São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tire suas dúvidas

CIGARRO

1-Cigarro é pior do que maconha?
Fumar cigarro por muitos anos traz mais risco de câncer e de doenças do coração e do pulmão do que fumar maconha -até porque a quantidade de fumaça tragada diariamente por quem fuma cigarros é muito maior do que a da maconha. Mas a maconha também não é uma droga "inocente". O seu uso regular pode levar a prejuízos como redução da produtividade, aumento da dificuldade de concentração e lentidão para realizar tarefas banais, o que pode atrapalhar o rendimento na escola, no trabalho e até em casa. Além dessas questões, vale a pena lembrar que, por ser uma droga proibida no país, o usuário de maconha está sujeito a punições previstas em lei.

2-É difícil largar o cigarro?
Parar de fumar é difícil, mas não impossível. Muita gente que tenta abandonar o cigarro por conta própria acaba desistindo logo de cara. A nicotina do cigarro leva à dependência. Quem pára sente uma vontade incontrolável de voltar a fumar. Fica irritado, mal-humorado, tenso e com dificuldade de concentração. Essas sensações passam em algumas semanas. Para facilitar a interrupção, você pode procurar a ajuda de um especialista, que pode receitar reposição de nicotina (adesivos, chicletes) ou ainda o uso de um remédio chamado bupropiona, que controla a "fissura" pelo cigarro.

3- Dá para fumar só de vez em quando?
Entre os milhares de substâncias que existem no cigarro uma é a nicotina. Essa é a substância responsável pela sensação de bem-estar que se segue a uma tragada. A maior parte das pessoas não consegue fumar apenas um cigarro de vez em quando. Em geral, o que começa como um uso esporádico acaba virando um hábito freqüente. A pessoa passa a fumar cada vez mais e se torna dependente do cigarro. Quanto mais cedo se dá o contato com o cigarro, maior é o risco de o jovem se tornar dependente dele. É difícil conseguir fumar um cigarro de vez em quando. E mais difícil ainda é voltar atrás e tentar parar. Pense bem antes de experimentar seu primeiro cigarro.


Texto Anterior: ABC das substâncias
Próximo Texto: Maconha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.