Você pode limpar pisos e balcões diariamente - ou até mais vezes, mas as estratégias especificamente para deixar as paredes como novas nem sempre faz parte da conversa sobre os cuidados com o lar, mesmo para os mais exigentes entre nós. Um pouco de tempo investido nelas pode ajudar muito a iluminar seu espaço e deixar todo o design e mobiliário cuidadosamente selecionados que você fez brilharem, além de livres de teias de aranha, acúmulo de sujeira, marcas de arranhões e manchas de vida cotidiana. Abaixo, descrevemos um guia completo, com respostas para todas as suas perguntas, além de dicas de especialistas como Sabrina Fierman, do serviço de limpeza sofisticado Little Elves de Nova York , e da designer Tamara Day, apresentadora do Bargain Mansions.
Como limpar as paredes sem danificar a pintura?
Limpar paredes geralmente é um projeto DIY de baixo esforço que não requer nenhuma habilidade ou equipamento especial. As dicas que abordamos aqui devem funcionar com todos os tipos de paredes, sejam elas revestidas com papel de parede ou algum tipo de acabamento de pintura. E isso inclui quase qualquer tipo de tinta de parede, seja látex, à base de óleo, semibrilhante ou lisa. “O tipo de tinta não afeta como você a limparia!”, diz Day.
Para não danificar a pintura das paredes, Day aconselha evitar qualquer coisa abrasiva ou à base de amônia - e começar com produtos simples. Os itens básicos que descreveremos abaixo são leves o suficiente para serem usados na maioria dos tratamentos de parede e, ao mesmo tempo, realizar o serviço. Não presuma que qualquer produto de limpeza é automaticamente seguro para uso em paredes. Só porque algo está rotulado como “limpador multiúso” não significa que esteja livre dos produtos químicos agressivos que você deseja manter longe das paredes. “Eu evitaria alvejante”, observa Day.
Como saber que é hora de lavar paredes?
Não há melhor termômetro para cronometrar a limpeza da parede do que sua própria consciência. Em outras palavras, é hora de limpar as paredes quando você perceber que elas precisam de limpeza.
A quantidade de exposições exteriores que a parede em questão recebe é um fator para se levar em conta. Você terá que limpar pequenas marcas de mãos nas paredes da sala de jogos e respingos de comida nas paredes da cozinha com mais frequência do que nas paredes de áreas que ninguém usa. Dito isso, não é uma má ideia fazer uma limpeza anual para garantir que tudo permaneça fresco. “Não acho que você precise limpar as paredes internas com frequência”, diz Day. “Mas para manter a pintura o mais nova possível, pelo menos uma vez por ano.”
Em muitos casos, você poderá conseguir retoques pontuais em vez de lavagens completas da parede. Você não precisa afastar todos os móveis das paredes e fazer um grande esforço se puder apenas limpar algumas impressões digitais com pano úmido.
Qual é a melhor coisa para lavar paredes?
A limpeza de paredes pode ser o mais simples dos projetos DIY: não requer nenhum limpador de parede especial - e é provável que você já tenha tudo o que precisa. “Limpá-las pode ser um processo delicado, e o que você usa depende do que o tratamento da parede pode suportar e resistir”, diz Fierman.
Você pode não precisar de todos os itens descritos aqui e pode substituir alguns deles por outros – sua técnica é tão importante quanto o que você usa, em muitos aspectos. “Uso vinagre e água morna, ou até mesmo um pouco de detergente”, diz Day. “[Apenas] seja gentil ao limpar as paredes internas para não prejudicar a cor.”
Itens para limpar paredes
- Sabonete líquido para mãos ou louça;
- Água;
- Panos macios ou esponja macia; (Uma esponja limpa - não pegue àquela que você usa para lavar a louça!) “Panos de microfibra são os melhores”, aconselha Day. “Usá-los ajudará a evitar que você esfregue ou raspe qualquer tinta que afete o interior.”
- Pano de aderência;
- Dois baldes;
- Removedor de mancha;
- Aspirador com escova para pó;
- Bicarbonato de sódio; (“O bicarbonato de sódio pode ser eficaz - no entanto, eu seria o mais gentil possível para não prejudicar o acabamento”, diz Day.)
- Pincel de espuma para artesanato;
- Peróxido de hidrogênio.
Método DIY para limpar paredes
Etapa 1: prepare seu espaço
Mova os móveis de lugar e coloque panos de proteção. Você não quer limpar paredes e deixar os pisos sujos. Posicione toalhas ou panos ao longo da base das paredes para proteger o chão e coletar poeira ou respingos. Você também deve tomar precauções se for limpar perto de tomadas.
E, dependendo de quão abrangente você deseja que a limpeza das paredes seja, você provavelmente desejará afastar os móveis o suficiente das paredes para poder manobrar atrás deles. Retire quadros e outras tapeçarias, pois eles podem ser danificadas pela água.
Etapa 2: tire o pó das paredes
Para uma limpeza profunda, que é mais intensiva do que uma tarefa semanal com o espanador, use uma escova para pó, aspire e retire as teias de aranha das paredes.
Em seguida, limpe as paredes com um pano anti-aderente para garantir que toda a poeira seja removida. Você também pode usar um pincel de espuma para limpar a poeira dos rodapés e molduras. Como alternativa, você pode embrulhar a cabeça do esfregão seco com um pano limpo e tirar o pó de cima para baixo, sem medo de arranhões ou amassados.
