Visualizar como página web

#12

"Vivemos um paradigma: ou você programa o mundo ao seu redor, ou você é programado pelo mundo ao seu redor."
"

Silvio Meira, em palestra sobre "Transformação digital" no Festival SGB

Ah, dezembro! O mês em que falamos "meu Deus, já?", "tá acabando!", "estou exausto", "2 semanas para o Natal?", entre diversos outros clichês que nos seguem neste ciclo que é a vida. 

Chegamos ao último mês de um ano que, sem qualquer dúvida, ficará nas nossas memórias por tudo o que enfrentamos como sociedade. Em razão de desafios, vitórias, superações — e , talvez, até em função do aprendizado de um formato totalmente diferente de humanidade do que tínhamos conhecimento até agora.

Começamos este ano trazendo aqui na #PossoFalar um Guia de Tendências para 2020 sobre dados, tecnologias, comportamentos e o nosso futuro como sociedade. Apesar de haver tantas mudanças no mundo — ou talvez por conta delas — essas tendências são mais atuais do que nunca e ganharam muito espaço e força com a digitalização forçada trazida pela pandemia. 

Nós apostamos que serão pautas cada vez mais presentes nos assuntos cotidianos nos próximos anos. Então, vamos retomar esse olhar para o agora e para o futuro?

 

#1. Alfabetização em dados

...era a primeira tendência do nosso guia, que ganhou força no mundo e se tornou norteadora do nosso ano.

Em 2020, criamos vários produtos para educar pessoas e organizações em dados e os resultados foram incríveis!

Evoluímos da "alfabetização" para "educação em dados", que é a nossa grande aposta para 2021. A partir de agora, o objetivo do SGB como organização será democratizar a educação em dados no Brasil, reconhecendo-a como o ensino de competências e habilidades imprescindíveis a todas as pessoas e organizações na economia digital em que vivemos 

"A educação em dados, para o SGB, compreende a combinação do desenvolvimento de habilidades de fluência em dados (data literacy, ou alfabetização em dados) e de competências para ajudar na tomada de decisão orientada por dados com ética e impacto social positivo (data for good, ou dados para o bem).

Educação em dados SGB  = Data literacy + Data for good

Data literacy é a habilidade de ler, trabalhar com, analisar e argumentar com dados, segundo o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e é considerada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como uma das competências fundamentais para que possamos atingir o bem comum em 2030.

Data for good é usar o poder dos dados para um mundo melhor, desde a coleta de dados de forma justa sem viés discriminatório, passando por toda a ética e os cuidados necessários ao tratamento de dados pessoais e de terceiros, até chegar à tomada de decisões baseadas em dados, focando em problemas sociais e ambientais."

Quer saber mais sobre o que é a educação em dados e o estado da alfabetização em dados no mundo? Fica o convite para ler o post: "Educação em Dados: o que é e porque é tão importante para nossas vidas profissionais e pessoais?", por Fernanda Bornhausen, na Plataforma de Educação em Dados do SGB

Educar pessoas em dados é um passo essencial quando falamos em futuro, profissões que ainda não existem, competências e habilidades que precisaremos desenvolver. Mas ser fluente em dados é uma urgência do presente.

A boa notícia é que você não vai precisar esperar 2021 para começar a sua jornada na educação em dados! 

Criamos uma plataforma de educação em dados e uma lista de conteúdos gratuitos para você começar a se tornar fluente em dados *agora mesmo*:

 💻 A plataforma de educação em dados do SGB


🎥A série Habilidados


🎥Festival SGB 2020: "Sociedados", por Camila Achutti e Fabio Ribeiro


🎥Festival SGB 2020: "Privacidade de dados: e eu com isso", por Fabro Steibel, Raíssa Moura, Carlos Octavio Queiroz e Tiago Manke


🎥Festival SGB 2020: "Transformação digital", por Silvio Meira


🎥Festival SGB 2020: "Direitos Humanos, Dados e Brasil", por Matthew Rains e Meridith LaVelle


🎥Festival SGB 2020: "Violência contra a mulher", por Luiza Helena Trajano


🎥Festival SGB 2020: "Educação em Dados SGB, Hands on e democrática", por Carol Andrade, Fernanda Bornhausen, Christianne Coelho e Chai Oliveira

"A literacia em dados abre os nossos olhos e nos permite ter sucesso na revolução digital."

//

"Data literacy opens our eyes and enables us to succeed in the digital revolution."

Jordan Morrow, "Why everyone should be data literate", TEDxBoise

2020, um ano intenso e turbulento, inclusive em relação a trabalho. Aqui no SGB nós trabalhamos MUITO, tiramos diversos projetos do papel e nos reinventamos a cada novo passo dado. Com muito orgulho desta trajetória, compartilhamos o Relatório SGB 2020, que traz todas as nossas atividades, projetos e programas do ano.

 

Que tal fazer uma retrospectiva do ano com a gente?

Acesse aqui o Relatório SGB 2020 →

😄AMEI

😐TÁ OK

🤔MAIS OU MENOS

Obrigada por nos acompanhar na #PossoFalar :)

E até 2021!

Carla Mereles | Curadora e criadora de conteúdo do SGB

Enviado por Social Good Brasil

www.sgb.org.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.