Carta Podcast

Carta Podcast

By CartaCapital

O Podcast da Revista CartaCapital
Assine e Apoie o jornalismo de Carta, confira as opções em AssineCarta.com.br
Available on
Apple Podcasts Logo
Castbox Logo
Overcast Logo
Pocket Casts Logo
RadioPublic Logo
Spotify Logo
Currently playing episode

Esquerda e Direita nas Eleições | Fechamento Carta com Margarida Salomão

Carta PodcastOct 10, 2024

00:00
56:10
Esquerda e Direita nas Eleições | Fechamento Carta com Margarida Salomão

Esquerda e Direita nas Eleições | Fechamento Carta com Margarida Salomão

No programa FECHAMENTO desta semana, a equipe de CartaCapital recebe Margarida Salomão, do PT, prefeita reeleita de Juiz de Fora (MG), para comentar os resultados do primeiro turno das eleições municipais de 2024 — e as expectativas para o segundo turno. Qual será o impacto do apoio de Lula a Guilherme Boulos na disputa em São Paulo? E qual será o destino do coach Pablo Marçal? O PSD de Gilberto Kassab e Eduardo Paes foi o grande vencedor destas eleições? E ainda: o segundo turno em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. Veja também: a ofensiva israelense no Líbano. O retorno do X, ex-Twitter, no Brasil. E a aprovação de Gabriel Galipolo para substituir Roberto Campos Neto no comando do Banco Central.

Oct 10, 202456:10
Oriente Médio À Beira De Uma Guerra Regional E As ÚLtimas Pesquisas Eleitorais | Fechamento Carta

Oriente Médio À Beira De Uma Guerra Regional E As ÚLtimas Pesquisas Eleitorais | Fechamento Carta

Neste episódio, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC de São Paulo, sobre a escalada de tensões no Oriente Médio. Na terça-feira 1º, o Irã disparou 180 mísseis contra Israel em retaliação aos assassinatos de líderes do grupo libanês Hezbollah e do palestino Hamas. O premier israelense, Benjamin Netanyahu, promete vingança e mantém os bombardeios no Líbano, que já provocaram a morte de 1.974 pessoas em menos de duas semanas, entre elas 127 crianças. O risco de uma guerra regional é concreto. Os jornalistas também apresentam os principais destaques da edição semanal de CartaCapital e comentam os resultados das pesquisas eleitorais mais recentes nas capitais brasileiras. O Fechamento é transmitido ao vivo, a partir das 18h, em nosso canal no Youtube. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Participe do debate pelo chat.

Oct 04, 202401:10:00
Por que a direita domina as eleições nas capitais? | Fechamento Carta

Por que a direita domina as eleições nas capitais? | Fechamento Carta

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana. Neste episódio, Sergio Lirio, Fabiola Mendonça e Mauricio Thuswohl recebem o cientista político Carlos Ranulfo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para comentar a disputa eleitoral de 2024. Por que os candidatos da direita dominam a corrida nas principais capitais? Veja também: Os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto. Os discurso do presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Os novos capítulos da briga de Elon Musk e de sua rede social X, o ex-Twitter, contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A nova ofensiva de Israel contra o Líbano. E como o envolvimento com as 'bets' levaram Deonale Bezerra e o cantor Gusttavo Lima a se tornarem alvos da Justiça.

Sep 27, 202450:33
X dribla STF e toma troco, em semana difícil para Lula com queimadas e juro | Fechamento Carta

X dribla STF e toma troco, em semana difícil para Lula com queimadas e juro | Fechamento Carta

A rede social de Elon Musk deu um jeitinho de driblar a proibição de funcionar no País, decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). E tomou o troco. O juiz Alexandre de Moraes aplicou mais multas no X e na Starlink, outra empresa de Musk atuante no Brasil, de 5 milhões de reais por dia de desacato. Mais: a rede social foi obrigada a, enfim, tirar do ar a conta de alguns bolsonaristas, caso do blogueiro foragido Allan dos Santos. Os novos capítulos da guerra de Musk contra o Supremo aconteceram em meio a uma semana difícil para o governo Lula. As queimadas florestais espalharam-se. O Parque Nacional de Brasília foi castigado nos últimos dias. Lula teve de fazer reuniões de emergência e separar meio bilhão de reais para combater incêndios. Enquanto isso, o Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros pela primeira vez no atual mandato do petista. A chamada Selic subiu de 10,5% ao para 10,75%. No mesmo dia, o FED, que é o BC dos Estados Unidos, cortou a taxa de lá pela primeira vez no governo Biden, para 5% ao ano. O Fechamento, programa semanal levado ao ar no dia que a redação de CartaCapital prepara nova edição da revista, abordará ainda os últimos acontecimentos nas campanhas para prefeito. Por exemplo: os desdobramentos da “cadeirada” de José Luis Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) em uma debate em São Paulo.

Sep 20, 202401:08:08
Glauber Braga na mira, adiada a anistia aos golpistas | Fechamento Carta

Glauber Braga na mira, adiada a anistia aos golpistas | Fechamento Carta

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou, por 10 votos contra 2, o relatório sobre o processo de cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ). A sessão foi marcada por pressão de militantes favoráveis à manutenção do mandato de Glauber, processado depois de ter empurrado e retirado da Câmara um militante do MBL que o ofendeu e a sua mãe. O deputado do PSOL terá, agora, um prazo de dez dias úteis para apresentar sua defesa. Ainda na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou a votação de um projeto que garante anistia aos golpistas do 8 de Janeiro. O tema deve retornar à discussão após o primeiro turno das eleições municipais. Ainda nesta edição do Fechamento: as novas pesquisas eleitorais. Em São Paulo, Pablo Marçal e Jair Bolsonaro "racham" o ato da extrema-direita na Avenida Paulista. Nos EUA, as análises sobre o primeiro (e provavelmente único) debate entre Donald Trump e Kamala Harris. A crise na Venezuela. E os estragos causados pelas queimadas no Brasil.

Sep 13, 202455:24
Datafolha: Boulos, Marçal E Nunes Empatados Em SP; Segundo Turno Concorrido Em BH | Fechamento Carta

Datafolha: Boulos, Marçal E Nunes Empatados Em SP; Segundo Turno Concorrido Em BH | Fechamento Carta

Neste episódio, o cientista político João Feres Jr., professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e coordenador do Laboratório de Estudos da Mídia e Esfera Pública (Lemep), analisa os resultados da última rodada de pesquisas do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira 5. Em São Paulo, há um empate triplo entre Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB). Em Belo Horizonte, quatro candidatos disputam vaga no segundo turno para enfrentar o líder, Mauro Tramonte (Republicanos). Já no Rio de Janeiro e em Recife, os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) tem grandes chances de se reeleger ainda no primeiro turno. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. O STF impede Elon Musk de usar o Brasil como peão na guerra das big techs contra os Estados nacionais. A China troca o crescimento exponencial por um modelo de desenvolvimento com qualidade de vida, transição verde e salto tecnológico. E mais: em entrevista exclusiva, Luis Felipe Salomão, ex-corregedor do CNJ, critica o conluio lavajatista e defende longa quarentena a juízes seduzidos pela política. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, uma reprise será exibida pela TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Sep 06, 202401:01:34
O 'X' de Musk fora do Brasil? E mais: os incêndios criminosos pelo País | Fechamento CartaCapital

O 'X' de Musk fora do Brasil? E mais: os incêndios criminosos pelo País | Fechamento CartaCapital

