Wikipédia:Chame os bois pelos nomes
Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
Para dar nome aos bois (anteriormente "chamar uma pá de pá"[1]) deve-se descrever claramente e diretamente algo. Antes de usar linguagem oblíqua e ofuscante, somente "diga como as coisas são".
Os usuários muitas vezes citam as políticas, como a nossa política contra ataques pessoais e a nossa política contra a incivilidade, não para se proteger de ataques pessoais, mas antes para proteger suas edições de revisão.
Embora os editores que constantemente se ocupam na edição disruptiva sejam editores disruptivos, e os editores que constantemente vandalizam são vândalos, há ainda uma exigência de editores que sejam razoavelmente civilizados um com o outro. Mas ser civilizado não deve ser confundido com ser amigável ou cortês, sem falar em caridoso.
Faz bem em avisar outros quando você pensa que eles estão atuando impropriamente, mas um bocado de polidez e tato quando o fizer fará com que eles o escutem mais prontamente. É possível ser honesto e direto sobre o comportamento ou edições de outro editor sem chamar nomes ou fazer ataques. Discuta a edição problemática, em termos razoáveis, na página de discussão daquele artigo. Se o comportamento de um usuário permanecer problemático, use o processo de resolução de discussão. Quando se referir a uma má edição, é sempre melhor incluir um diff.
Ver também
[editar código-fonte]- Wikipédia:Não chame os bois pelos nomes - Um ensaio expressando o ponto de vista oposto
- Wikipédia:Sinais de sock puppet
- Wikipédia:O roto falando do esfarrapado
- Wikipédia:Não pode espremer sangue de um nabo
- Wikipédia:Evite a palavra "vândalo"