Pessoas

Reitora Sandra Goulart Almeida é homenageada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte

Ela recebeu o Grande Colar do Mérito Legislativo, por indicação pelo vereador Dr. Bruno Pedralva, do PT

Dr, Bruno Pedralva entregou colar e diploma a Sandra Goulart
Dr, Bruno Pedralva entregou Colar e diploma a Sandra Goulart Foto: Câmara Municipal de Belo Horizonte

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, recebeu ontem, quinta, 12, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Grande Colar do Mérito Legislativo 2024, maior honraria concedida pela Casa. A distinção reconhece o trabalho de personalidades e entidades que se destacam na construção de uma sociedade melhor. A cerimônia de entrega da homenagem, que ocorre anualmente, celebrou os 127 anos de fundação da cidade.

Sandra Goulart foi agraciada por indicação do vereador Dr. Bruno Pedralva, do PT. Ao Portal UFMG, ele ressaltou a postura de Sandra, que tem “sido uma guerreira para garantir a autonomia e o respeito à Universidade, incluindo o caso das provas da Stock Car, que ataca nossa soberania e nossa dignidade”. Como reitora e como cidadã, segundo o vereador, “ela merece nosso carinho, respeito e reconhecimento”. 

Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que a reitora da UFMG tem “trajetória de excelência acadêmica e de defesa da educação, da ciência e da democracia”. Pedralva, que é médico formado pela UFMG, acrescenta que, “com certeza, a atuação de Sandra à frente da UFMG eleva ainda mais a qualidade e o prestígio da Universidade, que é a melhor do Brasil, tem forte compromisso com a ciência e a democracia, e especialmente agora, com o SUS, uma vez que vai se tornar grande polo de produção de  vacinas para o Brasil e para o mundo [ele se refere ao Centro Nacional de Vacinas, que está em estágio adiantado de construção]". 

Em resposta a Pedralva, Sandra mencionou "muita emoção e grande honra" ao receber o Colar. "A UFMG está firmemente estabelecida em Belo Horizonte, e o que a gente faz é, em grande parte, para a cidade", declarou. Sandra esteve entre 50 pessoas e entidades homenageadas.

'Gloriosa UFMG'
O presidente da Câmara, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), enalteceu a cidade e reforçou a importância da democracia e do Poder Legislativo. “Quando o Parlamento se enfraquece internamente, aqueles que querem trancar nossas portas se fortalecem lá fora. Protejam o Parlamento! Exaltem o Parlamento!”, exclamou. Ao cumprimentar a reitora Sandra Goulart, que é Cidadã Honorária de Belo Horizonte e compunha a mesa solene da noite, Azevedo enfatizou o orgulho de ter na capital “uma universidade como a gloriosa UFMG”.

O patrono desta edição do Colar foi o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Leite (MDB), e o orador, o deputado federal Baleia Rossi (MDB). Leite homenageou "aqueles que têm a vocação de trabalhar pelo bem comum", lembrou que a Câmara e a Assembleia têm fortes laços de cooperação e desejou que a honraria recebida “mantenha a todos empenhados na missão de construir em conjunto o amanhã que queremos para a cidade, o estado e o país”.

Baleia Rossi disse que a Câmara é “o templo verdadeiro da democracia”. Para ele, o vereador é o agente público mais próximo do povo, presente “onde existe um problema a ser resolvido, seja na escola, na saúde ou na rua”. Leia mais sobre o evento de outorga do Grande Colar de Mérito Legislativo no portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

No momento do Hino Nacional, Baleia Rossi (à esquerda), Gabriel Azevedo e Tadeu Leite
No momento do Hino Nacional, Baleia Rossi, Gabriel Azevedo e Tadeu Leite (da esquerda para a direita)Foto: Câmara Municipal de Belo Horizonte

Com Portal da CMBH