Estranheza (física)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa.Setembro de 2011) ( |
Sabor em Física de Partículas |
Números quânticos de sabor
Números quânticos relacionados
Combinações
Mistura de sabores |
Na física de partículas, estranheza, notada como , é a propriedade das partículas, expressa como um número quântico para descrever a decomposição das partículas em reações fortes e eletromagnéticas que ocorrem em um curto período de tempo. A estranheza das partículas é definida como:
- onde representa o número de antiquarks estranho () e representa o número de quarks estranho.
A derivação da palavra "estranho" ou "estranheza" provém do descobrimento dos quarks e foi adotado depois de seu descobrimento para preservar a continuidade da frase; a estranheza das anti-partículas estão referidas a +1 e as partículas a -1 como foi a definição original. Para todos os números quânticos de sabor de quarks (strange, charm, up, down) a convenção é que a carga de sabor e a carga elétrica de um quark têm o mesmo sinal. Com isso, qualquer sabor levado por um méson carregado tem o mesmo sinal e assim a carga.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- Griffiths, David J. (1987). Introduction to Elementary Particles. Wiley, John & Sons, Inc. ISBN 0-471-60386-4.