Digitalks: na categoria “Profissional de Mídias Sociais Digitalks”, o gestor de mídias sociais do portal na época, Anderson Meneses, recebeu o troféu em 2015.
  • Social Tech: em 2013, o site foi escolhido como uma das “100 Melhores Inovações Digitais de Impacto Social no Mundo”. O júri foi formado por especialistas em tecnologia da informação da BBC, Financial Times e Universidade de Oxford.
Catraca Livre é uma das redações mais premiadas do jornalismo digital.
Catraca Livre é uma das redações mais premiadas do jornalismo digital. - Gabriel Nogueira