Nas últimas semanas, o Brasil vem enfrentando uma onda de incêndios sem precedentes. São Paulo, Amazonas e outras regiões do país foram engolidas pelas chamas. No estado de São Paulo, 48 cidades foram atingidas. O fogo se espalhou rapidamente devido a dois fatores principais: as condições climáticas adversas e a ação humana. O governo suspeita que uma onda de incêndio criminosos tenha intensificado as queimadas. Para comentar o tema, CartaCapital recebe, no programa 'Fechamento', o climatologista Carlos Nobre, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e referência em estudos sobre a Amazônia e mudanças climáticas. Veja também: a rede social X pode ser bloqueada no país? Na noite desta quarta-feira 28, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que o ex-Twitter, plataforma de Elon Musk, indique em até 24 horas um novo representante legal no Brasil, sob risco de "imediata suspensão das atividades da rede social". Ainda nesta edição: a corrida eleitoral em São Paulo. Guilherme Boulos, do PSOL, segue na liderança, enquanto o ex-coach Pablo Marçal, do PRTB, tenta se consagrar como o "herdeiro" do bolsonarismo. O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprova o parecer favorável à cassação de Chiquinho Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes — ao mesmo tempo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu, por unanimidade, o pedido de impeachment do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, também alvo de acusações no caso da morte da vereadora. E o presidente Lula indica Gabriel Galípolo como sucessor de Campos Neto no comando do Banco Central. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise a partir das 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Aug 30, 202458:32
O Acordão Entre Governo, STF e Congresso Colocará um Freio à Chantagem de Lira e CIA.? | Fechamento Carta

O Acordão Entre Governo, STF e Congresso Colocará um Freio à Chantagem de Lira e CIA.? | Fechamento Carta

Neste episódio, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o advogado Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, colunista de CartaCapital e um dos subscritores da ADI 7697, movida pelo PSOL para questionar a constitucionalidade das emendas apresentadas por deputados federais e senadores ao orçamento da União, as chamadas emendas impositivas. Após o ministro Flávio Dino, relator do caso, suspender o pagamento delas por falta de regras de transparência na destinação dos recursos, líderes do governo, do Congresso e STF chegaram a um acordo, estabelecendo novos critérios. O vícios serão sanados? O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. A segunda e mais importante etapa da reforma tributária, a taxação de renda e patrimônio, entra na pauta em Brasília. Ativistas se unem a uma iniciativa global para facilitar a recolocação profissional de egressos do sistema prisional. Nos EUA, os democratas apostam no caipira Tim Walz para superar resistências a Kamala Harris na América profunda. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise a partir das 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Aug 23, 202401:02:05
A Esquizofrênica Ofensiva Contra Alexandre De Moraes E O Pantanal Em Chamas | #FechamentoCarta

A Esquizofrênica Ofensiva Contra Alexandre De Moraes E O Pantanal Em Chamas | #FechamentoCarta

Neste episódio, Fabíola Mendonça, Maurício Thuswohl e Rodrigo Martins entrevistam o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, sobre as alegações de supostos abusos cometidos por Alexandre de Moraes contra investigados no inquérito das fake news. Com base em mensagens trocadas por auxiliares do magistrado e reveladas pela Folha de S.Paulo, bolsonaristas articulam o 23º pedido de impeachment do ministro do STF no Senado, que tende a ter o mesmo destino das demais solicitações: a gaveta do senador Rodrigo Pacheco, presidente da Casa Legislativa. O convidado talvez possa esclarecer: Moraes cometeu, de fato, algum ato criminoso ou que possa levantar a sua suspeição? Os jornalistas também conversam com Gustavo Figueiroa, diretor de comunicação da SOS Pantanal. Com a antecipação do período de estiagem, mais uma consequência da crise climática, o bioma perdeu 1,5 milhão de hectares de cobertura vegetal em queimadas desde o início do ano. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da nossa edição semanal. Lula e Bolsonaro medem forças nas eleições municipais, vistas como estratégicas para fortalecer palanques em 2026. E mais: em evento promovido por CartaCapital, Lula sinaliza a adesão do Brasil à nova Rota da Seda, o megaprojeto de desenvolvimento liderado pela China. O #Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise a partir das 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Aug 16, 202459:22
Cerco ao "Orçamento Secreto", o Relógio de Lula e a Isenção Para Medalhistas Olímpicos | Fechamento Carta

Cerco ao "Orçamento Secreto", o Relógio de Lula e a Isenção Para Medalhistas Olímpicos | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam alguns dos principais acontecimentos da semana, como o cerco do Supremo Tribunal Federal ao “orçamento secreto” de Arthur Lira e Davi Alcolumbre. A investida do ministro Flávio Dino tem potencial de revelar escândalos de corrupção e incendiar as eleições para o comando da Câmara e do Senado, revela reportagem de capa de CartaCapital. Ao permitir que Lula fique com relógio presenteado por Jacques Chirac em 2005, o TCU abre brecha para rediscutir joias de Bolsonaro. Após avalanche de fake news, o governo isenta imposto sobre premiações de medalhistas olímpicos. E mais: Anunciado como vice de Kamala Harris, o governador Tim Walz sabe como falar com eleitores da "América profunda". O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Participe do debate pelo nosso chat.

Aug 09, 202401:05:51
A Venezuela à beira de uma guerra civil? | Fechamento Carta com GILBERTO MARINGONI

A Venezuela à beira de uma guerra civil? | Fechamento Carta com GILBERTO MARINGONI

s alegações de fraude no pleito do último fim de semana, além da demora do governo de Nicolás Maduro em apresentar as atas das sessões eleitorais, são dois elementos que agravam a crise no chavismo. Na madrugada da segunda-feira 29, o Conselho Nacional Eleitoral informou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do adversário Edmundo Gonzáles. A oposição, contudo, não reconhece o resultado e alega ter provas de que o atual presidente foi derrotado. Maduro, por sua vez, afirmou haver provas de um "complô global contra a Venezuela". Ele também ampliou as críticas a María Corina Machado, principal liderança da oposição venezuelana e fiadora da candidatura de González. Para comentar a situação no país vizinho, as chances de ampliação da crise e o papel que a diplomacia brasileira poderá desempenhar na resolução do embate, a equipe de CartaCapital recebe Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da UFABC.

Aug 02, 202455:44
Kamala Harris recoloca os Democratas na disputa presidencial dos EUA | Fechamento Carta

Kamala Harris recoloca os Democratas na disputa presidencial dos EUA | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam a entrada de Kamala Harris na corrida presidencial dos EUA e as implicações das eleições norte-americanas para o Brasil. O programa também apresenta os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Na Venezuela, a disparidade nas pesquisas acentua o clima de confronto na mais decisiva eleição em uma década. De braços dados com Lula, o deputado Guilherme Boulos enfrenta o desafio de derrotar o Bolsonarismo em São Paulo, a cidade mais rica e populosa do País. O Fechamento é transmitido ao vivo, em no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jul 26, 202401:05:27
Os crimes da 'Abin Paralela' | Fechamento Carta com CARLOS ZARATTINI (PT-SP)

Os crimes da 'Abin Paralela' | Fechamento Carta com CARLOS ZARATTINI (PT-SP)

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital recebe o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), vice-líder do governo Lula no Congresso, para comentar o caso da 'Abin Paralela'. Nesta segunda-feira 15, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da gravação de uma reunião realizada em agosto de 2020, com a participação do então presidente Jair Bolsonaro; do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; além de duas advogadas de Flávio Bolsonaro. Durante a reunião, Jair Bolsonaro sugeriu procurar o secretário especial da Receita e o então chefe do Serpro, empresa de tecnologia e processamento de dados do Governo Federal, para tratar das investigações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro no caso das ‘rachadinhas’. O objetivo da consulta seria identificar os servidores que teriam realizado um pente fino nas contas de Flávio e, com isso, subsidiado as investigações sobre um suposto esquema de devolução de parte dos salários dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Veja também: os novos episódios da corrida eleitoral nos Estados Unidos. Após o ataque na Pensilvânia, Donald Trump participou da convenção nacional do Partido Republicano, onde foi anunciado oficialmente como o candidato da legenda à presidência. Trump também indicou o senador J.D. Vance, do estado de Ohio, como seu vice. Enquanto isso, Joe Biden anuncia que testou positivo para Covid-19, horas que só desistiria da candidatura por problema de saúde. Ainda há chance para os Democratas? O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jul 19, 202445:38
Joias de Bolsonaro, aprovação de Lula e a pressão para Biden desistir da reeleição | Fechamento Carta

