IREE e IDP reúnem especialistas nacionais e estrangeiros para debater segurança pública

Chefes de Estado, ministros, parlamentares, autoridades e juristas participam de seminário para debater o enfrentamento ao crime organizado e pensar novas políticas de segurança pública

17 de junho de 2024

IREE e IDP reúnem especialistas nacionais e estrangeiros para debater segurança pública

Nos dias 6 e 7 de junho, aconteceu, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, promovido pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ministros e ex-ministros, governadores, prefeitos, promotores, delegados, militares, autoridades, gestores públicos e especialistas do Brasil e de diversos outros países participaram do evento, que é o maior sobre segurança pública e defesa realizado no País.

A programação incluiu análises de experiências de sucesso, políticas e práticas superadas, além dos caminhos a seguir e suas dificuldades, com o objetivo de impedir que o Brasil se torne um “narcoestado”, sob domínio de traficantes de drogas, armas e assassinos.

Na foto, alguns dos participantes da abertura do evento: os presidentes do IREE, Walfrido Warde (primeiro à dir.), e do IDP, Gilmar Mendes (centro), o presidente do TCU, Bruno Dantas (quarto à esq.), oo ministro da CGU, Vinícius Carvalho (segundo à esq.) e o governador do Acre, Gladson Cameli (primeiro à esq.).

Abaixo, leia mais detalhes sobre o evento, em uma série de matérias publicadas na edição deste domingo (16) do Estadão.

Risco de Brasil virar um narcoestado é grande, alerta Walfrido Warde
Presidente do IREE aponta cooperação entre União, Estados e municípios como necessária no combate à violência e à insegurança no País.

Diretor-geral da PF defende segurança com orçamento obrigatório e polícias integradas
Andrei Rodrigues pede “financiamento definitivo”, como ocorre com as áreas da saúde e educação.

Não existe política de segurança pública sem direitos humanos, afirma Silvio Almeida
Ministro defendeu em seminário equilíbrio no combate ao crime e alertou que a falta de segurança também ameaça os direitos humanos.

Descriminalizar as drogas contribui para redução da violência
Ex-prefeito de Nova York e ex-ministro de Portugal relatam experiências de sucesso com políticas não repressivas a usuários.

Integração do registro de armas e maior controle são essenciais para desarmar criminosos
Número de civis armados mais que dobrou de 2018 a 2022; descontrole do Estado facilita contraventores.

“PCC está infiltrado no Estado brasileiro e já atua junto com a máfia italiana”
Lincoln Gakiya e Giovanni Bombardieri mostram que a maior facção criminosa do Brasil trabalha em parceria com a temida ‘Ndrangheta.

Gilmar Mendes pede mudança na cultura do encarceramento no Brasil
Com 700 mil presos e déficit de 130 mil vagas, presídios têm péssimas condições, deixam de ressocializar condenado e produzem soldados do crime organizado.

O material completo foi produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado por IREE e IDP.