Visualizar como página web

#15

“O futuro é um produto do presente que estamos construindo”

Edu Valladares - questionador sobre o futuro da educação e do trabalho

Olá, 

Você já deve ter visto meu nome por aqui, mas como vamos falar de um tema importante e presente no Social Good Brasil, quero me apresentar novamente.

Antes de começar, também trago o questionamento: por que as pessoas começam se apresentando pelo trabalho? Na verdade, acredito que os nossos talentos existem para transbordar pro mundo. E muitas vezes isso vem em forma de servir e cuidado, também chamado de trabalho. 

Sou a Silvia Luz, mas as pessoas me conhecem por Sil ou Silvinha. Há anos venho atuando na área social e, há 6, aqui no SGB, passando por alguns papéis, mas principalmente à frente da nossa comunidade. Sou uma Psicóloga apaixonada por Empreendedorismo Social e co-líder do Sistema B Brasil. Em 2021, me tornei Diretora-Executiva do Social Good Brasil. Pra você ver como a nossa jornada não é uma linha reta. Depois de alguns convites e um chamado especial do coração, decidi abraçar um novo desafio. E quem diria que uma psicóloga iria liderar uma organização focada em uso de dados e tecnologia para o bem? Minha história é um exemplo do futuro do trabalho.

Com um time multidisciplinar e gestão horizontal, temos o propósito de levar a educação em dados para a casa de muita gente - dos jovens que estão buscando oportunidades de estudo e começando experiências no mercado de trabalho aos empreendedores ou grandes líderes que já atuam em organizações. 

Na prática, descobrimos que esse futuro já é presente, seja pelas habilidades vistas como tendências ou pelo momento que vivemos: é fato que a pandemia acelerou mudanças. 

Como organização, também nos transformamos. Hoje estamos num trabalho 100% remoto, com muitas reuniões virtuais (e também momentos descontraídos como dança coletiva no meio de um encontro de equipe). No Checklist do futuro do trabalho, você também pode inserir a flexibilidade de horários, em alguns casos, assim como trabalhar de qualquer dispositivo: o celular veio para ajudar, mas também é preciso cuidar para ter momentos de pausa.

Aliás, hoje vai acontecer uma live sobre o assunto, às 19h, no Instagram do SGB!

Convidamos o querido Edu Valladares, curioso e entusiasta sobre o futuro do trabalho, para uma conversa com o nosso Fellow Pedro Ceron, inquieto e estudioso sobre o tema. Assista aqui (live com tradução simultânea em libras)

1. Mudanças aceleradas pela pandemia

Aumento do desemprego, encolhimento dos mercados, manipulação de dados… Todas as pessoas sentiram efeitos direta ou indiretamente. O futuro do trabalho chegou sem perguntar se aceitamos os termos de uso. 

2. Habilidades 

O relatório “Futuro do Trabalho” do Fórum Econômico Mundial, aponta: metade da população que trabalha vai precisar de reciclagem nos próximos cinco anos. Quer saber quais são as habilidades listadas até 2025? Adiantamos que, entre elas, está educação em dados.

3. Tendências

Quais serão as profissões do futuro? Algumas parecem bem curiosas, outras ressaltam a colaboração e propósito. 

👆Falamos mais sobre esses três temas no post: “o futuro do trabalho na era digital”

Para continuar a conversa em outros canais: 

No Instagram, indicamos livros para você se ligar no futuro do trabalho. 

📖 Os robôs vão roubar seu trabalho, mas tudo bem >>> Fundamental para entender como o avanço tecnológico ameaça os empregos tradicionais e aprender as melhores estratégias para lidar bem com isso. O livro de Federico Pistono explora o impacto dos avanços tecnológicos em nossa vida e dá sugestões de como evitar um possível colapso total do sistema.

📖 Um novo jeito de trabalhar >>> O que os bastidores do Google podem ensinar sobre os processos de recrutamento e seleção, ferramentas de gestão e avaliação de pessoas e o foco na cultura da empresa. Como vice-presidente de Operações de Equipes, Laszlo Bock investigou a filosofia de trabalho no Google e traz exemplos de ações que melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários, podendo ser colocados em prática em qualquer empresa.

📖 Abundância: o Futuro é Melhor do que Você Imagina >>> Dividindo as necessidades humanas por categoria – água, alimento, energia, saúde, educação, liberdade –, o livro apresenta inovações que têm dado passos largos em cada área. Com gráficos e tabelas com dados que sustentam suas conclusões, Diamandis e Kotler estabelecem mudanças possíveis e desenham um mapa estratégico para guiar governos, indústrias e empreendedores.


🎬 De olho no fim de semana: um guia de filmes, séries e documentários para assistir.

 

Espero que tenham gostado da nossa primeira conversa. 

😄AMEI

😐TÁ OK

🤔MAIS OU MENOS

Até a próxima! E se puder, fique em casa.

 

Silvia Luz | Diretora Executiva do SGB

Enviado por Social Good Brasil

www.sgb.org.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.