São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a Batalha de Kosovo

da Redação

Kosovo passou para a história sérvia como um símbolo de sua identidade nacional.
No século 14, os otomanos (muçulmanos), vindos da Ásia Central, começaram sua expansão pela Europa cristã depois de dominar parte do mundo árabe.
Senhores feudais, liderados pelo príncipe Lazar, se uniram para enfrentar os turcos. Essa união, e o mito de que era melhor morrer por suas terras e sua religião que viver sob o domínio estrangeiro, foi utilizada nos séculos seguintes para agregar os sérvios.
O príncipe Lazar governava parte da região de Kosovo, desenvolvida economicamente graças às terras férteis e à produção mineral -um quinto da prata européia vinha das minas sérvias no século 14.
Em 1389, os sérvios liderados por Lazar e os turcos comandados pelo sultão Murat 1� se enfrentaram no Campo dos Melros (Kosovo Polje). Cerca de 77 mil sérvios teriam morrido na batalha, vencida pelos otomanos.
Tanto Lazar quanto Murat morreram em Kosovo, e a conquista otomana só se completou em 1455. Os otomanos incentivaram a imigração de muçulmanos para a região em detrimento da população sérvia.
A Sérvia só voltou a ter certa autonomia no século 19 e independência total no século 20.


Texto Anterior: Conheça a Igreja Sérvia
Próximo Texto: Sob suspeita: Prefeito de Paris é investigado por corrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.