Joias de Bolsonaro, aprovação de Lula e a pressão para Biden desistir da reeleição | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam as descobertas da Polícia Federal sobre as jóias desviadas por Bolsonaro, a tímida melhora da avaliação do governo Lula e a intensa pressão para que Biden renuncie à candidatura de reeleição nos EUA. Quem mais teria chance de alcançar Trump, na dianteira das pesquisas? O programa também aborda as mudanças previstas na reforma tributária e no Novo Ensino Médio, além de apresentar os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Os franceses barram a ascensão da extrema direita, mas a ameaça persiste. Na venda da Sabesp, Tarcísio de Freitas reedita velhos vícios de privatizações passadas. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jul 11, 202401:02:44
Eleições na França, golpe frustrado na Bolívia | Fechamento Carta

Eleições na França, golpe frustrado na Bolívia | Fechamento Carta

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, Sergio Lirio e Mariana Serafini recebem convidados especiais para debater os principais assuntos da semana. Neste episódio, a historiadora Silvia Capanema, professora adjunta da Universidade de Sorbonne, discute as perspectivas para as eleições parlamentares na França, marcadas pela ameaça da extrema-direita de Marine Le Pen e Jordan Bardella. Na sequência, o sociólogo Wilbert Villca López comenta a tentativa de golpe na Bolívia. A quartelada, liderada pelo general Juan José Zúñiga, foi debelada após forte reação do governo de Luis Arce, da comunidade internacional e dos movimentos populares. Veja também: Supremo Tribunal Federal define a tese do julgamento em que descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal. A Corte definiu em 40 gramas a quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante. A reação do Congresso à decisão do STF. E ainda: após 16 anos, o plano nacional para erradicar as formas contemporâneas de escravidão será atualizado. O FECHAMENTO será transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Jul 05, 202401:03:52
Eleições na França, golpe frustrado na Bolívia | Fechamento Carta

Eleições na França, golpe frustrado na Bolívia | Fechamento Carta

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, Sergio Lirio e Mariana Serafini recebem convidados especiais para debater os principais assuntos da semana. Neste episódio, a historiadora Silvia Capanema, professora adjunta da Universidade de Sorbonne, discute as perspectivas para as eleições parlamentares na França, marcadas pela ameaça da extrema-direita de Marine Le Pen e Jordan Bardella. Na sequência, o sociólogo Wilbert Villca López comenta a tentativa de golpe na Bolívia. A quartelada, liderada pelo general Juan José Zúñiga, foi debelada após forte reação do governo de Luis Arce, da comunidade internacional e dos movimentos populares. Veja também: Supremo Tribunal Federal define a tese do julgamento em que descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal. A Corte definiu em 40 gramas a quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante. A reação do Congresso à decisão do STF. E ainda: após 16 anos, o plano nacional para erradicar as formas contemporâneas de escravidão será atualizado. O FECHAMENTO será transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Jun 27, 202401:14:17
Mulheres Reagem ao PL Antiaborto e Expõem a Perversão Fundamentalista do Congresso | Fechamento Carta

Mulheres Reagem ao PL Antiaborto e Expõem a Perversão Fundamentalista do Congresso | Fechamento Carta

Neste episódio, Fabíola Mendonça e Rodrigo Martins entrevistam Olímpio Moraes, diretor do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), serviço de referência no atendimento ao aborto legal, e professor da Universidade de Pernambuco (UPE). Em artigo publicado na última edição de CartaCapital, o médico obstetra sustenta que uma vítima de violência sexual não pode ser obrigada a manter a gestação por ter acesso ao serviço de aborto legal tardiamente, como propõe o PL 1904/2024, a equiparar o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio, com pena que de 6 a 20 anos de reclusão. Mesmo nos casos permitidos por lei: gravidez decorrente de abuso, risco à vida da mãe e malformação fetal que inviabiliza a sobrevivência fora do ventre materno. “A dificuldade em reconhecer os sinais da gravidez entre as crianças e adolescentes, o desconhecimento sobre as previsões legais do aborto, a tardia descoberta de diagnósticos de malformações, geralmente após a primeira metade da gestação, e as barreiras geográficas – apenas 3,6% dos municípios contam com pelo menos um serviço de aborto legal – constituem as principais razões para a procura pelo aborto após a 22ª semana de gravidez”, afirma Moraes. Ele também critica a postura negacionista do Conselho Federal de Medicina, que baixou uma norma proibindo os médicos de realizarem a indução de assistolia fetal, procedimento seguro e indolor para o feto, recomendado pela Organização Mundial da Saúde para abortos em estágios mais avançados da gestação. A mobilização das mulheres contra o "PL Antiaborto", como a iniciativa ficou conhecida, forçou um recuo da bancada fundamentalista no Congresso pela primeira vez desde a ascensão da extrema direita no País. Antes pautado em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o projeto agora passará por uma comissão especial no segundo semestre antes de ser levado à apreciação do plenário. No Senado, terá um percurso ainda maior, sem queimar etapas em comissão alguma, antecipa o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco. E o Supremo Tribunal Federal já derrubou, por meio de decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, o obscurantista veto do CFM à indução da assistolia fetal. O Fechamento será transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira 20. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jun 21, 202401:08:56
Com Ministro Indiciado Pela Pf, Lula Enfrenta Campo Minado No Congresso | Fechamento Carta

Com Ministro Indiciado Pela Pf, Lula Enfrenta Campo Minado No Congresso | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam as dificuldades de Lula na relação com o Congresso. Em campanha para emplacar o sucessor na Câmara, Arthur Lira reedita a aliança com o bolsonarismo. O deputado José Guimarães, líder do governo na Casa, queixa-se da infidelidade dos partidos da base. O presidente enfrenta ainda o desgaste de ter um ministro indiciado pela Polícia Federal. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Em São Paulo, o PT busca alianças amplas para reconquistar o “cinturão vermelho” na região metropolitana. Pesquisa da Fundação Friedrich Ebert revela quem os bolsonaristas preferem para suceder o "Mito" em 2026. Mesmo com o avanço da extrema-direita, o “Centrão” conserva a maioria das cadeiras no Parlamento Europeu. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jun 13, 202401:03:55
Universidades Federais: A Greve Continua | Fechamento Carta

Universidades Federais: A Greve Continua | Fechamento Carta

A greve dos servidores da educação federal já passou dos 50 dias. Professores e outros trabalhadores do setor reivindicam, em especial, a recomposição dos salários em 4,5% ainda este ano. O governo federal, por sua vez, promete reajuste salarial zero este ano, mas com aumentos de 13,3% a 31% até 2026, começando em 2025. Na próxima semana, o presidente Lula deve receber reitores das universidades e institutos federais no Palácio do Planalto para tratar da paralisação e das dificuldades orçamentárias das instituições. Para debater o tema, a equipe de CartaCapital recebe Jennifer Webb, tesoureira do Andes-SN, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Veja também: o "mercado" aumenta a pressão sobre a futura troca na chefia do Banco Central. O atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, termina seu mandato no dia 31 de dezembro. A "PEC das Praias", projeto que prevê a privatização de trechos do litoral, ganha as redes sociais - e vira até motivo de discussão entre Neymar e Luana Piovani. E o tumulto na sessão do Conselho de Ética da Câmara, após o deputado André Janones escapar da cassação.

