Acessar o conteúdo principal

Imperador do Japão Naruhito chega ao Reino Unido para visita de Estado

O imperador japonês Naruhito e sua esposa, a imperatriz Masako, chegaram ao Reino Unido neste sábado (22) para uma visita oficial, onde serão recebidos pelo rei Charles III. A visita acontece no meio da campanha eleitoral no país.

O imperador japonês Naruhito e a imperatriz Masako chegam para visita de estado à Grã-Bretanha, no aeroporto de Stansted, perto de Londres, Grã-Bretanha, em 22 de junho de 2024. REUTERS/Suzanne Plunkett
O imperador japonês Naruhito e a imperatriz Masako chegam para visita de estado à Grã-Bretanha, no aeroporto de Stansted, perto de Londres, Grã-Bretanha, em 22 de junho de 2024. REUTERS/Suzanne Plunkett REUTERS - Suzanne Plunkett
Publicidade

Esta é a segunda viagem do casal ao exterior desde que Naruhito ascendeu ao trono, em 2019. O imperador, de 64 anos, e a imperatriz, de 60, pousaram no Aeroporto de Stansted e devem começar a sua visita no domingo (23) e na segunda-feira (24) com compromissos privados, antes do início do programa oficial, na terça-feira (25), durante três dias.

O destaque será o banquete de Estado organizado no Palácio de Buckingham, que gerou especulações sobre a possível presença da princesa Kate, esposa do herdeiro do trono britânico, o príncipe William. Em tratamento contra um câncer, ela fez a sua primeira aparição pública após seis meses no fim de semana passado, na cerimônia de aniversário do rei Charles III.

O monarca, de 75 anos, que também sofre de um câncer diagnosticado no início do ano, retomou os seus compromissos públicos desde abril. Esta semana, Charles  participou das corridas de cavalos Royal Ascot, a oeste de Londres.

Naruhito também visitará o Castelo de Windsor e depositará flores no túmulo da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro de 2022. O imperador e sua esposa compareceram ao funeral, como muitos chefes de Estado estrangeiros.

Embora as eleições legislativas estejam marcadas para 4 de julho, um possível encontro com o primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak, não foi confirmado. 

Naruhito estudou em Oxford

O imperador japonês disse estar “muito grato” pelo rei poder recebê-los. Antes dele, a rainha Elizabeth II havia recebido dois imperadores japoneses em visitas de Estado durante o seu reinado de 70 anos: Hirohito, em 1971, e depois o seu filho mais velho que o sucedeu, o imperador Akihito, em 1998.

Antes de viajar para Londres, Naruhito falou sobre suas memórias pessoais com a família real. Durante seus dois anos de estudo na Universidade de Oxford na década de 1980, ele foi convidado para passar alguns dias no Castelo de Balmoral, na Escócia. “Tenho boas lembranças da rainha dirigindo um carro e me convidando para um churrasco (…) e do Príncipe Philip me mostrando (as instalações) pessoalmente, dirigindo uma carruagem”, lembrou ele.

Charles, que na época era príncipe herdeiro, também ensinou ao imperador Naruhito a arte da pesca com mosca, mas “não tivemos sucesso”, admitiu o imperador, com um sorriso.

O programa da visita do casal imperial inclui uma cerimônia de boas-vindas no Pavilhão Real, onde a guarda de honra fará a saudação real, seguida de um cortejo em carruagem até ao Palácio de Buckingham, antes do banquete de Estado, na terça-feira.

No dia 26 de junho, o imperador japonês e a sua esposa visitarão o Instituto Francis Crick, um centro de investigação biomédica, e o casal viajará para Oxford, onde a imperatriz Masako também estudou, antes de deixarem o Reino Unido, na sexta-feira.

(Com AFP)

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe todas as notícias internacionais baixando o aplicativo da RFI

Compartilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.