Acessar o conteúdo principal
Japão/Radioatividade

Japão confirma novos casos de carne contaminada

O governo japonês confirma que 850 novos bovinos teriam sido alimentados com palha de arroz radioativa. Eles foram distribuídos nas regiões centro, norte, oeste e centro sul do país e sua carne disponibilizada no mercado.

Diversas províncias japonesas receberam carne contaminada na última semana
Diversas províncias japonesas receberam carne contaminada na última semana Reuters
Publicidade

Nesta segunda-feira, já havia sido anunciada a contaminação de 650 animais, em fazendas na região de Fukushima, Yamagata e Tóquio.

Ao todo, estima-se que 1500 cabeças de gado tenham sido contaminadas com césio radioativo proveniente da central nuclear de Fukushima danificada, após o terremoto e o tsumami que devastaram o país em março deste ano.

Ainda não há precisões sobre onde e em que quantidade ela teria sido consumida, nas últimas semanas. Desde terça-feira, o governo proibiu a venda de carne originária da prefeitura de Fukushima, zona de maior contaminação.

Outros casos de contaminação no leite e em legumes provocam a inquietação dos japoneses. Diante da crise, o governo anuncio a liberação de um suplemento 115 bilhões de euros ao orçamento destinado a projetos de reconstrução. Dois outros acréscimos já haviam sido feitos ao fundo inicial.
 

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI

Compartilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.