Dono de alguns dos maiores sucessos da indústria do cinema dos últimos 40 anos, relembrado várias vezes em referências à cultura pop e considerado um dos galãs mais charmosos de todos os tempos. Tom Cruise é um verdadeiro astro, no melhor e mais puro sentido da palavra. E desde cedo ele sabia que era isso mesmo que queria ser. Para o pequeno Cruise, nascido em Syracuse, no estado de Nova York, vida boa seria viver atuando. E felizmente o que era apenas sonho de criança virou realidade, da melhor forma possível.
Em 2018, ao receber o prêmio de Pioneiro do Ano no especial 'Will Rogers Motion Picture Pioneers Foundation', Tom Cruise revelou ao público, em um discurso emocionante que, desde os quatro anos, sonhava em seguir a carreira de ator.
Em cima do palco, o astro de 'Top Gun - Ases Indomáveis' disse: "Eu cresci indo ao cinema. Era a minha vida, a minha fuga. Era realmente tudo para mim. Eu queria sonhar e queria fazer filmes desde os quatro anos de idade, sem brincadeira nenhuma. Eu lembro de pensar que eu só queria fazer filmes. Eu escrevia esquetes para a minha família. Eu amo o que eu faço e eu comecei tudo em cinemas assim. É um privilégio."
O breve seminarista
A infância de Tom Cruise não foi uma das mais fáceis: vivia de um lado para outro com a família, e praticamente nunca se estabelecia em um local fixo. Frequentou cerca de 15 escolas diferentes, nos Estados Unidos e no Canadá, até os 14 anos, dificultando a possibilidade de criar laços com outras crianças da sua idade. Foi logo nesse período que, surpreendentemente, Tom quase acabou seguindo em outra profissão: a de padre.
Tom Cruise foi um pequeno seminarista durante a adolescência, quando frequentou um internato católico, em Ohio, na adolescência. Motivado, provavelmente, pelo divórcio dos pais, Cruise tinha certeza que acabaria em uma vida reclusa de privilégios e focada unicamente na fé. Muito longe do estilo de vida que passou a levar quando o sucesso lhe atingiu, no final dos anos 1980.
É claro, a mentalidade franciscana não durou muito tempo, e Tom foi expulso do colégio assim que foi pego, com outro amigo, roubando uma loja de bebidas alcóolicas.
Foi depois desse evento que, definitivamente, o plano inicial foi colocado à prova: Cruise se mudou para Nova York, onde tentou começar a vida de artista. Não demorou muito para que os astros se alinhassem sobre sua cabeça: em 1981 fez uma pequena participação em 'Amor Sem Fim', que lhe abriu as portas para outros filmes, até que seu primeiríssimo sucesso como protagonista chegasse: a comédia teen 'Negócio Arriscado', em 1983.
Cruise estourou, definitivamente, apenas três anos depois, quando o imortal 'Top Gun - Ases Indomáveis' chegou nos cinemas para marcar a história da cultura pop. De lá para cá, foram apenas sucessos.
Trabalhou com diretores de renome, como Martin Scorsese, quando colaborou ao lado do galã da Velha Hollywood, Paul Newman, em 1986 e mais tarde, em 1989, recebeu sua primeiríssima indicação ao Oscar por interpretar um veterano da Guerra do Vietnã que se transforma em ativista pela paz em 'Nascido em 4 de Julho'.
Apareceu do lado de outros astros e estrelas, quando, por exemplo, esteve na primeira adaptação da obra de Anne Rice, 'Entrevista com o Vampiro', e foi o icônico Lestat de Lioncourt, amante e inimigo de Louis de Pointe du Lac, interpretado por Brad Pitt, e pai da pequena Claudia, vivida brilhantemente por Kirsten Dunst aos 11 anos.
O lado doce e amargo da fama
Um hit foi somado a outro e logo Tom Cruise ganhou Hollywood. Com o primeiro 'Missão Impossível', o astro nova iorquino deixou sua marca em Hollywood com uma das franquias mais bem sucedidas do cinema, que perdura até hoje.
Cruise estrelou não apenas grandes filmes ao lado de estrelas tão grandes quanto ele; mas também foi protagonista de alguns dos maiores terremotos do mundo das celebridades.
O fim de seu casamento com Nicole Kidman é até hoje um dos grandes pontos de exposição do homem que foi considerado o "mais sexy do mundo" pela revista People em 1990. As fotos de Kidman dançando e cantando, visivelmente muito alegre, nas ruas da cidade após assinar o divórcio são quase documentos históricos da vida contemporânea e foram memes antes que eles existissem.
Os escândalos envolvendo sua relação (muito profunda) com a Cientologia também dão muito pano para a manga -- seja por pura especulação dos fãs ou provas reais, a vida próxima de Cruise com sua estranha seita sempre vale algum comentário.
A paternidade também não fica atrás entre os mistérios que rondam a vida da estrela de 'Magnólia': seus três filhos, Isabella, Connor e Suri, já deram muito assunto para os diversos tabloides ao redor do globo.
No fim, estava escrito: ou Cruise seria uma superestrela ou...não tinha outra opção. Ele mesmo sabia e quem estivesse ao seu lado também: sempre esteve destinado ao sucesso, foi escolhido desde pequeno para a carreira mais invejável dos tempos modernos no cinema.
Ator, produtor, celebridade mais popular de 2006 (segundo nomeou a Forbes), vencedor do Globo de Ouro, ainda não do Oscar e de uma infinidade de outros prêmios, Tom Cruise é a verdadeira personificação de Hollywood; um astro como nenhum outro conseguiu ser até hoje.
Relembre Tom Cruise em dois de seus trabalhos mais definitivos da carreira, 'Negócio Arriscado' e 'Nascido em 4 de Julho', além de seu grande sucesso recente, a sequência 'Top Gun: Maverick'.
'Negócio Arriscado' (1983)
'Nascido em 4 de Julho' (1989)
'Top Gun: Maverick' (2022)