Acesso ao principal conteúdo
Moçambique

Comissão Nacional de Eleições de Moçambique lança campanha de educação cívica eleitoral

Arrancou nesta quinta-feira, 25 de julho até 24 de agosto, em todo o território moçambicano, a campanha de educação cívica eleitoral. Sensibilizar os cidadãos para uma participação activa nas eleições gerais marcadas para 9 de outubro próximo é o principal objectivo. 

As eleições em Moçambique realizam-se a 09 de Outubro.
As eleições em Moçambique realizam-se a 09 de Outubro. © LUSA - LUÍSA NHANTUMBO
Publicidade

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Matsinhe quer uma participação em massa nas eleições gerais para a escolha do Presidente da República, Deputados da Assembleia da República, Governadores de província e deputados das assembleias provinciais. Para a campanha de educação cívica eleitoral foram mobilizados cerca de 7 mil agentes. 

"Aos cidadãos em geral apelamos que acolham e ouçam com atenção a mensagem dos nossos educadores cívicos eleitorais e que sirvam de vectores para que esta mensagem chegue correctamente e sem ruído para outros concidadãos", declarou.

No estrangeiro, a campanha será realizada em nove países durante 15 dias, ou seja, de 9 a 23 de agosto. 

"Durante a campanha eleitoral os agentes tem o dever de informar a todos potenciais eleitores e cidadãos em geral sobre a data da eleição que é 9 de Outubro", acrescentou.

Participam das eleições legislativas e para as assembleias provinciais 35 partidos .. para as presidenciais , o conselho constitucional aprovou 4 candidaturas sendo Daniel Chapo para a Frelimo, Lutero simango - mdm Venâncio Mondlane da CAD e Ossufo Momade candidato presidencial pela Renamo .

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe toda a actualidade internacional fazendo download da aplicação RFI

Partilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual pretende aceder não existe ou já não está disponível.