Acessar o conteúdo principal

Polícia francesa deteve 200 pessoas na primeira semana dos Jogos Olímpicos de Paris

O ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, anunciou na sexta-feira (2) que 200 pessoas foram detidas desde o início dos Jogos Olímpicos, em toda região parisiense. Ele elogiou um “sucesso muito importante em termos de segurança”, da primeira semana olímpica.

Polícia faz patrulha nas ruas de Paris durante os Jogos Olímpicos.
Polícia faz patrulha nas ruas de Paris durante os Jogos Olímpicos. REUTERS - Evelyn Hockstein
Publicidade

Em visita ao departamento de polícia de Saint-Denis, ao norte de Paris, onde está localizada a vila olímpica, o ministro atribuiu a queda da delinquência em torno dos locais olímpicos da região de Ile-de-France, onde fica a capital, à “hiper presença” da polícia.

Houve “200 prisões desde o início dos jogos” na área de Paris e arredores, disse ele. Segundo fontes policiais “180 pessoas” estão “sob custódia da polícia”.

Num contexto delicado de segurança internacional, com uma ameaça terrorista significativa pesando sobre a França, Gérald Darmanin indicou que "mais de 700 medidas administrativas" para garantir a ordem e a segurança públicas foram emitidas "desde o início do ano" contra pessoas relacionadas com as olimpíadas.

Essas medidas, que visam sobretudo pessoas suspeitas de cometer atos terroristas, incluem proibições de deslocamento fora de um perímetro determinado, obrigação de se apresentar periodicamente à polícia e declarar qualquer mudança de endereço.

Nenhuma "ameaça clara" de ataque

Além disso, “centenas de visitas domiciliares” de suspeitos foram realizadas pela polícia, acrescentou o ministro, reafirmando, no entanto, que não houve “ameaça clara” de ataque, nem suspeita de plano de “ataque organizado”.

Darmanin informou que as medidas visaram indivíduos “que pensamos que poderiam praticar um ato” terrorista.

Na região parisiense, em torno dos locais olímpicos, são mobilizados, em média, 35 mil agentes de polícia, 18 mil soldados da Operação Sentinela (de luta contra o terrorismo) e vários milhares de agentes de segurança privada por dia.

Somente na cerimônia de abertura, em 26 de julho, 45 mil policiais, participaram do esquema de segurança.

(Com AFP)

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI

Compartilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.