A preta é pop! Conheça 4 cantoras negras que jamais serão esquecidas

cantoras negras

A música Pop virou febre mundial nos anos 80, com roupas extravagantes, performances de dança e clipes icônicos que influenciam gerações até hoje.  Quem não lembra do Hino “I Wanna Dance with Somebody (who loves me)” eternizado pela voz de Whitney Houston? O pop vem da palavra “Popular”, porque não tem uma sonoridade específica, bebendo de outras fontes musicais. Como o jazz, rock e hip-hop, gêneros que possuem uma enorme influência afro, responsáveis pela ascensão de muitas cantoras negras.

Com o avanço da indústria musical, o pop se consolidou como cultura de massa. Hoje, além de tomar conta do cenário musical, influencia na estética, na moda e na cultura jovem. Sendo comum, artistas possuírem suas próprias coleções de roupas, ‘lingerie’ e maquiagem. Como a marca de cosméticos Fenty Beauty da Rihanna que tornou a diva bilionária em 2021.

Mas falando em divas, você sabe a origem desse termo? A palavra vem do latim “Divus” que significa “Deusa”, usada nos anos 30 para se referir a grandes cantoras de ópera. Hoje o termo virou símbolo da cultura Pop. Qualquer um que nasceu após os anos 80, têm sua divindade favorita.

Para trazer um pouco de nostalgia e celebrar a vida das mulheres que marcam e marcaram décadas, trouxemos uma lista com  4 cantoras negras que foram coroadas Divas no cenário mundial da música pop.

4 cantoras negras inesquecíveis 

1 – Beyoncé

Nascida no Texas, Beyoncé Giselle Knowles-Carter é fenômeno mundial quando falamos de música pop. Ela  já vendeu mais de 170 milhões de discos, desde que lançou sua carreira solo em 2003 com o álbum “Dangerously in Love”. Hoje possui mais de 20 Grammys acumulados. Além de cantar e compor, possui trabalhos como atriz, produtora, diretora e roteirista e tem sua própria coleção de roupas em parceria com a marca Adidas, intitulada “Ivy Park”. Junto com o marido Jay-Z, também é dona da Parkwood Entertainment, gravadora fundada em 2008.

2 – Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston  foi a artista mais premiada de todos os tempos, com mais de 400 prêmios conquistados ao longo de sua carreira. Nascida em Nova Jersey, a cantora, compositora, atriz e empresária, marcou gerações com o Hino “I will always love you”, trilha sonora do filme “O Guarda-Costas” onde Whitney encantou não só com sua voz mas com sua atuação impecável. 

3 – Elza Soares 

Elza Gomes da Conceição é sinônimo de força e potência.  Em 2000 a cantora recebeu o título de Melhor Cantora do Universo pela emissora BBC. Dona de uma voz rouca inconfundível, emocionou milhares de pessoas com suas músicas que misturam samba, jazz, funk e hip-hop. Seu último álbum foi “Planeta Fome” de 2019. A grandiosa Elza foi para outro plano em 2022, mas seus 35 álbuns marcaram o Brasil e o mundo eternamente. 

4 – Ludmilla

Nascida em Duque de Caxias no Rio de Janeiro, Ludmilla Oliveira da Silva deixa sua marca por onde passa.  Cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz e empresária, vem desde 2012, quando ainda usava o nome de MC Beyoncé, embalando as festas do Brasil e do mundo. Em 2016, com o álbum “A Danada Sou Eu”, foi indicada ao Grammy latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo e desde o início de sua carreira foi nomeada quatro vezes ao prêmio de Melhor Artista Brasileiro pelo MTV Europe Music Awards. 

Essas foram algumas das cantoras negras que marcaram seu nome no cenário do Pop mundial. Você tem o hábito de ouvir alguma delas? Acha que esquecemos de alguma ou tem indicações de outras cantoras negras? Comente abaixo e confira também “Mulheres no samba: Conheça 2 sambistas que transformaram o gênero musical no Brasil”. 

Texto por Clarissa Rufino – Turma 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!