Paisagismo

Por 11/03/2021


(Foto: Reprodução / Pinterest) — Foto: Casa Vogue
(Foto: Reprodução / Pinterest) — Foto: Casa Vogue

Quem gosta de Feng Shui provavelmente já ouviu falar — ou pelo menos já viu — uma zamioculca! A espécie é uma das favoritas para quem quer atrair boas energias e prosperidade, e é sucesso absoluto para quem mora em apartamentos por não gostar de sol direto. Além disso, ela quase não exige cuidados. “Muitos clientes vêm me pedir uma planta que não vai morrer, porque as pessoas hoje não têm tempo de ficar cuidando. E eu sempre recomendo a zamioculca, porque ela é uma planta que praticamente vive sozinha”, brinca a paisagista Nãna Guimarães. Achou interessante? Então veja, a seguir, tudo sobre as zamioculcas:

Origem

A zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África. Por ser uma planta de menor porte — costumam não passar muito de 1 metro de altura — em seu ambiente natural, a planta costuma ficar debaixo da copa das árvores, o que significa que ela não gosta de sol direto.

O nome científico da espécie, na verdade, é Zamioculcas Zamiifolia e ela pertence à família Araceae. Também fazem parte da mesma família os antúrios e os copos-de-leite — todas plantas de meia-sombra que podem ser cultivadas em interiores. Ela até floresce, mas as flores bem são discretas. O grande atrativo da planta é mesmo sua folhagem brilhante e vistosa.

“No Feng Shui, nós costumamos usá-la bastante porque ela é ótima para proteção dos ambientes, para absorver energia negativa e eliminá-las também. Ela está ligada ao enriquecimento, e as folhas verdes e brilhantes também têm um significado de resistência, vida e esperança”, conta Nãna Guimarães.

(Foto: Reprodução / Instagram @birdyhouse_) — Foto: Casa Vogue
(Foto: Reprodução / Instagram @birdyhouse_) — Foto: Casa Vogue

Manutenção

Como já foi dito, a principal vantagem da zamioculca é ser uma planta resistente e que não exige regas frequentes. A paisagista recomenda regá-la de duas a três vezes na semana, no máximo. No inverno, apenas uma rega por semana já é suficiente. “Isso acontece porque a zamioculca tem rizoma. Todas essas plantas com estrutura mais reforçada não necessitam de muita água porque elas já têm uma reserva natural. Inclusive, se dermos muita água, ela não resiste”, afirma a profissional. “Por isso, ela pode ser usada até dentro dos escritórios e espaços fechados, porque ela mesma armazena água dentro das folhas e do caule, então ela resiste bem aos ambientes com ar-condicionado.”

Quanto à iluminação, o recomendado é não deixar a planta em sol direto, para evitar que as folhas fiquem amareladas. As zamioculcas preferem a luz difusa ou o sol da manhã, e sobrevive muito bem em ambientes internos.

Cuidados

É importante ressaltar que a zamioculca é uma planta tóxica, então ela deve ser mantida fora do alcance de crianças e também dos pets. No entanto, segundo Guimarães, isso não significa que quem tem cães e gatos em casa não podem cultivar a planta, já que ela não é uma espécie que atrai os animais. De qualquer modo, deixe-a fora do alcance para evitar acidentes.

(Foto: Reprodução / Instagram @torontoparadiseplants) — Foto: Casa Vogue
(Foto: Reprodução / Instagram @torontoparadiseplants) — Foto: Casa Vogue

“A cada 3 ou 4 anos, é bom você tirá-la do vaso para fazer várias mudas daquela planta e trocar o substrato. Mas veja, 4 anos é muito tempo para uma planta, então ela realmente exige muito pouco cuidado”, diz a profissional.

Substrato e adubação

“A zamioculca já é uma planta resistente a pragas, mas se você quiser uma planta mais viçosa, você pode usar o adubo NPK 10-10-10, a cada 3 meses”, recomenda a paisagista.

“Já a terra deve ser bem drenada, com uma mistura de substrato e areia para que a água da rega não fique acumulada. Se você regar aquela terra mais compactada, a planta vai ficar mais amarelada e pode até apodrecer os bulbos, já que ela não gosta de excesso de água. Então a regra é: pouca rega e uma terra bem drenada”, finaliza. E aí, gostou da zamioculca?

Mais recente Próxima Plantas aquáticas: 5 espécies para cultivar em casa
Mais do Casa Vogue

Fato ou ficção: como voar afeta sua vida sexual?

Viajar de avião pode afetar sua vida sexual?

O ranking foi feito com base no Índice de Progresso Social (IPS) 2024, desenvolvido pela organização Social Progress Imperative

As capitais do Brasil com melhor qualidade de vida

Com uma estrutura rígida de alumínio e interiores de madeira, o recém-construído Audeum deseja proporcionar uma experiência sensorial única

A impactante arquitetura de Kengo Kuma para o 1º museu de áudio do mundo

O elemento peculiar é um dos destaques do projeto que esbanja contemporaneidade

Com espelho no teto, apartamento reflete a calmaria de estar à beira-mar

Limpeza constante e bem executada nos ambientes é fundamental para evitar a infestação do inseto

Por que a casa enche de formigas? Confira dicas para prevenir

Delicie-se com um roteiro de ótimas pizzarias para conhecer na cidade

Onde comer pizza em São Paulo

Modelos dividem opiniões entre internautas favoráveis e contrários à ideia

Cama com cantinho especial para animais de estimação viraliza nas redes

Com três quartos, imóvel tem decorações temáticas e acessórios eróticos

'50 Tons de Cinza' inspira casa do Airbnb; veja fotos

Adega com capacidade para 2 mil garrafas e salão de jogos com mesa de sinuca fazem parte da ampla residência

Mansão que Nicolas Cage perdeu em hipoteca está à venda por R$ 55 milhões