Um Só Planeta

Por Redação Autoesporte

A família de carros elétricos da Volkswagen está crescendo. Além de ID.3, ID.4 e ID.Buzz, todos já mostrados no Brasil, a fabricante possui os ID.5 e ID.6 e está prestes a lançar o ID.7. O modelo fez sua primeira aparição pública nesta quarta-feira (4) na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, e está praticamente pronto para iniciar a produção.

O sedã é uma espécie de sucessor (elétrico) do clássico Passat, sendo posicionado como topo da linha de elétricos. E a referência não é à toa - ele é até maior do que o Passat que tivemos no Brasil, que tinha 4,76 metros de comprimento. O ID.7 chega a 4,94 m, já próximo do Porsche Taycan, por exemplo.

Esses dados o colocam próximo ao Tesla Model S em porte, mas, segundo a imprensa internacional, a concorrência será com o Model 3.

O entre-eixos será de 2,97 m, mais até do que o Arteon, que possui 2,84 m e se destaca pela oferta de espaço. Visualmente ainda não é possível identificar as linhas. Mas o sedã deve ser bastante parecido com o ID.Aero, protótipo apresentado em junho de 2022.

Volkswagen ID.7 tem porte semelhante ao do Porsche Taycan — Foto: Divulgação
Volkswagen ID.7 tem porte semelhante ao do Porsche Taycan — Foto: Divulgação

No entanto, para que não vejamos todas as referências, a Volkswagen aplicou o que chamou de “camuflagem digital” na carroceria. Os adesivos foram feitos para que possam ser iluminados com cores diferentes, algo que poderá ser aplicado futuramente como uma espécie de pintura inteligente.

Neste caso, segundo a fabricante, são 40 camadas e 22 partes que podem ser controladas remotamente.

A Volkswagen não liberou muitas informações, mas disse que o modelo terá cerca de 700 km de autonomia pelo ciclo de testes WLTP usado na Europa. Para efeito de comparação, o ID.4 tem 500 km de autônoma usando baterias de 77 kWh, as mesmas que devem equipar o ID.7.

A plataforma é a modular MEB, que já atende a outros modelos da gama de elétricos da Volkswagen. Porém, há novidades, especialmente no interior. A central multimídia tem tela de 15 polegadas e estilo flutuante, enquanto o head-up display possui realidade aumentada.

Volkswagen ID.7 tem central multimídia com tela de 15 polegadas — Foto: Divulgação
Volkswagen ID.7 tem central multimídia com tela de 15 polegadas — Foto: Divulgação

Por fim, o ar-condicionado tem saídas controladas automaticamente para otimizar a mudança de temperatura. Aliás, segundo a Volkswagen, o ID.7 possui um sistema que mede a temperatura externa e inicia a adaptação da cabine quando o motorista se aproxima do carro.

O ID.7 será revelado somente no segundo semestre deste ano. As vendas devem iniciar na China e depois seguir para Europa e Estados Unidos. Assim como os demais elétricos da Volkswagen, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Um Só Planeta - Banner Digital — Foto: Um Só Planeta
Um Só Planeta - Banner Digital — Foto: Um Só Planeta
Mais recente Próxima Honda e Sony se juntam para fabricar carros e primeiro modelo deve ser mostrado em janeiro
Mais da Autoesporte