Acessar o conteúdo principal

Rússia anuncia que vai bloquear 81 mídias europeias em seu território

A Rússia anunciou na terça-feira (25) que vai bloquear o acesso, em seu território, a 81 mídias europeias, em “retaliação” à decisão da UE, em maio, de proibir quatro meios de comunicação estatais russos de difusão dentro do bloco.

Imagem de um microfone diante de uma tela de computador. A Rússia proibiu nessa terça-feira, 25 de junho de 2024, a emissão de mídias europeus em seu território.
Imagem de um microfone diante de uma tela de computador. A Rússia proibiu nessa terça-feira, 25 de junho de 2024, a emissão de mídias europeus em seu território. © CC0 Pixabay / Daniel Friesenecker
Publicidade

“Estão sendo introduzidas medidas sobre o acesso no território russo a mídias de países membros da União Europeia”, declarou o Ministério das Relações Exteriores russo num comunicado, atribuindo a responsabilidade pelas restrições a Bruxelas.

Além da agência de notícias AFP, a lista publicada terça-feira pelo ministério russo inclui também os meios de comunicação alemães Der Spiegel, os espanhóis El Mundo e El Pais, a televisão italiana RAI, e outros meios de comunicação franceses, como os jornais diários Le Monde, Libération e os canais LCI e CNews.

Os 27 países do bloco concordaram em maio em sancionar quatro meios de comunicação russos – Voz da Europa, Ria Novosti, Izvestia e Rossiïskaïa Gazeta –, acusados ​​por Bruxelas de disseminarem propaganda pró-Kremlin.

As sanções tomadas pela UE devem também incluir uma “proibição do financiamento russo aos veículos de comunicação, ONGs e partidos políticos da UE”, afirmou a Comissária Europeia para Valores e Transparência, Vera Jourova.

Posteriormente, Moscou ameaçou represálias contra a União Europeia, com a qual as relações se deterioraram devido ao conflito na Ucrânia. Maria Zakharova, porta-voz da diplomacia russa, prometeu na época medidas “muito dolorosas”.

A União Europeia, por sua vez, proibiu durante mais de dois anos a difusão na Europa de vários meios de comunicação russos ou pró-Rússia, incluindo o Russia Today, acusando Moscou de usar estes meios de comunicação para "espalhar a  propaganda e conduzir campanhas de desinformação".

(Com AFP)

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI

Compartilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.