abrir link em nova aba
ATUALIZAÇÃO 12 de maio de 2021

Apple Developer Academy garante sucesso a programadores, designers e empresários

Milhares de alunos pelo mundo terão acesso à extensa programação da Apple Developer Academy
Ilustração simbolizando desenvolvedores de apps.
Com mais de uma dezena de locais pelo mundo, a Apple Developer Academy já capacitou milhares de estudantes com treinamento em desenvolvimento de apps e empreendedorismo, oferecendo as ferramentas necessárias para que encontrem e criem empregos na próspera economia dos apps para iOS.
A primeira Apple Developer Academy foi inaugurada no Brasil em 2013, com o objetivo de oferecer as ferramentas e o treinamento necessários a possíveis futuros empreendedores, desenvolvedores e designers para encontrar e criar empregos na próspera economia dos apps para iOS. Desde então, a empresa já abriu mais de uma dezena de academias pelo mundo todo, e mais duas estão a caminho: uma na Coreia e uma em Detroit, Michigan, a primeira nos EUA. O programa já capacitou estudantes do mundo todo com treinamento de desenvolvimento de apps e empreendedorismo, e muitos acabaram abrindo suas próprias empresas, criando e vendendo apps na App Store e retribuindo suas comunidades. Com os planos de expansão em andamento, milhares de estudantes do mundo inteiro agora terão acesso a essas oportunidades todos os anos.
Os novos programas de academias em Detroit e na Coreia se unem às mais de dez outras localidades no Brasil, na Indonésia e na Itália. Estejam em Nápoles, Itália, ou em Jacarta, Indonésia, pelo mundo todo os estudantes da academia aprendem os princípios básicos de programação, as principais habilidades profissionais, além de design e marketing, garantindo um conjunto completo de habilidades para contribuir com as empresas de suas comunidades. O currículo também inclui os valores da Apple ao longo dos estudos, incentivando alunos ao desenvolvimento inclusivo e a causar um impacto positivo no mundo.
Infográfico mostra dados sobre os estudantes formados na Apple Developer Academy.
Estudantes formados na Apple Developer Academy pelo mundo todo estão abrindo suas próprias empresas, criando e vendendo apps na App Store e retribuindo suas comunidades.
A Apple oferece dois programas de treinamento na Apple Developer Academy: cursos de noções básicas de 30 dias sobre assuntos específicos, incluindo um curso introdutório para quem considera uma carreira no desenvolvimento de apps, e programas mais intensivos de 10 a 12 meses que se aprofundam em programação e habilidades profissionais.
As inscrições para o primeiro grupo de estudantes de Detroit — a primeira Apple Developer Academy dos EUA — abrem esta semana. A academia, que é parte da Iniciativa de igualdade e justiça racial da Apple, tem inauguração prevista para em outubro em um espaço reformado recentemente no centro de Detroit. Todos os residentes de Michigan acima de 18 anos podem se inscrever pelo site developeracademy.msu.edu/students, tendo ou não experiência em programação.
Antonio Chiappetta, formado pela Apple Developer Academy de Nápoles, Itália.
Antonio Chiappetta, formado pela Apple Developer Academy de Nápoles, Itália, agora trabalha como desenvolvedor para iOS na Elevate Labs em Paris.
Antonio Chiappetta, de 25 anos, participou do primeiro grupo da Apple Developer Academy em Nápoles, Itália, em 2016. Com formação na área de engenharia da computação, Chiappetta se inspirou nas oportunidades práticas de aprendizagem e na colaboração com mentores que conheceu na academia. A experiência reforçou a engenharia da computação como sua escolha de carreira, e por fim ele encontrou o sucesso como desenvolvedor para iOS na Elevate Labs em Paris, onde trabalha no Elevate, o premiado app de treinamento cerebral. Antonio atribui as habilidades e a confiança que o levaram às suas conquistas profissionais atuais ao tempo em que estudou na academia: “A Apple Developer Academy não se dedica apenas à aprendizagem de programação. Ela ajuda os estudantes a superar obstáculos e os capacita, além de ter me proporcionado o entusiasmo e a curiosidade que me movem hoje”.
