São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIREITA FRANCESA
Partido de Chirac vive crise

de Paris

O RPR, partido do presidente Jacques Chirac, vive hoje uma das piores crises de sua história.
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, em 13 de junho, o partido foi derrotado não apenas pelos socialistas do primeiro-ministro Lionel Jospin, mas também pela lista de Charles Pasqua, antiga liderança do RPR. O membros do partido agora falam em "psicoterapia de grupo" e "eletrochoque" para reanimar o grupo.
O RPR elegeu 12 dos 87 deputados europeus franceses, contra 13 de Pasqua e 22 socialistas.
Pasqua foi duas vezes ministro do Interior (86-88 e 93-95) pelo RPR. Com o sucesso eleitoral, fundou a RPF (Reunião pela França), ressuscitando a sigla utilizada pelo general Charles de Gaulle após a Segunda Guerra.
De Gaulle, fundador da Reunião pelo Povo Francês, é a principal referência da direita francesa. Tanto o RPR, fundado por Chirac em 1976, quanto o novo RPF reivindicam sua herança.
Às vésperas das eleições européias, Philippe Seguin, então presidente do RPR, renunciou, por divergências com Chirac. Segue criticando Chirac e, apesar de continuar no RPR, diz estar com a "mão estendida" para Pasqua. (HCS)


Texto Anterior: Sob suspeita: Prefeito de Paris é investigado por corrupção
Próximo Texto: Irlanda do Norte: Blair vai a Belfast para tentar acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.