Arquitetura

Por Laura Raffs


Os parques são ótimos lugares para se estar em contato com a natureza e relaxar. Além disso, eles podem ser locais inspiradores e surpreender os visitantes com diferentes conceitos e estéticas. Por isso, a Casa Vogue separou seis parques que todo fã de design e arquitetura precisa conhecer. Confira:

1) Instituto Inhotim

Obra de Mathew Barney no Instituto Inhotim, em Brumadinho — Foto: Getty Images
Obra de Mathew Barney no Instituto Inhotim, em Brumadinho — Foto: Getty Images

Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, o Instituto Inhotim começou apenas como um espaço para acomodar coleções particulares do empresário Bernardo Paz, em 2004. Porém, hoje, o local é considerado o maior museu a céu aberto do mundo, abrigando um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil – são 700 obras de mais de 60 artistas de diferentes países. Além de exposições e galerias, o instituto também conta um Jardim Botânico, com espaços temáticos e mais de 4,3 mil espécies raras de plantas.

2) Coulée Verte René-Dumont

 — Foto: Getty Images
— Foto: Getty Images

Os jardins franceses sempre oferecem um espetáculo único – e o Coulée Verte René-Dumont, em Paris, não fica para trás. O parque foi o primeiro a ser construído sobre uma antiga linha ferroviária, transformando um local obsoleto em um refúgio da natureza. Esse jardim suspenso se estende por quase 5 quilômetros e foi a inspiração para o projeto do High Line, parque construído nos mesmos moldes em Nova Iorque.

3) Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba — Foto: Getty Images
O Jardim Botânico de Curitiba — Foto: Getty Images

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos pontos turísticos mais famosos da capital do Paraná. Com inspiração francesa, o jardim conta com extensos tapetes de flores e chafarizes. Mas o que mais chama atenção é sua estufa de 458 m², cuja estrutura metálica abriga espécies da Mata Atlântica. Além disso, o espaço conta com o Salão de Exposições, onde são divulgados trabalhos artísticos, artesanais e científicos, e o Jardim das Sensações, uma trilha de 200 metros em que o público percorre vendado, utilizando os outros sentidos para perceber as flores.

4) Humble Administrator’s Garden

 — Foto: Getty Images
— Foto: Getty Images

Construído em 1509, o Humble Administrator’s Garden é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. O jardim chinês explora o uso da tridimensionalidade e inspirou o design de muitos parques ocidentais. A arquitetura clássica do local compõem o ambiente em harmonia com a água, rochas e vegetação, mostrando um trabalho meticuloso de construção, que resultou na criação de um ambiente único.

5) Sítio Roberto Burle Marx

O Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro — Foto: Getty Images
O Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro — Foto: Getty Images

Lar de mais de 3500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, o Sítio Burle Marx carrega o nome de seu criador, o paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx, que o construiu na sua própria residência, que também faz parte do roteiro museológico. Além dos exemplares botânicos, o local também oferece um show à parte na arquitetura, além de reunir raros objetos de arte e artesanato que pertenceram ao paisagista. Uma mistura entre arte e ciência. O parque fica na Barra de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro.

6) Central Park

 — Foto: Getty Images
— Foto: Getty Images

É claro que não podíamos deixar um dos parques mais famosos de fora: o Central Park de Nova Iorque. Além de ser o lar de variadas espécies de plantas, o parque conta com um zoológico e com pistas de patinação no gelo. Há também uma área chamada Strawberry Fields, construída em homenagem a John Lennon e composta por árvores frondosas, arbustos, flores e rochas. O parque é figurinha marcada em diversos filmes hollywoodianos e impressiona com suas belas paisagens.

Mais recente Próxima Feita pela ONU, Norman Foster lançará declaração de sustentabilidade para arquitetos
Mais do Casa Vogue

O empresário Leo Kryss levou um prejuízo de US$ 6 milhões por não saber que o interessado pela sua propriedade era o fundador da Amazon

Brasileiro vende mansão para Jeff Bezos sem saber e se arrepende; saiba por quê

Confira acessórios para cortar, rechear e secar massa fresca!

6 itens indispensáveis para fazer macarrão em casa

Transforme seu quarto de hóspedes em um ambiente acolhedor e funcional com estas dicas

Quarto de hóspedes: dicas e ideias para fazer o seu

A Westmark School, na Califórnia, ganhou um campus – assinado pelo escritório NBBJ – dedicado a estudantes com transtornos de aprendizagem

Como a arquitetura acolhe alunos neurodiversos nesta escola americana

Preparado com ingredientes luxuosos, este milkshake custa mais de R$ 500 e foi reconhecido pelo Guinness Book

Este restaurante nos EUA serve o milkshake mais caro do mundo

Caminhos do Mar combina natureza, memória e preservação na mata atlântica

Parque em São Paulo guarda caminhos de Dom Pedro até grito pela Independência

A marcenaria fixa tem papel estratégico na setorização da morada carioca, sem que se perca a integração

Apartamento com aura delicada usa estante para separar ambientes

Sensação de amplitude e espaços de armazenamento são pontos essenciais em projetos de apartamentos pequenos; inspire-se com propostas de diferentes estilos e ótimas ideias

8 apartamentos pequenos provam que é possível ser feliz com pouco espaço

A dupla japonesa transforma o minimalismo em uma arte global, ganhando o reconhecimento máximo na arquitetura contemporânea

Quem são Sejima e Ryue Nishizawa, arquitetos do SANAA e vencedores do prêmio Charlotte Perriand 2025

Confira produtos com até 28% de desconto!

Limpeza, autocuidado e mais: 8 itens em oferta na Amazon