Lançamentos

Por Ulisses Cavalcante e André Paixão — Greenville (Estados Unidos)

A BMW lidera com folga o segmento de carros de luxo no Brasil. Até outubro, a marca alemã vendeu mais do que a segunda e a terceira colocadas, somadas. E nem estamos considerando a Mini nessa conta. Se a liderança de 2023 está garantida, os alemães já estão fazendo planos para o ano que vem.

Autoesporte está em Greenville, nos Estados Unidos, em um evento de experimentação de modelos do grupo e entrevistou o CEO da BMW na América Latina, Reiner Braun. O executivo falou sobre os próximos passos da empresa. Para 2024, serão ao menos oito lançamentos, entre modelos elétricos, a combustão e esportivos. Confira:

BMW Série 5/i5

BMW Série 5 tem uma inédita versão elétrica, i5 — Foto: Divulgação
BMW Série 5 tem uma inédita versão elétrica, i5 — Foto: Divulgação

Um dos primeiros lançamentos da BMW em 2024 será a nova geração do Série 5, além da inédita versão elétrica i5. O sedã está maior (5,06 metros de comprimento) e agora tem o visual mais recente da marca alemã, mas sem a exagerada grade frontal.

Virão ao Brasil versões a combustão e elétrica. Autoesporte esteve em Portugal para conhecer o i5. Neste caso, é provável que a BMW escolha a opção eDrive40, que tem motor elétrico traseiro de 340 cv e 43,9 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em seis segundos e a velocidade máxima é de 193 km/h.

BMW i5 segue um pouco do estilo do i7 — Foto: Divulgação
BMW i5 segue um pouco do estilo do i7 — Foto: Divulgação

Segundo a BMW, a autonomia pode chegar a 582 km em ciclo WLTP com 100% de carga na bateria. No caso da versão a combustão, o Série 5 deve desembarcar no Brasil na configuração 530i, que tem motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm de torque.

BMW M3 CS

BMW M3 CS é mais leve e potente do que a opção Competition  — Foto: Divulgação
BMW M3 CS é mais leve e potente do que a opção Competition — Foto: Divulgação

O M3 já é um velho conhecido dos brasileiros: está no país há dois anos. Mas a sigla CS, derivada de Competition Sedan, indica que o M3 foi ainda mais aprimorado para as pistas.

Para isso, os engenheiros recalibraram o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha para chegar aos 550 cv, exatamente o mesmo que equipa o M4 CSL. Esse é o motor de seis cilindros mais potente da história. O torque de 66,3 kgfm, entretanto, não foi alterado.

Assine aqui a nossa newsletter

Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

A aceleração de 0 a 100 km/h ficou dois décimos de segundo mais rápida, caindo dos 3,4 segundos no M3 Competition para 3,2 segundos no M3 CS. Com o pacote M Driver’s Package, o sedã pode chegar aos 303 km/h de velocidade máxima, que é limitada eletronicamente.

A versão mais apimentada do M3 será lançada ainda no primeiro semestre. E, considerando que o M3 já custa R$ 800 mil, não seria estranho imaginar que o CS se aproxime de R$ 1 milhão.

BMW X2/iX2

Nova geração do BMW X2 tem visual SUV-cupê — Foto: Divulgação
Nova geração do BMW X2 tem visual SUV-cupê — Foto: Divulgação

Apresentada no Salão de Tóquio, a família X2 chega ao país no primeiro semestre do ano que vem. E, assim como no X1 e no Série 5, em versões a combustão e elétrica.

Na segunda geração, o X2 cresceu e adotou visual de SUV cupê, a nova moda da indústria automotiva. Porém, agora compartilha semelhanças com o “irmão menor”, X1. Ainda assim, a grade dupla tem desenho diferente e é mais pontuda. O para-choque também muda e agora tem linhas mais robustas e tomada de ar inferior em formato de “A”.

Parte interna é bem parecida com a do X1, mas revestimentos e bancos são diferentes — Foto: Divulgação
Parte interna é bem parecida com a do X1, mas revestimentos e bancos são diferentes — Foto: Divulgação

A parte inferior da carroceria é idêntica à do X1, inclusive as folhas de metal das portas. No entanto, o BMW X2 mostra sua personalidade na lateral com a nova queda cupê. O modelo ainda tem opções de rodas entre 17 e 21 polegadas.

São três opções de motores. Uma é um 1.5 turbo a gasolina, que tem auxílio de um sistema híbrido leve. Neste caso, os dados de potência e torque ainda não foram revelados. A segunda é um 2.0 turbo a gasolina de até 317 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Por fim, há ainda uma configuração elétrica. Esta terá dois motores elétricos que, juntos, rendem 317 cv de potência e 50,4 kgfm de torque.

Mini Cooper e Mini Countryman

Novo Mini Cooper Electric chega ao Brasil em 2024 — Foto: Divulgação
Novo Mini Cooper Electric chega ao Brasil em 2024 — Foto: Divulgação

A Mini, parte do grupo BMW também terá lançamentos no Brasil em 2024. E são chegadas de peso: as novas gerações do hatch Cooper e do SUV Countryman, ambas apresentadas há dois meses.

Com claro foco na eletrificação, nenhum dos dois teve as versões a combustão reveladas por enquanto. E a previsão é que comecem a ser vendidas no Brasil no segundo semestre do ano que vem, portanto, cerca de um ano após o lançamento na Europa.

Mini Countryman é SUV elétrico que pode entregar até 310 cv — Foto: Divulgação
Mini Countryman é SUV elétrico que pode entregar até 310 cv — Foto: Divulgação

Os dois modelos se distanciaram no visual. Se o hatch segue as linhas redondas, o SUV passou a desfilar recortes nos faróis e lanternas afiladas.

Há diferentes níveis de potência e autonomia. O Cooper tem opções de 184 cv ou 218 cv e alcance variando de 305 km a 400 km. Maior e mais pesado, o Countryman de entrada tem 203 cv, mas pode chegar aos 310 cv na variante mais potente. O alcance chega a surpreendentes 465 km.

BMW M5

Já no final de 2024 é a vez de a variante esportiva do Série 5 ser lançada. Porém, ainda há poucas informações públicas sobre o sedã. Especula-se que o modelo pode combinar um motor V8 com um conjunto elétrico, como no SUV XM. Nem mesmo o visual é conhecido.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Kia EV9 vem ao Brasil em 2024 como SUV elétrico de 7 lugares e rival do BYD Tan
Mais da Autoesporte