Acessar o conteúdo principal
Israel/Incêndio

Israel recebe ajuda internacional para combater incêndio

A ajuda internacional para combater o grande incêndio florestal no norte de Israel começa a chegar ao país. O fogo, iniciado na quinta-feira, já causou a morte de 41 pessoas. Ainda não há previsão de quando o incêndio será debelado, uma vez que os fortes ventos continuam a espalhar as chamas. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reuniu o governo para fazer um balanço das operações.

Bombeiros lutam para apagar as chamas do incêndio florestal que já matou 41 pessoas perto de Haifa, no norte de Israel.
Bombeiros lutam para apagar as chamas do incêndio florestal que já matou 41 pessoas perto de Haifa, no norte de Israel. REUTERS/Nir Elias
Publicidade

Nathalia Watkins, correspondente da RFI em Tel Aviv

Aeronaves de combate às chamas começaram a chegar para ajudar a conter o incêndio florestal que atinge o norte de Israel e está sendo considerado o maior da história do país. Aviões provenientes de Grécia, Bulgária, Chipre e Inglaterra iniciaram os trabalhos de combate e rescaldo, enquanto a ajuda de Rússia, França, Espanha, Croácia, Jordânia, Egito e Turquia deve chegar nas próximas horas, a pedido do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Ao todo, 20 aviões de combate a incêndio são aguardados para ajudar a controlar o fogo. Cerca de 15 mil pessoas já foram retiradas de vilarejos, penitenciárias e hospitais da região ameaçada pelas chamas.

Na quinta-feira, o fogo matou 41 pessoas. A maior parte das vítimas, 36 pessoas, eram policiais penitenciários que se encontravam em um ônibus atingido pelo incêndio perto da cidade de Haifa, no norte do país. Os agentes estavam a caminho da cadeia de Damun, para ajudar na operação de retirada de presos palestinos do local, ameaçado pelas chamas.

Ainda não há previsão de quando o incêndio será debelado, uma vez que os fortes ventos continuam a espalhar o fogo. O incêndio começou por volta do meio-dia de quinta-feira, provavelmente num depósito de lixo ilegal nas colinas de Carmel. Segundo a polícia israelense, a catástrofe pode ter sido iniciada de forma acidental, mas a hipótese criminal não está descartada.

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI

Compartilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.