Passo 3: Prepare sua solução de limpeza
Agora que a poeira foi tirada, é hora de lavar as paredes. Em um balde, misture sabonete ou detergente com água. Este é o seu balde de solução de limpeza. De acordo com as especialistas, não exagere no produto de limpeza: “Eu colocaria algumas gotas de detergente em uma tigela grande de água morna”, diz Day. “A água morna ajuda a desembaraçar a sujeira e a poeira, ajudando o processo de limpeza a ser muito mais rápido e suave.”
Agora, encha outro balde com pelo menos um galão de água morna. Este é o seu balde de enxágue. Molhe um pano na solução de água com sabão e torça bem. Agora você está pronto para começar a lavagem propriamente dita.
Etapa 4: Teste primeiro um pequeno local
Embora o detergente e a água sejam uma solução de limpeza suave, você deve sempre testar o pano com sabão em uma área imperceptível - como uma seção da parede que normalmente fica atrás de uma pintura ou móvel - para ter certeza de que não danificará o material. O papel de parede e a tinta fosca tendem a ser mais delicados do que a tinta de alto brilho, mas é sempre bom ter cuidado, independentemente do acabamento da pintura com o qual você está limpando.
Passo 5: Lave a parede
Depois de saber que sua superfície é segura para limpar, é hora de enfrentar toda a parede. Começando do topo e descendo, passe o pano ensaboado sobre a superfície em movimentos circulares leves, o que minimizará as manchas.
Aplique o mínimo de umidade possível para evitar bolhas ou marcas d’água. Além disso, certifique-se de não aplicar muita pressão ao fazer seus círculos.
Passo 6: Remova quaisquer manchas persistentes na parede
Se você encontrar manchas persistentes nas paredes pintadas, é possível recorrer a bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato de sódio é um combatente natural de manchas. Misture meia xícara de bicarbonato de sódio com um quarto de xícara de água até formar uma pasta. Esfregue suavemente a pasta na parte manchada da parede e a mancha deve desaparecer.
Outra técnica de remoção de manchas? Peróxido de hidrogênio. Faz maravilhas em manchas de vinho tinto. Pegue seu pano de limpeza - com a solução de detergente - e passe um pouco de água oxigenada nele. Pressione suavemente na mancha de vinho tinto por cinco minutos para retirá-la.
Para manchas de gordura nas paredes da cozinha, há também uma técnica incomum, mas eficaz, que envolve o ferro. Coloque uma toalha de papel em cima da mancha e pressione o ferro, em temperatura baixa, sobre as toalhas de papel por um minuto. As toalhas de papel quentes devem absorver a gordura, revelando uma parede limpa por baixo.
Embora esses métodos de limpeza de manchas sejam ótimos para paredes pintadas, proceda com mais cuidado se você tiver papel de parede. Se o seu papel de parede exigir mais do que uma limpeza leve, consulte as instruções do fabricante para encontrar a melhor forma de remover manchas.
Etapa 7: enxágue a solução
Depois de passar a solução de limpeza por toda a parede, é necessário enxaguar a solução (e a sujeira é removida). Além disso, é aconselhável evitar a todo custo o excesso de água, para não criar manchas de água. Molhe um pano no balde com água limpa e torça bem. Limpe a parede com o pano para enxaguar.
Passo 8: Seque as paredes
Passe suavemente um pano limpo e seco sobre a superfície. Você pode deixar as janelas abertas também para ajudar a secá-las ao longo do tempo. Dê às paredes tempo suficiente para secar completamente antes de substituir as tapeçarias ou móveis, que normalmente ficam próximos a elas.
Quanto tempo leva para limpar paredes?
Existem muitas variáveis para definir um período de tempo específico para a limpeza das paredes. Isso pode incluir - mas não está restrito a - sua própria habilidade e nível de perfeccionismo; se você conseguiu a ajuda de outros membros da família; quantas paredes você tem e quão grandes elas são quantos móveis possui; e quaisquer protuberâncias ou características incomuns que fazem parte do que torna a sua casa única, mas que podem dificultar a limpeza.
Quanto custa limpar paredes?
Como limpar paredes é um projeto DIY de baixo custo, não é necessário contratar empreiteiros ou mesmo comprar equipamento especializado para uma sessão de limpeza de paredes. Supondo que você tenha materiais de limpeza cotidianos em casa, nem precisará ir à loja de ferragens para comprar nada para começar. Teoricamente, você pode concluir este projeto por exatamente zero reais.
Caso precise comprar produtos, provavelmente não gastará mais do que alguns reais - sua maior despesa pode ser um aspirador de pó, caso você ainda não tenha um.
Como manter suas paredes limpas
Naturalmente, a melhor maneira de manter suas paredes livres de marcas é, em primeiro lugar, mantê-las limpas e tirar a poeira delas. Fierman diz que dar um pouco de cuidado rotineiro às suas paredes é a melhor maneira de “manter o acúmulo de sujeira ao mínimo”. Limpe regularmente áreas de exposição intensa, concentrando-se em pontos problemáticos, como interruptores de luz e maçanetas. “Com crianças e animais de estimação , tudo fica mais acelerado – você só precisa estar um pouco mais atento”, diz Fierman.
Não subestime a importância a longo prazo dessas pequenas coisas, que muitas pessoas ignoram como métodos de limpeza desatualizados. “Eu recomendaria incorporar o pó em sua rotina de limpeza – vale a pena, eu prometo!” diz Day.
*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest