Saltar para o conteúdo

Iona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ilha de Iona)
 Nota: Para outros significados, veja Iona (desambiguação).
Iona
Nome local
(en) Iona
Geografia
País
País
Scottish council area
Localização geográfica
Parte de
Banhado por
Área
8,77 km2
Coordenadas
Demografia
População
177 hab. ()
Densidade
20,2 hab./km2 ()
Mapa

Iona (Ì Chaluim Cille em gaélico), é uma pequena ilha pertencente ao arquipélago das Hébridas da Escócia.

Iona encontra-se a cerca de 2 km da costa de Mull. Comprimento, com uma população residente de 125 é cerca de 2 km de largura e 6 km. A geologia da ilha consiste principalmente em período pré-cambriano gnaisses Lewisian com Torridonian de rochas sedimentares do lado oriental e pequenos afloramentos de granito rosa nas praias orientais. Como outros lugares varridas pela brisa do oceano, existem poucas árvores; a maioria deles está perto da igreja paroquial.

Ponto mais alto do Iona é Dùn Ì, 101 metros , um forte da colina da idade do ferro datando de 100 A.C. – 200 AD. Características geográficas do Iona incluem a baía no fundo do oceano e Càrn Cùl ri Éirinn (o colina/Cairn de [transformando a] volta para a Irlanda), disse ser adjacente à praia onde St Columba desembarcado pela primeira vez.

A principal povoação, localizada na Baía de St Ronan no lado oriental da ilha, chama-se Baile Mòr e também é conhecida localmente como "The Village". A escola primária, correios, dois hotéis da ilha, a casa do bispo e as ruínas do convento são aqui. O centro de MacLeod e Abadia são uma curta caminhada para o norte. Port Bàn (Porto branco) praia do lado oeste da ilha está em casa para a festa de praia do Iona.

Existem numerosas ilhotas offshore e skerries: Eilean Annraidh (ilha da tempestade) e Eilean Chalbha (ilha de bezerro) ao norte, Rèidh Eilean e Stac MhicMhurchaidh a oeste e Eilean Mùsimul (ilha de rato holm) e Soa ilha ao sul encontram-se entre o maior. O vaporizador Cathcart Parque carregando uma carga de sal de Runcorn a mecha encalhou na Soa em 15 de abril de 1912, a tripulação de 11 escapar em dois barcos.