Acessar o conteúdo principal
RFI Convida

Em Paris, DJ Bhaskar inicia turnê europeia e apresenta projeto de revelação de talentos com Alok

Publicado em:

Acostumado desde pequeno aos festivais de música eletrônica, como filho de DJs renomados do psy trance no Brasil, Bhaskar naturalmente se tornou também DJ e produtor musical. O artista, de 32 anos, começa sua passagem pelo continente europeu em Paris, onde pisa pela primeira vez. Em seguida, ele tocará seu Tech House misturado com Techno e Deep House em Londres, Dublin, Ibiza e Mallorca, além do grande festival eletrônico Tomorrowland, na Bélgica. Depois, fará ainda apresentações no Brasil e nos Estados Unidos.

Criado em meio aos festivais de música eletrônica, Bhaskar faz turnê internacional começando por Paris.
Criado em meio aos festivais de música eletrônica, Bhaskar faz turnê internacional começando por Paris. © Divulgação
Publicidade

Os pais de Bhaskar, DJs Swarup e Ekanta criaram um dos festivais mais famosos do Brasil e que se espalhou pelo mundo, o Universo Paralello. Bhaskar sempre esteve habituado a acompanhar as apresentações de seus pais ao lado de seu irmão gêmeo Alok, já eleito um dos melhores DJs do mundo.

O jovem, que começou profissionalmente no mundo da música eletrônica em 2016, depois do seu irmão, conta que tinha a ideia de ser artista desde pequeno como cineasta, escritor ou "alguma coisa que tivesse a ver também com arte", mas o processo para se encontrar como produtor musical acabou sendo natural. 

"Eles [os pais] nunca pressionaram eu e meu irmão. Mas a gente tinha uma referência de que era possível viver de música. A gente via que para eles tinha dado certo, então por que não tentar? Eu demorei alguns anos para identificar que era aquilo mesmo que eu queria", relata.

Projetos com Alok

Depois do sucesso "Fuego" em parceria feita em 2017 e algumas turnês em dupla, os irmãos não têm projetos musicais juntos no momento. No entanto, eles atuam com o lançamento de novos nomes da cena musical eletrônica com a gravadora Controversia.

"A gravadora é hoje o que eu acho que mais representa o Brasil. A gente sempre tenta revelar novos talentos e mostrar um pouco do que é a nossa cultura musical. Os objetivos que a gente tem de lá são, justamente, para fomentar essa cena de novos produtores", detalha.

Ele acrescenta que, recentemente, lançou um remix contest, uma competição dos melhores remixes de algumas músicas já lançadas pela gravadora. "Isso serviu para dar visibilidade justamente para essas esses novos talentos que dificilmente conseguiriam lançar em grandes gravadoras. E esse é um dos braços da Controversia, esse lado mais social para novos talentos", explica.

Nascido com sua marca pronta

No universo da música eletrônica é comum haver DJs que adotam nomes artísticos inusitados, porém Bhaskar é o nome próprio do artista, que parece já ter nascido com sua marca pronta. O nome foi inspirado pelo guru indiano Osho, admirado e seguido por familiares de produtor musical. 

"Quando eu era criança e a gente não imaginava que ia ser DJ, era bem difícil, porque Bhaskar é um nome muito atípico, então eu sempre tive que soletrar, explicar e tal (...) Hoje em dia faz total sentido!", diz ele.

Ele explica que o nome, que significa "sol divino", inspirou a festa eletrônica "Follow the Sun" (siga o Sol, em tradução do inglês). O evento, que inicialmente era composto apenas por lives, durante a pandemia, cresceu. "A gente não tinha show para tocar, então eu comecei a fazer uma live. Eu começava tocando meia-noite e ia até o dia nascer. E agora eu lancei uma turnê do 'Follow the Sun' no Brasil, então vou passar por sete cidades desde Fortaleza, Recife, Chapada dos Veadeiros, Búzios, cidades que tem essa conexão do amanhecer e do Sol. Vai ser muito especial!", aposta.

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI

Veja outros episódios
Página não encontrada

O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.