Lançamentos de carros
Por

Tirando algumas picapes, o Peugeot 2008 atual é um dos modelos com a maior longevidade do mercado brasileiro. Tirando a vinda do elétrico e-2008, importado da Europa, o SUV mantinha a veterana plataforma PF1 desde seu lançamento, em 2015. No período, recebeu apenas uma pequena reestilização. Mas essa história vai mudar, pois o novo Peugeot 2008 está chegando.

A segunda geração do modelo deve ser lançada no Brasil em meados deste ano, já como linha 2025 e com rivais como o Renault Kardian na mira. O SUV terá sua produção migrada de Porto Real (RJ), no Brasil, para ser fabricado na Argentina. Compartilhará linha de montagem e a plataforma CMP com o irmão 208, que já é montado em General Pacheco, cidade próxima à capital argentina, Buenos Aires.

Visual

Com início da produção em série previsto para abril e lançamento ocorrendo entre o segundo e o terceiro trimestres, o novo 2008 sul-americano terá visual idêntico ao do facelift do SUV de segunda geração que já é vendido atualmente na Europa. Por dentro, o acabamento também será semelhante, porém simplificado, assim como já acontece com o próprio 208.

Versões

Segundo o Autos Segredos, a nova geração do Peugeot 2008 será comercializada em três versões que já foram homologadas: Active, Allure e GT. Todas usarão os motores turbo da família GSE, de origem Fiat, produzidos pela Stellantis em Betim (MG). Mais adiante falaremos mais sobre eles.

Nova geração do Peugeot 2008 será fabricada na Argentina, vendida em três versões e seguirá design do modelo europeu — Foto: Divulgação
Nova geração do Peugeot 2008 será fabricada na Argentina, vendida em três versões e seguirá design do modelo europeu — Foto: Divulgação

Preços

A Stellantis costuma não ter medo de colocar produtos de suas diferentes marcas para brigar dentro das mesmas faixas de preço. Assim, o novo Peugeot 2008 deve ocupar um patamar acima do Fiat Pulse e próximo ao do Fiat Fastback, entre R$ 130 mil e R$ 150 mil — para, assim, combater o Renault Kardian, que chega já em março.

Dimensões

Em relação ao antecessor, o novo 2008 vai crescer. Por isso, além de ficar com um visual mais parrudo e imponente, o SUV compacto apostará em um espaço interno mais generoso. Suas dimensões serão, aproximadamente: 4,30 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Assim, ele ficará 14 cm mais comprido, com 6 cm a mais de entre-eixos e quase 8 cm mais largo.

Motorização

A mecânica do novo Peugeot 2008, como dissemos, será toda de origem Fiat, sempre turbo e com injeção direta de combustível. É certo o uso do motor Turbo 200 - 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, em conjunto com o câmbio CVT de sete marchas simuladas - nas versões mais básicas.

Não se espante se, em um futuro próximo, a fabricante resolver lançar versões Turbo 270, com o 1.3 turboflex quatro-cilindros 16V de até 185 cv e 27,5 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades. Afinal, o antigo 2008 trazia o aclamado motor 1.6 turbo THP de ótimos 173 cv e 24,5 kgfm em suas versões mais caras.

Conjunto mecânico do novo 2008 deve seguir o padrão das versões de topo do 208, com motor 1.0 turbo de 130 cv de potência — Foto: Divulgação
Conjunto mecânico do novo 2008 deve seguir o padrão das versões de topo do 208, com motor 1.0 turbo de 130 cv de potência — Foto: Divulgação

Entretanto, aos que desejam um SUV econômico (algo que, comparado aos seus rivais, não é tanto assim hoje em dia), a grata surpresa ficará por conta do sistema híbrido leve de 48V que estará acoplado ao motor 1.0 turbo em uma segunda fase do projeto. Dessa forma, terá um ótimo diferencial para poupar combustível.

Itens de série

Também segundo apuração do Autos Segredos, a versão Active terá de série rodas de liga leve e faróis full-LED, mas quadro de instrumentos analógico e bancos em tecido. Volante e manopla de câmbio serão revestidos em couro. Seis airbags, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas complementam os itens. O estilo da cabine lembrará muito o padrão do 208 atual.

Versão de entrada do novo Peugeot 2008 terá rodas de liga leve e faróis full LED, mas virá equipada com quadro de instrumentos analógico e sem bancos de couro — Foto: Divulgação
Versão de entrada do novo Peugeot 2008 terá rodas de liga leve e faróis full LED, mas virá equipada com quadro de instrumentos analógico e sem bancos de couro — Foto: Divulgação

De acordo com o mesmo site, a versão Allure acrescentará chave presencial, carregador por indução para celulares, rodas diamantadas, câmera de ré, ponteira de escape cromada, luz diurna de led, quadro de instrumentos digital 3D, bancos de couro sintético e teto solar panorâmico.

Por fim, a versão de topo do novo Peugeot 2008, GT, terá couro também nas portas e no apoio de braço para o motorista, além de sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada e o pacote ADAS Peugeot Driver Assist, com alerta de colisão frontal, frenagem de emergência automática, comutação automática do farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e assistente de permanência em faixa.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima
Mais da Autoesporte