Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

João Telê busca parcerias para Guará e planeja reunião com prefeito eleito

Técnico e coordenador da Garça do Vale inicia planejamento para a montagem do elenco que vai disputar a Segunda Divisão Paulista e a Série D do Brasileiro em 2017

Por Guaratinguetá, SP

João Telê técnico Guaratinguetá (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)João Telê discute o futuro da Garça do Vale (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Após sofrer duas quedas neste ano (para a Segunda Divisão Paulista e para a Série D do Campeonato Brasileiro), o Guaratinguetá tenta voltar a crescer no cenário do futebol. O técnico e coordenador da Garça do Vale, João Telê, disse, em entrevista ao GloboEsporte.com, que começou a se reunir com clubes para fazer parcerias para a próxima temporada. 

– Estamos planejando o acesso para a Série C do Brasileiro e para a Série A3 do Campeonato Paulista. Já estamos discutindo parcerias. Queremos o bem-estar e uma boa saúde para o clube. Temos que fazer um bom investimento, contar com empresários. Vamos começar nossa guinada, o objetivo é conquistar os dois acessos, continuar revelando jogadores. E espero muitas coisas positivas – disse Telê, por telefone.

Sobre parcerias, a prioridade é retomar com o Atlético-PR, que foi encerrada em março. Quando os clubes começaram a parceria, o desempenho do Guaratinguetá subiu na Série C em 2015, fazendo com que os paulistas deixassem a lanterna e terminassem a primeira fase da Série C na oitava colocação, com 16 pontos.

– Mantenho bom relacionamento com eles. A minha prioridade é o Atlético-PR, uma instituição séria, que nos livrou do rebaixamento em 2015, nos trataram muito bem. Eu sou grato a eles, sempre estou conversando com um membro da diretoria. Tenho conversado com muitas equipes, ano que vem vamos ter um planejamento. Queremos os dois acessos – pontuou.

+Fundo do poço? Guará sofre 4ª queda em três anos e pode mudar de cidade

Dario Rodrigues Leite Guaratinguetá (Foto: Filipe Rodrigues)Dario Rodrigues Leite não foi utilizado pelo Guaratinguetá (Foto: Filipe Rodrigues)

Atualmente, a Garça não tem mais identificação com Guaratinguetá. Desde setembro de 2015, o time não atua no estádio Dario Rodrigues Leite. A única equipe a atuar no Dario é o Manthiqueira, que joga a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. O Guará faz os treinos na capital, onde também mantém um alojamento para os atletas. Nesta temporada, o clube mandou as suas partidas em quatro cidades diferentes: Limeira, Guarulhos, São Paulo e Sertãozinho.

A ideia é permanecer na cidade. Em setembro deste ano, João Telê deixou aberto o futuro da equipe na cidade e afirmou que, caso a gestão continuasse, a saída era uma hipótese. Porém o prefeito que tentava a reeleição não conseguiu se reeleger. Marcus Soliva venceu as eleições. Saiba mais aqui.

dônavan, macaé x guaratinguetá (Foto: Tiago Ferreira / Macaé Esporte)Guaratinguetá foi rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Tiago Ferreira / Macaé Esporte)

– O resultado da eleição foi a expressão da administração atual. Ele não atuou na saúde, na educação e muito menos no esporte. Os campos estão às moscas, o estádio está às moscas, e o novo prefeito deve agir com competência. Tenho boas informações dele, sei que ele tem boas intenções e não descarto me reunir com ele para discutir sobre o futuro do clube na cidade. Quero conhecê-lo e estou aberto a diálogo – afirmou.

Nesta temporada, o Tricolor do Vale fez a pior campanha da Série C nas últimas seis temporadas. Foi o quarto rebaixamento do clube em três anos. Em 2013, caiu da Série B para Série C no Brasileiro. Em 2015, da Série A2 para a A3 do Paulista. Neste ano, da A3 para a Segunda Divisão, a última divisão do estadual. Na Terceirona, confirma rebaixamento para a Série D. 

João não sabe se vai permanecer como técnico da Garça do Vale, mas espera definir o elenco e iniciar o planejamento ainda neste ano. 

– Quero definir ainda este ano, em dezembro. Começar a montagem do elenco e os trabalhos, tendo estrutura. Vamos montar um elenco competitivo. Não sei se vou permanecer como técnico. O que posso dizer é que estou desgastado, nunca joguei a toalha, mas ainda não decidi – finalizou.

*Colaborou Gabriel Dantas