Jun 07, 202455:35
Lula Retira Embaixador De Israel E Governo Acumula Derrotas No Congresso | Fechamento Carta

Lula Retira Embaixador De Israel E Governo Acumula Derrotas No Congresso | Fechamento Carta

Jun 07, 202401:06:00
A Reconstrução Do Rio Grande Do Sul | Fechamento

A Reconstrução Do Rio Grande Do Sul | Fechamento

No programa desta semana, Sergio Lirio, Mauricio Thuswohl e Fabiola Mendonça recebem o ambientalista Francisco Milanez, diretor científico e técnico da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), para uma entrevista sobre as causas e as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul - e também os esforços para a reconstrução do estado. Segundo a Defesa Civil, já são 162 vítimas da tragédia, além de 75 desaparecidos e 806 feridos. No total, 467 municípios foram afetados, sendo que 68.345 pessoas tiveram suas casas destruídas pelas chuvas e outras 581.633 tiveram de deixar suas residências, de forma definitiva ou temporária. Veja também: por 7 votos a 0, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) salva o ex-juiz Sergio Moro e rejeita cassação por abuso na eleição de 2022. Já no Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retoma o julgamento que pode levar à cassação do governador Cláudio Castro, do PL. Ainda nesta edição: o tumulto causado pela Polícia Militar de Tarcísio de Freitas na Alesp, durante a aprovação do projeto de escolas cívico-militares em São Paulo. Promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) pede a prisão do premier israelense Benjamin Netanyahu, enquanto mais países europeus anunciam o reconhecimento diplomático da Palestina. E as novidades do caso Julian Assange. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube e no Twitter de CartaCapital, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jun 07, 202458:00
Troca No Comando Da Petrobras E O Desastre Climático No Rio Grande Do Sul | Fechamento Carta

Troca No Comando Da Petrobras E O Desastre Climático No Rio Grande Do Sul | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins conversam com o ambientalista Mário Mantovani, diretor da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). Geógrafo de formação e especialista em recursos hídricos, ele atuou por mais de 30 anos na SOS Mata Atlântica e foi presidente da Fundação Florestal de São Paulo. Na entrevista, Mantovani analisa as causas da tragédia no Rio Grande do Sul e comenta a ofensiva da bancada ruralista contra a legislação de proteção ambiental. Recentemente, o Observatório do Clima divulgou o “Novo Pacote da Destruição” pautado no Congresso este ano, com 25 Projetos de Lei e 3 Propostas de Emenda à Constituição que, uma vez aprovados, “causarão danos irreversíveis aos ecossistemas brasileiros, aos povos tradicionais, ao clima global e à segurança de cada cidadão”. Na sequência, os jornalistas comentam a troca no comando na Petrobras. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Integrantes do governo cogitam desvincular o piso dos benefícios previdenciários do valor do salário-mínimo, um perigo para os aposentados. Em São Paulo, o governador Tarcísio Freitas apresenta uma proposta orçamentária com brecha para sequestrar até 30% da verba da Fapesp, a principal agência de fomento à pesquisa no estado. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira 16. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jun 07, 202401:01:53
OS CULPADOS PELA TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL | Fechamento cARTA

OS CULPADOS PELA TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL | Fechamento cARTA

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta a catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul, causada pelas chuvas e enchentes. A tragédia já vitimou mais de cem pessoas e atingiu quase 1,5 milhão de pessoas em 425 municípios. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba começa a baixar - entretanto, segue mais de dois metros acima da cota de inundação. Enquanto milhares de voluntários e profissionais de segurança se mobilizam para ajudar os desabrigados, o Governo Federal e o Congresso aceleram o envio de recursos para o Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, a indústria das fake news espalha mentiras sobre o desastre, que acabam por atrapalhar os esforços de resgate. Quem são os culpados pela tragédia no RS? Para debater o tema, o programa conta com a participação do ambientalista Pedro Ivo Batista, co-criador da Carta da Terra BR e coordenador do FBOMS, Fórum Brasileiro de Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Veja também: Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central anuncia redução da taxa básica de juros, a Selic, de 10,75% para 10,50% ao ano. As novas disputas entre Judiciário e bolsonaristas. E a ofensiva israelense contra a cidade palestina de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, uma reprise será exibida pela TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

May 09, 202444:19
O 1° De Maio e os Desafios dos Trabalhadores | Fechamento Carta com Ricardo Berzoini

O 1° De Maio e os Desafios dos Trabalhadores | Fechamento Carta com Ricardo Berzoini

No Fechamento desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital recebe Ricardo Berzoini, ministro do Trabalho entre 2004 e 2005, para comentar a participação do presidente Lula no ato de 1° de Maio em São Paulo, na última quarta-feira - e os desafios apresentados aos trabalhadores e ao movimento sindical para os próximos anos. Veja também: a queda de braço entre Governo e Congresso, os esforços do governador paulista Tarcísio Freitas pela privatização da Sabesp e os protestos internacionais contra a guerra na Faixa de Gaza. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, uma reprise será exibida pela TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

May 02, 202401:06:07
O Senado Reafirma A 'Guerra ÀS Drogas' E Lira Volta A Jogar O Governo Contra As Cordas | Fechamento Carta

O Senado Reafirma A 'Guerra ÀS Drogas' E Lira Volta A Jogar O Governo Contra As Cordas | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam Daniel Cerqueira, pesquisador do Ipea e coordenador do Atlas da Violência, sobre a PEC aprovada pelo Senado que criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga, sem estabelecer um critério objetivo para diferenciar usuários de traficantes. Em recente estudo, Cerqueira revela que, em média, um terço dos homicídios nas grandes cidades está associado à “guerra às drogas”. O especialista comenta ainda a herança da ditadura em nosso modelo de segurança pública, tema do artigo que assina na edição 1307 de CartaCapital, que chega às bancas nesta sexta-feira 19. O programa apresenta ainda os principais destaques da edição semanal. Com a providencial intervenção de Luís Roberto Barroso, o plenário do CNJ derruba afastamento de Gabriela Hardt e adia julgamento dos malfeitos da Lava Jato. Da economia à articulação política, o governo enfrenta percalços e perde terreno na disputa com a oposição. E mais: a Câmara Municipal de São Paulo abre caminho para a privatização da Sabesp. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira 18. Na tevê aberta, uma reprise será exibida pela TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Apr 18, 202401:10:40
Elon Musk Afronta a Justiça Brasileira | Fechamento Carta

Elon Musk Afronta a Justiça Brasileira | Fechamento Carta

No programa 'Fechamento' desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta os principais temas do noticiário da semana. Em pauta, os ataques de Elon Musk, o bilionário dono da rede social 'X' (antigo Twitter) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Na manhã de domingo, dia 7, Musk usou postagens na rede para desafiar o ministro do STF. Em uma publicação, pediu a renúncia de Moraes e disse ainda que iria "revelar" como as decisões do ministro "violam" as leis do Brasil. Moraes, por sua vez, determinou a inclusão do empresário no inquérito das milícias digitais, que mira grupos que atentam contra a democracia. Segundo Moraes, Musk praticou, em tese, uma "dolosa instrumentalização criminosa" da rede social e iniciou "uma campanha de desinformação sobre a atuação sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral". O magistrado também determinou a abertura de um inquérito contra o bilionário. Para debater o tema, o programa recebe Sérgio Amadeu, sociólogo, pioneiro no debate sobre software livre e inclusão digital, pesquisador das redes digitais e das relações entre política e tecnologia. Veja também: A reviravolta no PL das Fake News. A Câmara decidiu criar um novo grupo de trabalho para refazer o texto do projeto - na prática, a iniciativa tende a enterrar o atual texto, sob a relatoria de Orlando Silva (PCdoB-SP). No plenário, por 277 votos a 129, a Câmara mantém a prisão de Chiquinho Brazão, suspeito de mandar matar a vereadora Marielle Franco. E os resultados da nova pesquisa Quaest sobre a aprovação a Lula em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

