• Redação
Atualizado em

É tendência usar cores statement na decoração da casa. As salas de estar - ao lado das dos lavabos e dos halls de entrada - estão entre os ambientes favoritos dos profissionais e moradores para cobrir as paredes com tons escuros, que envolvem e dão personalidade ao décor. Nos ambientes que reunimos abaixo, provamos que até com pouca metragem é possível abusar das cores fortes, sem causar a sensação de sufocamento. Inspire-se!

+ 12 casas e apartamentos pretos que mostram como há leveza nos tons escuros

+ Decoração monocromática: 30 ambientes que usaram uma só cor

Vintage e atual

Vintage e atual (Foto: Reprodução)

Nesta sala clássica, remodelada pelo estúdio Royal Roulotte, as paredes cheias de boiseries ganham ares contemporâneos ao serem cobertas por um profundo tom de azul. O contraste de épocas entre todos os elementos da decoração deixa tudo ainda mais interessante. Enquanto o superatual pendente metálico cria uma ligação inesperada com o espelho vintage sobre a lareira rebuscada, móveis mid-century – feitos de madeira crua, assim como as tábuas do piso – surgem com estampas geométricas, provando que uma simples mudança de revestimentos é capaz de rejuvenescer qualquer peça.

Para completar o mix com ainda mais energia, o tapete redondo no centro do ambiente ostenta desenhos multicoloridos, injetando ainda mais energia. O resultado é surpreendente e prova que, com bom senso, é possível misturar referências que, inicialmente, poderiam parecer incompatíveis.

+ Cores no Feng Shui: significados e como escolher

Escuro e alegre

Colorful Getaway (Foto: Trevor Tondro / The New York Times)

Adotar paredes pretas não significa, necessariamente, abraçar o clima sombrio. Nessa sala de estar, o background escuro serve para exaltar ainda mais a profusão de cores brilhantes dos móveis. Tudo fica ainda mais interessante pelo fato da tinta ter sido aplicada sobre madeira, trazendo mais textura para o ambiente.

+ 10 salas pretas para se inspirar

Teto colorido

Décor do dia: sala de estar com teto colorido (Foto: Ferm Living/Divulgação)

Tetos coloridos são uma aposta de interiores que proporciona um efeito incrível para a decoração dos cômodos. Esta sala de estar, por exemplo, decorada pela Ferm Living, mostra como aplicar uma tonalidade escura e terrosa no teto (incluindo a estrutura da luminária pendente), sem deixar o espaço pesado. Isso porque, na composição, predominam cores neutras, como tons de cinza, verde e azul. A parede cinza clara e o piso de madeira também garantem esse refresco visual. Os vasos de plantas atualizam o décor.

+ 6 projetos com tetos impressionantes

Urban jungle

Décor do dia: sala de estar escura na tendência urban jungle (Foto: Divulgação/Reprodução)

Esta sala de estar decorada com plantas, da designer Abigail Ahern, traz um mood vintage com toques rústicos, como a parede de tijolos à vista e a mesa de centro feita de madeira bruta, enquanto o sofá de couro e as diferentes texturas deixam o ambiente cheio de personalidade. A vegetação toma conta do espaço, mas de uma forma diferente, com plantas artificiais que vão muito além do verde, mas sem fugir da paleta de cores sóbrias.

Com um belo pé-direito duplo e grandes janelas, a entrada de luz é abundante e permite que a vegetação do jardim externo penetre no ambiente interno. Os quadros complementam os tons de verde e terracota, misturando-se visualmente à decoração. Esta é a prova de que salas e paredes pretas são uma combinação certeira. 

+ Plantas ornamentais: 12 dicas para ter um jardim em casa

Verde azulado

Entre verdes e azuis (Foto: Reprodução)

Um truque mais que acertado na hora de criar a decoração de um espaço é lançar mão de uma paleta de cores enxuta. No caso do living acima, em que foram eleitos apenas o azul e o verde, os tons foram explorados em suas mais variadas nuances. Desde as paredes, que ganharam tinta azul cobalto, até a mesa lateral, de um vibrante verde limão, os móveis, os acessórios e as obras de arte criam um verdadeiro degadê entre o azul e o verde.

Para deixar a brincadeira ainda mais interessante, texturas variadas cobrem desde os tecidos dos assentos até o material do qual foram feitas as luminárias pendentes. O resultado não poderia ser outro: um ambiente inusitado e indubitavelmente cool.

