Painel S.A.

Fábio Pupo (interino) cobre economia pela Folha há cinco anos, após oito no Valor Econômico. Formado em jornalismo pela UFPR e especializado em jornalismo financeiro pela City, University of London, é membro da Oxford Climate Journalism Network

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Obra que atende reduto eleitoral de Nunes terá estudo ambiental da prefeitura

OUTRO LADO: Pré-candidato à reeleição, mandatário afirma que obteve aval de órgão estadual para conduzir licenciamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pré-candidato à reeleição, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ganhou aval da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para que a prefeitura faça o licenciamento ambiental do alargamento da marginal Pinheiros, uma das principais vias da capital.

A abertura das propostas das empresas interessadas em disputar o leilão está prevista para 5 de março. A prefeitura pretende gastar R$ 1,7 bilhão com as obras e encerrá-las em 2 anos.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes - Ronny Santos - 19.set.23/Folhapress

Serão mais de oito quilômetros de novas pistas no sentido zona sul, prevendo viadutos, novas pontes e interligações entre bairros ao redor da ponte João Dias, na região de Santo Amaro, e no entorno do Autódromo de Interlagos —reduto eleitoral do prefeito.

Em busca da reeleição, Nunes passou a contar com o governador Tarcísio de Freitas, que declarou seu apoio publicamente.

Além da questão ambiental, agentes de infraestrutura, alguns deles interessados em participar da disputa, também questionam o modelo de contratação definido pela prefeitura, o chamado RDCI (Regime Diferenciado de Contratações Integradas).

Por essa modalidade, o poder público só fornece um anteprojeto, um esboço do que pretende ter construído. O vencedor do certame tem de elaborar o projeto básico e executivo da obra, fornecer bens e equipamentos, além de prestar serviços especiais.

O RDC foi incorporado à legislação brasileira para facilitar a contratação em grandes eventos, tendo sido amplamente utilizado na construção e reformas de estádios para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Críticos desse regime avaliam que o contratado assume uma licitação sem conhecer o terreno e outras variáveis do local, o que representa um risco elevado para ambas as partes.

Como ocorreu com os estádios da Copa e das Olimpíadas, as obras custaram muito mais do que o inicialmente projetado, sem contar o sobrepreço decorrente de corrupção revelados posteriormente por investigações da Polícia Federal.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo disse que o edital segue sob análise e está sob a relatoria do conselheiro Domingos Dissei. Ainda não há posição.

A prefeitura de São Paulo informou que existe previsão legal para que ela realize estudos de impacto ambiental. Via assessoria, a gestão municipal afirma ter consultado a Cetesb formalmente.

"A companhia [Cetesb] acatou o pedido. O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) está em fase de elaboração", diz a prefeitura em nota.

Além disso, a prefeitura afirma que a licitação não prevê o aumento de preço no período de execução da obra e que o tipo de contratação utilizada "não permite aditivos de valor durante o andamento do contrato".

Procurada, a Cetesb explicou que a prefeitura de São Paulo é habilitada junto ao Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) para conduzir o licenciamento de algumas obras de impacto de âmbito local.

"A Cetesb concluiu, com base nos regramentos legais e nas características da obra, que o licenciamento ambiental do prolongamento da Marginal Pinheiros, entre Av. Guido Caloi e a Ponte Vitorino Goulart da Silva, deve ser conduzido pela prefeitura", disse a companhia.

O governo Tarcísio de Freitas negou interferência no processo para acelerar a liberação junto à Cetesb.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.