Apr 12, 202449:46
Sergio Moro Busca Boia De Salvação | Fechamento Carta

Sergio Moro Busca Boia De Salvação | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o jurista Lênio Streck, professor de Direito Constitucional da Unisinos e pós-doutor pela Universidade de Lisboa, sobre o julgamento das ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro por abuso do poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022. Na quarta-feira 3, o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu o julgamento do caso após a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani solicitar mais tempo para analisar os autos. Antes do pedido de vista, o placar estava empatado: o relator Luciano Falavinha Souza votou pela improcedência das ações e José Rodrigo Sade a abriu a divergência. A sessão será retomada na próxima segunda-feira, 8 de abril. Seja qual for o resultado do jogo disputado em casa, Moro sabe que a partida decisiva será travada em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral. Não por acaso, reuniu-se com o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, para abrir um “canal de diálogo” com o magistrado, um crítico ferrenho dos métodos lavajatistas. Os jornalistas também comentam os rumores de troca de comando na Petrobras e a nova investida de Nicolás Maduro para a anexação do território guianense de Essequibo. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. A agenda da devastação ambiental avança no Congresso. O governo Lula pretende usar recursos da privatização da Eletrobras para baratear as tarifas de energia. E mais: Israel ignora a pressão dos EUA e da comunidade internacional e prepara uma ofensiva militar em Rafah. O #Fechamento é transmito ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate por meio do nosso chat.

Apr 05, 202401:05:07
60 ANOS DO GOLPE DE 1964 | Fechamento Carta

60 ANOS DO GOLPE DE 1964 | Fechamento Carta

No FECHAMENTO desta semana, Sergio Lirio, Mauricio Thuswohl e Fabiola Mendonça recebem a professora Eneá de Stutz e Almeida, presidente da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos para uma conversa sobre os 60 anos do golpe civil-militar de 1964. Nas últimas semanas, o presidente Lula orientou seus ministros a não realizar atos em alusão aos 60 anos do golpe de 1964 e vetou o projeto de um museu de memória sobre a ditadura. A democracia brasileira ainda vive sob o fantasma do golpe militar? Como afastar a política dos quartéis? Veja também: Nesta segunda-feira 25, o New York Times revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília em fevereiro deste ano, após uma operação da Polícia Federal apreender seu passaporte. O ex-capitão permaneceu no local até 14 de fevereiro, acompanhado de dois seguranças. Na embaixada, Bolsonaro não poderia, por exemplo, ser alvo de prisão. A Hungria é governada por Viktor Orbán, primeiro-ministro de extrema-direita e aliado do ex-capitão. A estadia de Jair Bolsonaro na missão húngara pode ser interpretada como uma tentativa de fuga? O ex-presidente pode se tornar alvo de uma ordem de prisão preventiva? Veja também: a operação da Polícia Federal contra os supostos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. Na manhã do domingo 24, a PF prendeu Domingos Brazão, ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro; Chiquinho Brazão, deputado federal; e Rivaldo Barbosa, delegado da Polícia Civil que já atuou nas investigações.

Mar 28, 202459:05
Por Que Lula Teme Tanto Melindrar Os Militares Nos 60 Anos Do Golpe De 1964? | Fechamento CartaCapital

Por Que Lula Teme Tanto Melindrar Os Militares Nos 60 Anos Do Golpe De 1964? | Fechamento CartaCapital

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o historiador Manuel Domingos Neto sobre a relação do governo com a cúpula das Forças Armadas. Nos últimos dias, o presidente Lula orientou seus ministros a não realizar atos em alusão aos 60 anos do golpe de 1964 e vetou o projeto de um museu de memória sobre a ditadura, tudo para não melindrar os militares. Há motivos para tanto temor? Passar uma borracha no passado é a melhor forma de lidar com o problema? Como afastar a política dos quartéis? Essas são algumas das reflexões propostas ao convidado. Na segunda metade do programa, os jornalistas recebem o ambientalista Carlos Bocuhy, presidente do Proam, para falar dos desafios ambientais do Brasil às vésperas do Dia Mundial da Água. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h desta quinta-feira 21. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Mar 21, 202401:03:57
DEZ ANOS DA LAVA JATO, LULA E O GOLPE DE 1964 | Fechamento Carta

DEZ ANOS DA LAVA JATO, LULA E O GOLPE DE 1964 | Fechamento Carta

No FECHAMENTO desta semana, a equipe de CartaCapital fala sobre o legado da Lava Jato. Dez anos depois do início da operação, quais foram as consequências das atividades da "República de Curitiba" para a economia e a política brasileiras? O programa conta com a participação de Gisele Cittadino, professora de Direito da PUC-RJ e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do Grupo Prerrogativas. O programa também trata dos 60 anos do Golpe Militar de 1964, o espectro do golpismo que ronda o país e o pedido do presidente Lula pelo cancelamento de um ato, organizado pelo ministério dos Direitos Humanos, em memória das vítimas da repressão. O bloco tem como convidada a historiadora Lorrane Campos Rodrigues, coordenadora da área de Memória e Justiça do Instituto Vladimir Herzog.

Mar 15, 202401:00:13
Bolsonaristas Em Comissões Estratégicas Da Câmara E O Triunfo Da Uberização | Fechamento Carta

Bolsonaristas Em Comissões Estratégicas Da Câmara E O Triunfo Da Uberização | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal e Rodrigo Martins conversam com a juíza Luciana Conforti, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, a Anamatra. Na pauta da entrevista, a proposta do governo Lula para regulamentar o trabalho dos motoristas de aplicativo e sobre o iminente julgamento do reconhecimento de vínculo de emprego entre os trabalhadores e plataformas de intermediação de mão de obra. O programa também aborda o revés do governo Lula no Legislativo, com a eleição de bolsonaristas para postos estratégicos da Câmara. Caroline de Toni irá presidir a Comissão de Constituição e Justiça e Nikolas Ferreira ficará com Educação. Também serão apresentados os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Processada por espalhar fake news sobre abusos sexuais em Marajó, a ex-ministra Damares Alves nada fez para atacar o problema. O adiamento do julgamento de Gabriela Hardt no CNJ expõe as manobras dos protetores da Operação Lava Jato. O Fechamento é transmitido ao vivo, a partir das 18h, no canal de CartaCapital no YouTube. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Mar 07, 202401:02:04
Resposta A Bolsonaro: É Hora De A Esquerda Ir ÀS Ruas? | Fechamento Carta Com Rui Falcão

Resposta A Bolsonaro: É Hora De A Esquerda Ir ÀS Ruas? | Fechamento Carta Com Rui Falcão

o programa Fechamento desta semana, Sergio Lirio e Fabiola Mendonça recebem o deputado federal Rui Falcão, presidente nacional do PT entre 2011 e 2017, para uma análise do clima político após a manifestação pró-Bolsonaro na Avenida Paulista, no último domingo. O ato encabeçado pelo ex-presidente juntou cerca de 185 mil pessoas - número bem abaixo da previsão bolsonarista de 700 mil presentes. Bolsonaro tentou moderar o seu discurso, delegando certas declarações à ex-primeira-dama Michelle ou a seu aliado Silas Malafaia - ao mesmo tempo, entretanto, o ex-capitão admitiu a existência da chamada "minuta do golpe", o plano de interferência no TSE para melar o resultado das eleições de 2022. Tal admissão pode fortalecer as impressões da Polícia Federal sobre uma conspiração para impedir a posse de Lula. Qual foi a impressão do governo Lula sobre o ato convocado por Jair Bolsonaro? O ato bolsonarista demonstra audácia ou desespero do ex-capitão? A esquerda deve organizar uma "contra-manifestação" em resposta aos seguidores de Bolsonaro? Veja também: Em entrevista a CartaCapital, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gimar Mendes fala sobre as investigações contra os golpistas e defende uma "comissão da verdade" para apurar os abusos da Operação Lava Jato. Ainda nesta edição: A disputa eleitoral nos Estados Unidos. As ameaças contra Guilherme Boulos. E, em reunião com ministros do G20, Fernando Haddad defende maior cobrança de impostos de bilionários.

