Câncer: pesquisa aponta necessidade de diagnóstico mais rápido

Estudo da Bristol Myers Squibb mostra que 95% dos pacientes passam por até 4 especialistas diferentes até o diagnóstico final

17 de junho de 2024

Câncer: pesquisa aponta necessidade de diagnóstico mais rápido

Um levantamento realizado com 300 homens e mulheres mostra que há obstáculos que tornam a jornada do paciente oncológico no Brasil ainda mais árdua do que já é.

Realizada com apoio da farmacêutica Bristol Myers Squibb (BMS), a pesquisa ouviu pessoas entre 18 e 55 anos, de todas as classes sociais, em tratamento pelo sistema público de saúde entre 2021 e 2023, e identificou que 33% dos entrevistados enfrentam uma espera de até dois anos desde os primeiros sintomas até a descoberta do câncer. Além disso, 95% dos pacientes passam por até 4 especialistas diferentes até conseguir fechar o diagnóstico.

Os dados obtidos mostram a importância de proporcionar um diagnóstico mais rápido e um aumento na agilidade na marcação de consultas, para, assim, elevar as chances de sucesso no tratamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer mata mais de 10 milhões de pessoas por ano, no mundo.

No Brasil, quem mais sofre são a população de baixa renda e os moradores de áreas rurais, já que esses locais carecem de melhor infraestrutura e profissionais especializados.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Bristol Myers Squibb.