O presidente do Cebrap, Adrian Gurza Lavalle, em coautoria com o professor Ernesto Isunza Vera, lançou em novembro o livro “Democratizing the State”. A obra analisa experiências de accountability social e regimes de controle social no Brasil e no México, …
O Cebrap abriu três chamadas para pesquisador(a) de Iniciação Científica. As vagas integram o projeto temático “Pluralismo religioso e diversidades no Brasil pós-Constituinte” (Fapesp, Processo n. 2022/14.038-6), que investiga as interseções entre religião, etnia, raça, gênero e orientação sexual no …
A crise climática exige uma resposta global e integrada, e o Brasil, por meio de sua presidência do G20, propõe um caminho de desenvolvimento que alia sustentabilidade e justiça social. No dia 18/11, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento …
O relatório da Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima (TF-CLIMA) representa um esforço estratégico no âmbito
A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica, observações e entrevistas em profundidade com pessoas negras que exercem cuidado de familiares idosos no âmbito doméstico nas cidades de São Paulo e Salvador.
Esta publicação apresenta resultados de um estudo exploratório sobre Envelhecimento e Cuidado na comunidade LGBT+
O objetivo dessa pesquisa é estimar o impacto da bicicleta nas áreas de meio ambiente, saúde e economia, a partir
O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) lança agora o Relatório Institucional de 2023. O documento destaca os 55 anos do Cebrap, cuja trajetória é marcada por contribuições significativas ao debate de grandes questões sociais, políticas e econômicas do Brasil.
A nova edição traz textos com a participação de artistas e estudiosos do hip hop, a partir dos Acervos King Nino Brown e Alexandre de Maio, que trazem um vasto material sobre o movimento, e agora estão disponíveis para consulta no Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp.
Já está disponível para download o Boletim nº 16, referente ao 1º semestre de 2023, do Observatório de Política Externa na Imprensa. O projeto é liderado pelo Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap com o apoio da FAPESP.
O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população
Realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap em parceria com o Itaú Unibanco, a pesquisa buscou compreender, a partir da percepção dos moradores de 5 capitais brasileiras, os padrões de mobilidade e as questões ligadas a eles no antes, durante e expectativas para depois da pandemia.
O projeto é liderado pelo Núcleo de Etnografias Urbanas do Cebrap e pela ONG Vitória Régia com financiamento do Elizabeth Blackwell Institute, do Reino Unido.
Acesse os Boletins do Observatório de Política Externa na Imprensa.
Diálogos sobre as finanças verdes: os desafios para o financiamento de uma transição verde justa no Brasil
Qual o lugar do setor público nas finanças verdes?
Finanças verdes: para que e para quem?
Cadernos mobilidade e covid
Cadernos mobilidade e covid
Entrevista especial com os participantes: Publicado na edição de junho deste ano da revista Piauí, o artigo de Marcos Nobre sobre o que virá depois do neoliberalismo esteve no centro do Seminário realizado pelo Cebrap e a Piauí no dia …
O Cebrap Lança, realizado no auditório da instituição no dia 24/5, teve por foco o livro “Operação Impeachment”, de Fernando Limongi, ex-presidente do Cebrap, doutor em ciência política pela Universidade de Chicago e professor titular de ciência política da USP …
O Seminário Cebrap realizado no dia 3/5 abordou os "60 anos do golpe de 1964". O evento aconteceu de forma presencial e contou com a participação de especialistas que discutiram as múltiplas dimensões do golpe militar no Brasil.
R. Morgado de Mateus, 615
Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
CEP 04015-051
11 5574 0399
11 5574 5928