Objetos

Por Camila Santos (@cami_asantos)


Investigações formais, técnicas e estéticas conduzidas pelo olhar de designers questionadores resultam em novos produtos para antigas necessidades. Todos repletos de significados.

 — Foto: Divulgação
— Foto: Divulgação

Os traços modernistas do Edifício Virgínia, no centro de São Paulo, instigaram a designer Nathalia Nova a resgatar memórias do local. A convite da incorporadora Somauma, responsável pelo retrofit do prédio arquitetado por José Augusto Bellucci (1907-1998), a criativa se uniu ao Istituto Europeo di Design na concepção da série Joias do Virgínia. Entre mobiliário e acessórios, destaca-se a luminária de piso Alma, feita de plafons originais da construção, que seriam descartados na reforma. Empilhados, os vidros ganharam base de mármore Carrara para sustentação.

 — Foto: Marco Antonio
— Foto: Marco Antonio

Arquiteta, designer de interiores, colecionadora e curadora, Janete Costa (1932-2008) construiu um relevante legado de valorização da cultura popular brasileira. Em homenagem a essa trajetória, a DonaFlor Mobília reedita quatro peças de mobiliário da pernambucana, em um trabalho coordenado pelo diretor criativo Rodrigo Ambrosio, em parceria com a família de Janete. Um desses itens é a poltrona Claudia, que reverencia a primeira filha da arquiteta. Na nova versão, ela é feita de alumínio e corda náutica trançada manualmente.

 — Foto: Divulgação
— Foto: Divulgação

Para desenhar sua primeira linha de móveis, a designer Carla Guilhem empregou a longa experiência adquirida em projetos de interiores para superiates – embarcações de luxo com mais de 30 m de comprimento. Parte da linha Essenza, que ela assina para a Artefacto Beach & Country, a versátil mesa lateral Schaf se adapta a instalações flutuantes e, também, a espaços residenciais e corporativos. Isso se deve ao alumínio, que facilita o deslocamento do artigo, sem prejudicar a resistência.

 — Foto: Lorena Dini
— Foto: Lorena Dini

Aprofundando-se em pesquisas de inovação técnica e dando cada vez mais vazão à sua própria expressão artística, Guilherme Wentz apresenta a coleção Untitled. Em 12 criações que vão de sofás a mesas de apoio, o designer celebra a beleza da simplicidade, da imperfeição e das construções experimentais. Em destaque na foto, a mesa de jantar Tábua, feita com chapas de PET reciclado revestidas por uma fina camada de madeira natural, ao lado das cadeiras Capa, que podem receber uma despretensiosa cobertura de linho ou lã sobre a estrutura.

 — Foto: Edson Garcia
— Foto: Edson Garcia

Apuro técnico e sensibilidade estética se combinam na coleção Casca, de autoria da artista plástica Elvira Schwartz. Elaborados para a Itens, sob a direção criativa de Mariana Amaral, os pendentes de vidro soprado são moldados em cascas de árvores recolhidas em uma praça no bairro do Pacaembu, em São Paulo, onde reside a artista. Com formatos e dimensões que não se repetem, as peças recebem acabamentos de latão, cobre, níquel ou metal pintado.

 — Foto: Divulgação
— Foto: Divulgação

Profundo o suficiente para funcionar como assento, mas raso o bastante para equilibrar uma xícara de café. Essa foi a descrição utilizada por Ray Eames para o banquinho que ela e Charles projetaram para o Time & Life Building, no Rockefeller Center, em Nova York. Batizada de Eames Turned Stool, a versão agora reeditada pela Herman Miller da peça dos anos 1960 ganha acabamento ebanizado e um novo formato, que se une aos três icônicos já consagrados.

9 peças criadas a partir de inspirações e técnicas diversas — Foto: Fernando Laszlo
9 peças criadas a partir de inspirações e técnicas diversas — Foto: Fernando Laszlo

Um artigo com múltiplas possibilidades. Eis a definição do sofá Plataforma, primeira obra do arquiteto Eduardo Chalabi para a Dpot. Ao aplicar conceitos de modularidade, o profissional cria um sistema que se adequa a diferentes ambientes e ocasiões. O estofado possui leve estrutura de metal e base de madeira, e pode receber acessórios, como mesa de apoio e luminária, acoplados por meio de entradas em pontos predeterminados.

9 peças criadas a partir de inspirações e técnicas diversas — Foto: Divulgação
9 peças criadas a partir de inspirações e técnicas diversas — Foto: Divulgação

A última edição da Maison&Objet, feira âncora da Paris Design Week, assistiu à companhia alemã Pulpo apresentar a mesa de apoio Thales, desenhada por Sebastian Herkner. A peça valoriza a geometria e o ângulo reto, um dos objetos de estudo do filósofo homônimo da Grécia Antiga, que buscava compreender qual seria a verdadeira origem do Universo. Executado com vidro, o móvel conta com um modelo xadrez, além da opção listrada. No Brasil, está à venda na Casual Móveis.

Mais recente Próxima Luminárias de piso: 5 modelos para compor a decoração
Mais do Casa Vogue

O empresário Leo Kryss levou um prejuízo de US$ 6 milhões por não saber que o interessado pela sua propriedade era o fundador da Amazon

Brasileiro vende mansão para Jeff Bezos sem saber e se arrepende; saiba por quê

Confira acessórios para cortar, rechear e secar massa fresca!

6 itens indispensáveis para fazer macarrão em casa

Transforme seu quarto de hóspedes em um ambiente acolhedor e funcional com estas dicas

Quarto de hóspedes: dicas e ideias para fazer o seu

A Westmark School, na Califórnia, ganhou um campus – assinado pelo escritório NBBJ – dedicado a estudantes com transtornos de aprendizagem

Como a arquitetura acolhe alunos neurodiversos nesta escola americana

Preparado com ingredientes luxuosos, este milkshake custa mais de R$ 500 e foi reconhecido pelo Guinness Book

Este restaurante nos EUA serve o milkshake mais caro do mundo

Caminhos do Mar combina natureza, memória e preservação na mata atlântica

Parque em São Paulo guarda caminhos de Dom Pedro até grito pela Independência

A marcenaria fixa tem papel estratégico na setorização da morada carioca, sem que se perca a integração

Apartamento com aura delicada usa estante para separar ambientes

Sensação de amplitude e espaços de armazenamento são pontos essenciais em projetos de apartamentos pequenos; inspire-se com propostas de diferentes estilos e ótimas ideias

8 apartamentos pequenos provam que é possível ser feliz com pouco espaço

A dupla japonesa transforma o minimalismo em uma arte global, ganhando o reconhecimento máximo na arquitetura contemporânea

Quem são Sejima e Ryue Nishizawa, arquitetos do SANAA e vencedores do prêmio Charlotte Perriand 2025

Confira produtos com até 28% de desconto!

Limpeza, autocuidado e mais: 8 itens em oferta na Amazon