Smart
Como tornar o hall de entrada acolhedor
Quer se sentir bem logo ao entrar em casa? Com dicas e peças simples, você pode deixar o espaço mais acolhedor para os moradores e visitantes
3 min de leituraCartão de visita da residência, o hall de entrada é o ambiente responsável por transmitir as primeiras impressões aos moradores e visitantes. Apesar de ser um lugar de passagem e, geralmente, com dimensões reduzidas, há maneiras de torná-lo um local mais aconchegante e que reflita a personalidade dos proprietários.
Dicas de decoração para um hall acolhedor
Primeiramente, a arquiteta Daniela Funari defende que é muito importante pensar em um bom conceito para compor o espaço e dá uma ótima sugestão para quem estiver sem criatividade para definir o décor. “Eu gosto muito de utilizar o mesmo piso e o estilo que está presente em todo living para mostrar a integração entre os ambientes”, afirma.
Para que o seu hall de entrada seja mais convidativo e acolhedor, a profissional listou cinco itens indispensáveis. Confira!
1. Espelho
O espelho é uma peça milagrosa na decoração - principalmente, se for em um ambiente pequeno ou escuro -, porque ele tem o poder de dar sensação de extensão, seja no comprimento ou na iluminação do cômodo. “Independentemente de ser colado na parede ou também em formatos orgânicos soltos no local, eu gosto bastante de aplicar esse elemento”, conta Daniela.
2. Luz indireta
Este tipo de iluminação, de preferência, quente, é ideal para um espaço que não é de permanência, pelo fato de proporcionar a sensação de conforto e relaxamento. "Nesse caso, gosto de utilizar painéis com LEDs embutidos ou o próprio LED em sanca no forro”, explica a arquiteta.
3. Madeira
Um dos materiais mais populares para revestimentos, móveis ou itens de decoração, a madeira é um elemento versátil, que deixa qualquer cômodo mais belo e aconchegante. “Ela ajuda a aquecer o ambiente e é muito bem-vinda em um espaço pequeno como o hall”, diz.
4. Itens de apoio
Seja uma prateleira ou aparador, você pode investir em peças simples que permitam a disposição de adornos, como vasos e quadros. Basta analisar qual tipo de móvel melhor se enquadra às dimensões do seu hall para não sobrecarregar a entrada de casa.
5. Plantas
Para que o lugar fique mais vívido, você pode usar diferentes estilos de vegetais. Caso o seu hall não receba iluminação natural, Daniela recomenda que você opte pelas plantas artificiais, que dispensam manutenção. Todavia, se a sua entrada receber luz solar e for bem ventilada, você pode apostar em espécies resistentes, como a zamioculca e a espada-de-são-jorge. Confira outras espécies indicadas para a área nesta matéria.
Hall de entrada na pandemia
Segundo a arquiteta Daniela Funari, com a pandemia, o hall de entrada ganhou a função antessala. “Por isso, têm sido adicionados móveis inteligentes para guardar sapatos, bolsas, guarda-chuvas e casacos. Tudo em um lugar de fácil acesso”, diz.
+ LEIA MAIS: Tire os sapatos ao entrar: entenda tudo sobre o hábito e como colocá-lo em prática na sua casa
Nesse sentido, a arquiteta Karina Korn pontua que os bancos já eram bem-vindos no espaço antes do isolamento social, mas têm sido mais frequentes atualmente. “Sempre gostei de usar bancos nos meus projetos pela facilidade do apoio logo na entrada e, agora, mais do que nunca, eles se fazem completamente necessários. Incluo também cestos para disponibilizar chinelos ou calçados limpos para entrar em casa”, conta. Um aparador também pode ser útil para apoiar a bolsa nesses momentos de higienização, além do espaço para o álcool em gel, é claro!
Para quem mora em apartamento pequeno, sem espaço para inserir esses móveis, a arquiteta Cristiane Schiavoni dá a dica: “Adicione um gancho na parede para apoiar a bolsa e uma prateleira para o álcool em gel. Um caixote ou cestaria já é o suficiente para dispor os sapatos que chegam da rua e pegar os limpos para entrar em casa”, finaliza.