Feb 29, 202447:16
Grande Dia: Bolsonaro E Militares Depõem Sobre O Golpe, Dino Assume Vaga No Stf | Fechamento Ao Vivo

Grande Dia: Bolsonaro E Militares Depõem Sobre O Golpe, Dino Assume Vaga No Stf | Fechamento Ao Vivo

Nesta edição, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam um evento inédito na história republicana: o depoimento de cinco oficiais-generais de quatro estrelas, a patente mais alta na hierarquia das Forças Armadas, sobre a trama golpista para manter Bolsonaro no poder. Nesta quinta-feira 22, quatro deles foram convocados a depor simultaneamente na sede da Polícia Federal em Brasília. São eles os generais Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice de Jair Bolsonaro em 2022) e Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), além do almirante Almir Garnier (ex-comandante da Marinha). Já o general Estevam Theophilo, que chefiou o Comando de Operações Terrestres do Exército até 2023, deve depor na sexta-feira 23 em Fortaleza. Bolsonaro também foi convocado a prestar esclarecimentos hoje, mas antecipou que ficará em silêncio. O programa também fala sobre a posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal e apresenta os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Os diplomatas que colaboraram com a trama golpista seguem em cargos prestigiados no exterior. Os ataques à Lula não mudam a realidade: Netanyahu promove uma limpeza étnica em Gaza. E mais: Pesquisadores apontam o embrião da Operação Condor nos vestígios deixados por célula brasileira da Liga Anticomunista Mundial. O Fechamento será transmitido hoje, em nosso canal no YouTube, excepcionalmente às 17h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise no horário habitual: 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Feb 22, 202401:01:29
Lula na África e as Polêmicas do Carnaval | Fechamento Carta

Lula na África e as Polêmicas do Carnaval | Fechamento Carta

No programa FECHAMENTO desta semana, a equipe de CartaCapital comenta algumas das polêmicas do Carnaval 2024: A "pregação" de Baby do Brasil no trio elétrico em Salvador, a tentativa de punição à Vai-Vai após a escola paulista retratar policiais militares como demônios, e a presença de Arthur Lira, presidente da Câmara, no desfile da Beija-Flor - a escola carioca homenageou Maceió, capital de Alagoas, estado natal do deputado. Veja também: O encontro de Javier Milei com o Papa Francisco, a fuga do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e as investigações sobre um suposto esquema de "rachadinha" no gabinete de André Janones. E ainda: Dias após a revelação da "reunião do Golpe" com seus ministros e aliados, Jair Bolsonaro convoca seus seguidores para um último ato na Avenida Paulista.

Feb 16, 202453:03
Os recados de Arthur Lira e a movimentação de Lula para derrotar o bolsonarismo em SP | Fechamento Carta

Os recados de Arthur Lira e a movimentação de Lula para derrotar o bolsonarismo em SP | Fechamento Carta

esta edição, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam os principais acontecimentos da semana e os destaques da edição impressa de CartaCapital. Na abertura oficial dos trabalhos do Congresso Nacional em 2024, o presidente da Câmara, Arthur Lira, exigiu que o governo cumpra acordos firmados e não tente reverter decisões do Legislativo, demonstrando estar disposto a dificultar os planos do Planalto. Em São Paulo, Lula se move para fortalecer a chapa Boulos-Marta e derrotar o bolsonarismo. O Aedes aegypti volta a assombrar o País. E mais: A prefeitura paulistana entrega direção de hospital de referência em aborto legal a militante bolsonarista “pró-vida”. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18 horas. Na tevê aberta, uma reprise será exibida às 22h30.

Feb 08, 202401:06:40
Governo VS. Congresso, Europa Vs. Mercosul | Fechamento CartaCapital

Governo VS. Congresso, Europa Vs. Mercosul | Fechamento CartaCapital

A equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa FECHAMENTO desta quinta-feira. Neste episódio: Em meio aos protestos de agricultores na Europa - especialmente na Alemanha e na França, maior potência agrícola do continente -, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia torna-se cada vez mais distante. "A França se opõe claramente à assinatura do tratado do Mercosul", disse o primeiro-ministro Gabriel Attal, reiterando que o presidente Emmanuel Macron "sempre se opôs" ao acordo. Veja também: As novas disputas entre o Governo Lula e o Congresso. A despedida de Flávio Dino e a posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça. E as operações da Polícia Federal contra Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem no caso da "Abin Paralela". O FECHAMENTO desta quinta-feira conta também com a participação do economista Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento - o "Banco dos BRICS".

Feb 02, 202455:56
Reviravolta No Caso Marielle E Greve Geral Na Argentina Contra O Pacotaço De Milei | Fechamento Carta

Reviravolta No Caso Marielle E Greve Geral Na Argentina Contra O Pacotaço De Milei | Fechamento Carta

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam a reviravolta no Caso Marielle. Preso há quase quatro anos, Ronnie Lessa fez um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e deve trazer novos detalhes sobre o assassinato da vereadora em 2018. Autor dos disparos que mataram Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, o sicário apontou Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, como mandante do crime, antecipou o site Intercept. Como o suspeito possui foro privilegiado, o acordo precisa ser homologado pelo Superior Tribunal de Justiça. Os jornalistas também analisam o conturbado cenário político na Argentina. Trabalhadores anunciaram uma greve geral nesta quarta-feira para protestar contra a reforma ultraliberal de Javier Milei, a prever poderes extraordinários ao governo, alterações no sistema de aposentadorias e privatizações de 41 empresas públicas. O pacotaço é tão abrangente – na atual versão, tem 523 artigos e inclui mudanças até no fomento à cultura – que recebeu o apelido de “Lei Ônibus”, aberta a qualquer tema. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição impressa de CartaCapital. Para se livrar da chantagem dos “tubarões da Bíblia”, Lula busca estreitar laços com igrejas menores, fora do radar bolsonarista. Sônia Guajajara consegue, enfim um orçamento próprio para o ministério, para “reconquistar” Lula e a militância. E mais: A maioria dos estudantes de licenciatura desiste da carreira docente antes da formatura. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18 horas. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Jan 26, 202401:11:26
Acabou A Mamata: Receita Corta Isenção Fiscal De Igrejas | Fechamento Carta

Acabou A Mamata: Receita Corta Isenção Fiscal De Igrejas | Fechamento Carta

A Receita Federal suspendeu nesta quarta-feira 17 uma medida do governo Bolsonaro de julho de 2022 que isentava de impostos os salários de ministros de confissão religiosa, como pastores.A reversão da benesse foi feita pelo secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas. Com o fim da medida, os valores pagos por igrejas a pastores voltam ser considerados uma forma de remuneração direta - e, portanto, sujeitos ao pagamento de impostos. A decisão já despertou a ira de integrantes da chamada "bancada evangélica". A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra de Jair Bolsonaro, classificou a medida como "perseguição". Veja também no FECHAMENTO desta quinta-feira: Novo capítulo da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal mira o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Aliado de Bolsonaro, Jordy é suspeito de liderar atos golpistas no Rio de Janeiro após a vitória de Lula nas eleições. Ainda nesta edição: PT e PSOL preparam a chapa Marta-Boulos para disputar a prefeitura de São Paulo. Donald Trump, enrolado na justiça, vence as primárias republicanas no estado de Iowa. Lula anuncia jornada pelo Nordeste. Os ataques israelenses em Gaza e as operações do grupo iemenita Houthi contra navios no Mar Vermelho. E, após elogios de Valdemar Costa Neto a Lula, Jair Bolsonaro insinua que o presidente do PL irá "implodir" seu partido.