+ Decoração verde: mais de 100 ideias para investir no tom dentro de casa

Ousadia no décor

Décor do dia: escolhas ousadas na sala (Foto: Reprodução)

Alguns ambientes, como a sala de estar acima, têm o dom de, despretensiosamente, esbanjar elegância e singularidade. Ao contrário do que pode parecer, atingir esse efeito deslumbrante não é tão difícil assim. O segredo é criar alternativas originais com recursos fáceis.

Neste caso, o protagonista absoluto é o piso. Composto de tábuas corridas de madeira, ganha ares completamente novos ao ser pintado de um vibrante tom de azul que, não coincidentemente, combina com o conjunto de mesas de centro. Na parede, optou-se pelo cinza, que aparece em nuance azulada e serve de pano de fundo para uma ousadia decorativa. Em vez de exibir uma obra de arte, abriga uma inusitada sobreposição de molduras que cria um interessante efeito geométrico de sotaque vintage.

Para finalizar com chave de ouro, dois elementos bem escolhidos adicionam equilíbrio ao mix: de um lado, um conjunto de pendentes brancos suaviza a profusão cromática, enquanto do outro, uma cadeira metálica amarela cria um contraponto em relação à supremacia dos azuis.

+ Tons de cinza e azul decoram dúplex paulistano com suavidade

Elegância em preto

Décor do dia: sala de estar em tons de preto (Foto: reprodução)

O casal norueguês Les Gautiers apostou na elegância do preto e das nuances mais escuras de cinza na hora decorar sua sala de estar – e essa paleta concisa surge na maioria dos elementos, sejam eles detentores de estética vintage ou sejam eles atuais. Os tons mais escuros surgem na parede e na luminária de piso. Um pouco mais claros e azulados, aparecem no sofá chaise e o tapete com desenhos orientais. A fotografia em preto e branco entra na dança monocromática, mas traz um caráter contemporâneo ao décor. Ao lado, uma estante de módulos deixa tudo mais despojado.

+ Apartamento preto e branco em irresistível clima étnico

Cinza e contemporânea

Décor do dia: cores escuras definem a sala (Foto: Reprodução)

A sala da imagem acima comprova que um ambiente confortável e acolhedor pode ser ao mesmo tempo elegante. A começar pela escolha dos tons, uma mistura de azuis e cinzas – permeados por alguns terrosos e róseos –, que combinados entre si criam uma atmosfera de sossego. Além disso, por serem cores escuras servem como base para alguns acessórios se destacarem. O sofá com encosto alto é outro item de conforto, que parece abraçar quem ali resolver descansar. Texturas naturais, como algodão, seda e lã propiciam a maciez do toque. E, por fim, a lareira garante temperatura quentinha e a luminária de piso, uma iluminação indireta aconchegante.

+ Mármore e tons de cinza valorizam apartamento de 590 m² em São Paulo

Pequena em cinza

Apartamento integrado de 40 m² ousa nos tons escuros (Foto: Evelyn Müller)

Há quem acredite que a grande máxima para decorar apartamentos pequenos seja fugir de tons escuros, mas para o arquiteto Rogério Shinagawa é necessário uma certa transgressão para criar. Com apenas 40 m², os tons escuros chamam a atenção neste endereço paulistano. “O morador não queria nada claro e colorido, por isso foi sugerido o concreto e o preto como cor base”, explica.

O principal trunfo do projeto, de acordo com o arquiteto, é a estante metálica, que organiza a área social. É nela em que são encaixados os volumes de marcenaria  (armários, nichos, mesa de refeições e painel da televisão), a bancada em Corian (cozinha com pia, cooktop e forno) e as portas (acesso ao banheiro e ao quarto). Na sala de estar, o sofá segue o tom monocromático em cinza enquanto mesa lateral, quadros e luminárias em tons de preto completam o décor sóbrio.

Fundo sóbrio, décor colorido

Décor do dia: fundo preto na sala colorida (Foto: Reprodução)

No momento de escolher entre os tons escuros e as cores vibrantes, Sarah Wittenbraker optou pelos dois. Nessa sala de estar, a designer de interiores elegeu o preto – tom controverso que se tornou um hit no mundo da decoração – como base para uma verdadeira explosão cromática. Enquanto os móveis desfilam amarelo e rosa em versão candy colors, o tapete e o quadro trazem nuances coloridas em manchas abstratas. Um bem-vindo contraponto de sobriedade é feito pelo restante da mobília: o armário de madeira maciça, a mesa lateral escultórica, os bancos de pés dourados e a mesa de centro com tampo de vidro surgem com discrição e classe.