Para muitos estudantes formados na academia, o aspecto da comunidade é tão importante quanto as habilidades que aprendem ao longo do programa. Os estudantes têm a oportunidade de aprender com novos colegas que trazem diferentes experiências pessoais e profissionais, cada um oferecendo novas ideias e experiências de vida aos seus designs de app e planos de negócios. Para alguns, essas novas amizades viram colegas de trabalho e parcerias de negócios.
Arthur Motelevicz, formado na Apple Developer Academy em Curitiba, Brasil.
Arthur Motelevicz participou da Apple Developer Academy em Curitiba, Brasil, e agora trabalha em sua empresa com 11 colegas também formados na academia.
Arthur Motelevicz, 36 anos, conheceu seu futuro parceiro de negócios na Apple Developer Academy em Curitiba, Brasil, em 2013 — e agora conta com 11 estudantes formados pela academia entre seus 25 funcionários. Arthur, que antes era vocalista e guitarrista de uma banda, conhece bem a maneira como a academia incentiva a criatividade e a colaboração, habilidades importantes tanto para os negócios quanto para a música. Depois de se formar na academia, Arthur decidiu deixar seu emprego de período integral e se dedicar ao empreendedorismo em busca de uma nova maneira de unir programação e música. Super Pads, um app divertido e fácil de usar para DJs, foi concebido a partir desse sonho. “Amo poder trabalhar com pessoas incríveis, aprender todos os dias e experimentar na combinação de programação e música”, afirma Arthur. “A Apple Developer Academy me deu forças para ir em busca dos meus sonhos e implementar minhas ideias com algo ao qual dediquei toda minha vida.” 
Tela do app Super Pads exibida no iPhone 12 Pro.
Super Pads, um app divertido e fácil de usar para DJs, fundado pelo aluno formado pela Apple Developer Academy, Arthur Motelevicz.
A Apple Developer Academy é um dos muitos recursos que a Apple oferece para ajudar a comunidade global de desenvolvedores. 
Aisyah Widya Nur Shadrina, formada pela Apple Developer Academy em Jacarta, Indonésia.
Depois de participar da Apple Developer Academy em Jacarta, Indonésia, Aisyah Widya Nur Shadrina foi selecionada para participar do Apple Entrepreneur Camp em 2020, trabalhando com outras mulheres fundadoras de empresas e desenvolvedoras.
Para Aisyah Widya Nur Shadrina, 23 anos, sua experiência na Apple Developer Academy em Jacarta, Indonésia, serviu de introdução a esses recursos. Na academia, Shadrina e sua equipe formada inteiramente por mulheres usaram a câmera frontal e o aprendizado de máquina no iPhone para criar o Hearo, um app que traduz língua de sinais em voz e texto, oferecendo às pessoas uma maneira mais fácil de comunicação com seus amigos surdos. A equipe foi selecionada para participar do Apple Entrepreneur Camp em 2020, onde recebeu orientações sobre programação de especialistas e engenheiros da Apple, que contribuíram imensamente para o aprimoramento da navegação no app e da experiência do usuário. Este ano, Shadrina e sua equipe participarão virtualmente da Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple. Ela não vê a hora de aprender mais sobre as novas tecnologias, plataformas e ferramentas da Apple que podem ajudar desenvolvedores a criar apps mais inovadores e inclusivos. 
App Hearo exibido no iPhone 12 Pro.
O app Hearo, fundado pela aluna formada pela Apple Developer Academy e participante do Apple Entrepreneur Camp Aisyah Widya Nur Shadrina, traduz língua de sinais em voz e texto.
A Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC) anual acontece de 7 a 11 de junho, em formato totalmente online. A WWDC oferecerá centenas de sessões para desenvolvedores de todas as idades e formações — incluindo centenas de alunos e ex-alunos da Apple Developer Academy — para que eles possam aprender sobre as novas tecnologias, ferramentas e plataformas que eles usam para criar apps e jogos inovadores e diferenciados.
Compartilhar o artigo

Imagens de estudantes formados na Apple Developer Academy

Contatos de imprensa

Apple Media Helpline

[email protected]