Jan 18, 202454:19
Lewandowski No Ministério Da Justiça E O 8 De Janeiro, Um Ano Depois | Fechamento Carta Com Kakay

Lewandowski No Ministério Da Justiça E O 8 De Janeiro, Um Ano Depois | Fechamento Carta Com Kakay

Neste episódio, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, sobre a nomeação de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. O convidado também fará um balanço do primeiro ano após o 8 de Janeiro. O programa apresentará, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Proposta pelo vereador bolsonarista Rubinho Nunes, a CPI contra o Padre Júlio Lancellotti na Câmara Municipal de São Paulo é um tiro no pé da extrema-direita. O TSE discute propostas para combater as fake news nas eleições, com foco no uso indevido da Inteligência Artificial. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, uma reprise será exibida na TVT às 22h30. Acompanhe e participe do debate em nosso chat.

Jan 12, 202401:12:54
A Perseguição Ao Padre Júlio Lancellotti | Fechamento Carta

A Perseguição Ao Padre Júlio Lancellotti | Fechamento Carta

Na primeira edição do FECHAMENTO de 2024, a equipe de CartaCapital discute a perseguição da direita ao padre Júlio Lancellotti, da pastoral de rua de São Paulo. Um vereador do União Brasil conseguiu o apoio de 24 parlamentares na Câmara Municipal para instalar uma "CPI das ONGs", que buscará investigar a atuação de organizações não-governamentais na região da Cracolândia, centro da capital paulista. Na prática, um dos alvos da comissão é o padre Júlio, uma das principais lideranças no trabalho de assistência às populações vulneráveis da área. Veja também: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz em entrevista que o presidente Lula é o candidato de consenso do PT para as eleições de 2026. "Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada, mão se discute", disse o ministro. Haddad, entretanto, foi contrariado pela presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, que considera "extemporânea" a discussão sobre a sucessão. Ainda nesta edição: A primeira onda de protestos na Argentina contra o governo de Javier Milei. O novo presidente determinou um "tarifaço" para o transporte público, com reajustes mensais. Pesquisas indicam Guilherme Boulos, do PSOL, na liderança para as eleições municipais de São Paulo neste ano. E a PGR vê corrupção de Alexandre Ramagem em caso de software espião na Abin de Jair Bolsonaro. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe a reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Jan 04, 202459:14
Um Ano De Governo Lula | Fechamento Carta

Um Ano De Governo Lula | Fechamento Carta

Na edição especial do programa FECHAMENTO, a equipe de CartaCapital faz um balanço do "ano um" do governo Lula 3. Quais foram as grandes vitórias - e as frustrações - dos primeiros doze meses sem Jair Bolsonaro? E para o ano de 2024, quais são as expectativas sobre a economia, a relação entre o Executivo e o Congresso dominado pelo Centrão, e as possibilidades para as eleições municipais? O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe a reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat!

Dec 22, 202301:10:36
A Sabatina de Flávio Dino, o Afago em Sergio Moro e o Apoio Bolsonarista ao Novo PGR | Fechamento Carta

A Sabatina de Flávio Dino, o Afago em Sergio Moro e o Apoio Bolsonarista ao Novo PGR | Fechamento Carta

Dec 14, 202301:03:01
Maduro e Milei, Dores de Cabeça Para Lula | Fechamento Carta

Maduro e Milei, Dores de Cabeça Para Lula | Fechamento Carta

No programa FECHAMENTO desta quinta-feira, a equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana. Neste episódio, as dores de cabeça sul-americanas de Lula. Na Argentina, o presidente brasileiro confirmou que não irá à posse do extremista Javier Milei no domingo 10. Para representar o governo brasileiro, Lula mandará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Mais ao norte, o Brasil observa a crise entre Venezuela e Guiana. No domingo 3, o governo de Nicolás Maduro anunciou o resultado de uma consulta popular a respeito da possível anexação do Essequibo, território da Guiana disputado pela Venezuela desde o século XIX. O exército brasileiro já se prepara para reforçar a presença nas regiões de fronteira, em Roraima. Nesta quinta-feira, o governo dos EUA anunciou que realizará uma manobra aérea militar na região disputada. Para ajudar a compreender o cenário internacional, o programa conta com a participação de Pedro Silva Barros, pesquisador do IPEA. Veja também: A participação do Brasil na COP-28 e a visita de Lula ao chanceler alemão Olaf Scholz. A privatização da Sabesp. Os números da economia: PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimeste de 2023. E a tragédia em Maceió: Bairros inteiros sob risco de desabamento devido às atividades de mineração da Braskem.

Dec 08, 202356:37
O Legado de Henry Kissinger e o Xadrez de Lula no Supremo e na PGR | Fechamento Carta

O Legado de Henry Kissinger e o Xadrez de Lula no Supremo e na PGR | Fechamento Carta

Nesta edição, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins entrevistam o diplomata aposentado Milton Rondó sobre o controverso legado de Henry Kissinger, o secretário de Estado de Richard Nixon que manteve sua influência na Casa Branca por décadas. Figura inseparável da política externa dos EUA na segunda metade do século XX, ele apoiou o golpe no Chile em 1973, cultivou ditadores de estimação na América Latina, expandiu a Guerra do Vietnã para Laos e Camboja e foi o responsável pela aproximação de Washington e Pequim, manobra para retirar a China da zona de influência da União Soviética. Morreu na quarta-feira 29, por causa não divulgada, aos 100 anos, no estado americano de Connecticut. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Na luta contra a herança econômica radioativa do governo Bolsonaro, o ministro Fernando Haddad colhe vitórias e derrotas. Barrocal revela, ainda, por que Lula indicou Flavio Dino para o Supremo e o “conservador raiz” Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República. Já Serafini explica como a privatização da Sabesp pode ser barrada pelas câmaras municipais das cidades atendidas pela companhia de saneamento. O Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise do programa às 22h30. Acompanhe e participe do debate por meio de nosso chat.

Dec 01, 202301:05:34
A Trégua em Gaza e os Próximos Passos | Fechamento Carta Com Reginaldo Nasser

A Trégua em Gaza e os Próximos Passos | Fechamento Carta Com Reginaldo Nasser

Na terça-feira 21, lideranças do Hamas e do Estado de Israel anunciaram um acordo por uma pausa no conflito na Faixa de Gaza. As negociações, mediadas pelo governo do Catar, envolvem um cessar-fogo temporário e a libertação dos israelenses mantidos reféns pelo grupo, em troca de civis palestinos presos pelo governo de Tel Aviv. A trégua entrará em vigor na manhã desta sexta-feira 24, enquanto os primeiros reféns serão libertados à tarde. Segundo fontes palestinas, 13.300 pessoas já morreram em Gaza deste o início do conflito - destes, são 5.600 menores e 3.550 mulheres. Além da liberação de reféns israelenses e de prisioneiros palestinos, o cessar-fogo será suficiente para amenizar a crise humanitária em Gaza? Para comentar o complexo cenário no Oriente Médio, CartaCapital recebe, no programa FECHAMENTO, Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP. Veja também: As novas pesquisas sobre a imagem do governo Lula. A Atlas Intel indica um cenário delicado: Com 47,3% de desaprovação e 49,6% de aprovação, o governo enfrenta desafios, mas também há pontos positivos: a visão otimista sobre a economia e o mercado de trabalho nos próximos seis meses. De outro lado, uma pesquisa da Quaest entre economistas e gestores de fundos de investimento apresenta uma perspectiva mais negativa, destacando preocupações com a política fiscal. E ainda: No Senado, é aprovada a nova PEC que limita as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). E as consequências da vitória do "ultralibertário" Javier Milei, o representante da extrema-direita nas eleições da Argentina.

