Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Valor — São Paulo

As aéreas brasileiras vão aumentar a frequência de voos para a Base de Canoas enquanto o aeroporto de Porto Alegre permanecer fechado em decorrência dos estragos causados pelas enchentes que atingiram a região. No total, haverá aumento gradual dos atuais 47 voos por semana para 68. A Azul vai também passar a usar aviões maiores na operação, ampliando assim a quantidade de assentos. O setor trabalha também para ampliar a conexão com cidades próximas, como Pelotas e Caxias do Sul.

A Gol vai ampliar a partir do dia 15 de julho sua frequência semanal de 9 para 13 voos à base de Canoas. As novas ligações vão ser feitas via Congonhas — as demais são por Guarulhos. A empresa tem usado o Boeing 737 MAX 8, cuja capacidade máxima é de 186 assentos. “A operação segue segura e pontual. Mesmo com os desafios de infraestrutura na base aérea, os voos estão sendo realizados sem intercorrências”, disse a Gol, em nota. Para além do transporte de passageiros, a empresa já levou 566 toneladas de doações para a região.

O grupo também anunciou que vai voar mais para a cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a partir de agosto. Hoje a companhia faz um voo diário e direto entre Caxias e o aeroporto de Congonhas (CGH). No dia 5 de agosto, dará início à segunda operação diária e, no dia 12 do mesmo mês, a mais um voo, totalizando até três saídas por dia entre o interior gaúcho e a capital paulista. Já em Pelotas a empresa irá ampliar a frequência de quatro voos semanais para seis entre agosto e o final de outubro. As operações são para o aeroporto internacional de Guarulhos (GRU).

A Azul anunciou mais uma frequência para Canoas — passando de duas diárias para três — a partir de 1º de julho. Na mesma data, a empresa passará a operar a rota com aeronaves Airbus A320, que possuem capacidade para 174 passageiros contra 118 do Embraer E1. Com a nova aeronave e a ampliação da frequência, a Azul espera aumentar sua oferta de assentos para a base aérea em 121% a partir de julho.

“Essa ampliação da oferta era muito aguardada por todos e vamos seguir trabalhando para oferecer ainda mais opções de conexão com o Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Além de uma nova frequência, estamos colocando aeronaves com maior capacidade, o que vai colaborar com o aumento da oferta para a região, que foi fortemente afetada com o fechamento do aeroporto Salgado Filho”, comenta Vitor Silva, gerente geral de planejamento e estratégia da Azul.

Além de ajustar sua malha aérea, a Azul tem desempenhado um papel na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Desde o início das operações de auxílio, a companhia arrecadou e transportou cerca de 3 mil toneladas de doações.

Já a Latam informou a ampliação de 24 para 34 da frequência de voos semanais para a base aérea a partir de 30 de junho. Os voos partem de Guarulhos e Congonhas. Em 27 de maio, a Latam foi a primeira companhia aérea a operar voos comerciais na base aérea gaúcha, como parte da operação excepcional para atender ao Rio Grande do Sul. Os voos são operados em aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros.

Como o local de embarque e desembarque dos voos é o ParkCanoas Shopping, de onde é feito deslocamento por via terrestre, as aéreas reforçam que os clientes devem se apresentar no local com antecedência de 3 horas ao horário da decolagem, já que o check-in será encerrado 90 minutos antes das partidas dos voos. Os passageiros não devem se dirigir diretamente à base aérea.

Ainda dentro das medidas para aumentar a conectividade na região, o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (RS), recebeu uma autorização temporária para operar voos internacionais regulares não programados como forma de atender especificamente o transporte de delegações dos jogos internacionais da Libertadores e da Copa Sul-Americana de futebol. A liberação vale para voos privados e não para a aviação comercial regular. A medida foi costurada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mais recente Próxima Nvidia não é nenhuma Cisco, mas está ficando cara
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Presidente do STF diz que intervenções contra decisões de ministros são excepcionais, e que essas circunstâncias não estão presentes

Barroso rejeita pedido do Congresso para suspender decisões de Dino que barraram emendas parlamentares

Ministro do Supremo manifestou-se no plenário virtual a favor dos diálogos que estão ocorrendo entre os poderes para que suspensão possa ser reavaliada

Com aceno para acordo, STF começa a julgar se mantém liminares de Dino sobre emendas parlamentares

Mesmo com a mudança, o candidato ainda é o mais rico entre os postulantes à Prefeitura de São Paulo

Marçal muda declaração de bens à Justiça Eleitoral e reduz patrimônio em R$ 24 milhões

Candidatos à Prefeitura de São Paulo miram na periferia no início da disputa

Datena começa a campanha pela Prefeitura de SP em Aparecida, a 180 km da capital paulista

Oito homens e duas mulheres disputam o comando da capital mais importante do país

Quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo