Bem-vindos

Esta é a plataforma AtoM da Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC) da Universidade Federal Fluminense - UFF, que tem por objetivo: promover a difusão dos documentos em fase permanente da Universidade e fornecer elementos de descrição em vários níveis que permitam aos usuários conhecer e ter acesso ao nosso acervo.

A UFF, uma das universidades mais capilarizadas do país, vem produzindo, ao longo de seus mais de 60 anos de existência, uma robusta documentação administrativa, além de fazer história nas comunidades onde ela presta os serviços de ensino, pesquisa e extensão. A preservação e difusão de sua memória institucional, permitem a valorização da sua trajetória e conscientização da sociedade acerca de todo o legado que a universidade vem produzindo, além de potencializar o impacto social que os arquivos podem trazer.

Do ponto de vista metodológico, optou-se por trabalhar a estrutura multinível com a abordagem maximalista, proposta por Duchein (1986), na qual o fundo é definido pelo seu nível mais alto. Neste caso, todos os documentos produzidos pelos órgãos que compõem a estrutura administrativa da UFF irão compor o fundo UFF, tendo em vista que os setores mais baixos da hierarquia funcional são os mais sujeitos a supressões ou fusões, fato que levaria a existência de uma multiplicidade de fundos abertos e/ou fechados. Toda construção metodológica de arranjo e descrição, assim como as tomadas de decisão referente aos mesmos, estão no Programa de de Descrição Arquivística, acessível pelo Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RiUFF).

Assim, o consulente irá se deparar com 4 acervos principais (Nível 1), e dentro deles, suas seções (Nível 2) e séries (Nível 3) e, quando for possível e necessário, dossiês (Nível 4) e itens (Nível 5). São estes: Coleções fotográficas das faculdades isoladas, Fundo Universidade Federal Fluminense, Fundo Faculdades Silva Serpa e Fundo Faculdade de Tecnologia de São Gonçalo. As duas últimas são instituições de ensino superior descredenciadas que tiveram seu acervo recolhido à Coordenação de Arquivos por força de lei.

Cabe ressaltar que nem todos os conjuntos descritos nesta plataforma estão disponíveis para consulta, visto que alguns se encontram em tratamento ou possuem impedimentos legais para seu acesso irrestrito. Os dados pessoais serão franqueados para a consulta do titular dos mesmos, na forma da legislação vigente.

As consultas presenciais ao acervo são precedidas de agendamento, sendo realizadas de segunda a quinta-feira, preferencialmente entre 09h e 14h. A solicitação dos documentos para pesquisa de caráter acadêmico, administrativo, cultural ou probatório é feita via formulário no site da Coordenação de Arquivos. Pensando em facilitar a experiência do usuário com o sistema, um manual de Acesso ao AtoM que pode ser acessado pelo RiuFF.

O AtoM é um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para a web e baseado nas normas do Conselho Internacional de Arquivos (ICA). AtoM é um acrônimo para Access to Memory (Acesso à Memória).