Nov 24, 202301:03:15
O Factoide da ‘Dama do Tráfico’, A Eleição Argentina e o Impasse na ONU Sobre Gaza | Fechamento Carta

O Factoide da ‘Dama do Tráfico’, A Eleição Argentina e o Impasse na ONU Sobre Gaza | Fechamento Carta

Neste episódio, Mariana Serafini e Rodrigo Martins analisam o caso da ‘Dama do Tráfico’. Há dias a mídia faz um enorme estardalhaço com a informação de que Luciane Barbosa Farias, esposa do traficante Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho em Manaus, participou de reuniões no Ministério da Justiça para debater a situação do sistema carcerário, representando uma associação que presta auxílio a familiares de presos. Houve, sem dúvida, um erro na verificação dos convidados, mas o episódio tem sido explorado pelas milícias bolsonaristas para semear a fake news de que o ministro Flávio Dino tem relações com o narcotráfico. Tratam-se de “absurdos ataques artificialmente plantados”, reagiu o presidente Lula. Os jornalistas também comentam a acanhada resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre guerra no Oriente Médio. Com 12 votos favoráveis, três abstenções e nenhum veto, a proposta de Malta exige a libertação imediata dos reféns em poder do Hamas e de outros grupos extremistas, mas apenas recomenda pausas e corredores humanitários na Faixa de Gaza, onde mais de 11,5 mil pessoas morreram em decorrência dos incessantes bombardeios israelenses. Dois terços das vítimas são crianças, mulheres e idosos, segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês). Até mesmo os hospitais e ambulâncias tornaram-se alvos militares. O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Vítimas de fraude, os associados temem a bancarrota do Postalis, o fundo de pensão dos Correios. Dividida entre dois projetos opostos, a Argentina decidirá no voto a voto seu futuro. Em São Paulo, a Prefeitura fecha o último hotel social do programa De Braços Abertos, que oferecia moradia, trabalho e tratamento aos dependentes químicos da Cracolândia sem exigir, como contrapartida, a abstinência completa. O #Fechamento é transmitido ao vivo, em nosso canal no YouTube, a partir das 18 horas desta quinta-feira 16. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate pelo nosso chat.

Nov 17, 202301:20:00
Padre Júlio Fala Sobre Gaza E Ataque De Sionistas De Esquerda. E Mais: Sabesp À Venda | Fechamento Carta

Padre Júlio Fala Sobre Gaza E Ataque De Sionistas De Esquerda. E Mais: Sabesp À Venda | Fechamento Carta

No último sábado 4, o padre Julio Lancellotti, conhecido por seu trabalho em defesa da população de rua de São Paulo, participou de um ato na Avenida Paulista em defesa dos civis palestinos e contra os ataques do Estado de Israel, que já deixaram mais de dez mil mortos na Faixa de Gaza. "Israel, além de ser um Estado assassino, é um Estado covarde", disse o padre no ato. "Direito de defesa não é matar, direito de defesa não é ser covarde, ser assassino. Graças a Deus, nem todos os judeus e nem todos os israelitas apoiam esse governo assassino". Na terça-feira 7, um grupo chamado Coletivo Judias e Judeus Sionistas de Esquerda condenou, em uma carta aberta, a presença do pároco no protesto. O padre Julio é o convidado desta quinta-feira do programa FECHAMENTO e irá falar à equipe de CartaCapital sobre as críticas do grupo e sobre a ofensiva israelense contra os territórios palestinos. O FECHAMENTO também conta com a participação de Monica Seixas, deputada estadual do PSOL-SP, que comentará a sanha privatista de Tarcísio Freitas, o governador bolsonarista de São Paulo. Mesmo com o desastre causado pela Enel, concessionária de energia que ainda mantém ao menos 1.300 endereços sem energia na Grande São Paulo seis dias após o início do apagão do fim de semana, o governador do Republicanos mantém a promessa de privatizar mais serviços estatais, como os serviços de trem e metrô e a Sabesp, a companhia de água e esgotos. Ainda nesta edição: A saga dos brasileiros presos em Gaza. A operação da Polícia Federal contra supostos terroristas do Hezbollah. A luta do governo Lula para aprovar a Reforma Tributária no Senado. E a denúncia contra o ministro Juscelino Filho (União-MA), das Comunicações.

Nov 09, 202356:30
Lula Anuncia Glo Em Portos E Aeroportos de SP e RJ; Fronteiras Terão Reforço Militar | Fechamento Carta
Nov 02, 202301:09:27
A Guerra no Rio e a Guerra em Gaza | Fechamento Carta

A Guerra no Rio e a Guerra em Gaza | Fechamento Carta

O programa FECHAMENTO desta quinta-feira trata dos planos estadual e federal para resolver a crise de segurança pública no Rio de Janeiro. O tema voltou à tona após os ataques das milícias na segunda-feira 23. Em retaliação à morte do líder miliciano Mateus Rezende, o "Faustão", grupos incendiaram mais de 30 ônibus e um trem na Zona Oeste da cidade. Para comentar o caso, CartaCapital recebe Daniel Cerqueira, conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Veja também: O conflito continua na Faixa de Gaza. Em meio à "guerra de vetos" no Conselho de Segurança da ONU, forças israelenses realizaram nesta quinta-feira uma incursão armada com tanques e infantaria contra o território palestino. E a "escolha muito difícil" da direita argentina: A candidata macrista Patrícia Bullrich declara apoio ao "anarcocapitalista" Javier Milei, mas governadores de sua coalizão anunciam neutralidade na disputa entre o extremista e o peronista Sergio Massa. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate por meio de nosso chat.

Oct 26, 202348:06
Israel Está Prestes A Invadir Gaza Por Terra, Anuncia Ministro Da Defesa | Fechamento Carta

Israel Está Prestes A Invadir Gaza Por Terra, Anuncia Ministro Da Defesa | Fechamento Carta

Nesta quinta-feira 19, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, comunicou às tropas israelenses que a invasão por terra à Faixa de Gaza deve começar em breve. “Vocês vão conhecer Gaza por dentro”, disse, antes de concluir: “Seremos precisos e mortíferos". O anúncio deixou as organizações que prestam ajuda humanitária no território palestino em alerta. Elas esperavam uma breve trégua com a prometida reabertura da passagem de Rafah, único ponto de trânsito para a Faixa de Gaza não controlado por Israel. Na quarta-feira 18, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse ter obtido um compromisso de seu homólogo egípcio para a entrada de “até 20 caminhões” com alimentos, água potável e medicamentos, entre outros itens indispensáveis à sobrevivência. Segundo a mídia egípcia, as autoridades locais vão liberar a circulação dos veículos nesta sexta-feira 20 O anúncio de Biden ocorreu horas após os EUA vetarem, no Conselho de Segurança da ONU, uma resolução proposta pelo Brasil que condenava os ataques do Hamas e exigia libertação de todos os reféns em seu poder, mas também previa uma “pausa no confronto” para a criação de um corredor humanitário em Gaza. A representação diplomática norte-americanos foi a única a rejeitar a proposta, assumindo o ônus político da tragédia em Gaza. O programa também fala sobre o relatório final da CPMI do 8 de Janeiro, que pediu o indiciamento de Jair Bolsonaro por quatro, e outros temas abordados na edição semanal de CartaCapital. Para manter o controle do Senado, Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre adulam o bolsonarismo. Os alertas de desmatamento no Cerrado disparam e colocam em xeque a agenda ambiental de Lula. Na Argentina, Javier Milei encarna o papel de ídolo pop no neofascismo e desponta como favorito nas pesquisas. O Fechamento é transmitido ao vivo, no canal de CartaCapital no YouTube, a partir das 18h. Na tevê aberta, a TVT exibe uma reprise às 22h30. Acompanhe e participe do debate por meio de nosso chat.

Oct 19, 202359:31