Saltar para o conteúdo

Matt Cardona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brett Matthews)
Matt Cardona

Cardona em 2014
Informações pessoais
Nome completo Matthew Brett Cardona
Nascimento 14 de maio de 1985 (39 anos)
Merrick, Nova Iorque[1]
Residência Orlando, Flórida
Cônjuge(s) Chelsea Green (c. 2021)
Carreira na luta livre profissional
Nome(s)
de ringue
Brett Matthews[2][3]
Brett Major[3]
Brett Majors
Matt Cardona
Zack Ryder[3]
Altura
anunciada
6 ft 2 in (1,88 m)[4]
Peso
anunciado
224 lb (102 kg)[4]
Anunciado
de
Long Island, Nova Iorque[4]
Treinado
por
Mikey Whipwreck[5]
Estreia 2004

Matthew Brett Cardona (Merrick, 14 de Maio de 1985), é um lutador de luta livre profissional estadunidense, atualmente contratado pelo Impact Wrestling sob seu nome real e é o atual Campeão de Mídia Digital da Impact.[6] Ele também atua na Game Changer Wrestling, onde é ex-Campeão Mundial da GCW e Campeonato Mundial de Televisão da ECW,[7] e na National Wrestling Alliance. Ele é mais conhecido por seu tempo na WWE, onde atuou sob o nome de ringue Zack Ryder de 2005 a 2020.

Cardona estreou no wrestling profissional em 2004, em parceria com Curt Hawkins no circuito independente. Ambos os homens foram contratados pela WWE no ano seguinte, fazendo sua estreia no plantel principal em 2007. Depois que a equipe se separou em 2009, ele fez aparições na marca ECW da WWE até 2010. Em 2011, ele lançou uma série na web no YouTube na qual se proclamou o "Campeão da Internet" da WWE; isso, junto com seu uso criativo das mídias sociais, o ajudou a estabelecer um culto substancial de seguidores. Ao longo de seu tempo com a WWE, Cardona ocupou o Campeonato Intercontinental da WWE e o Campeonato dos Estados Unidos, e o Campeonato de Duplas do Raw com Hawkins em duas ocasiões.

Cardona foi liberado pela WWE em abril de 2020 e apareceu na All Elite Wrestling por um acordo de aparição limitada em julho daquele ano sob seu nome verdadeiro. Cardona é um agente livre desde a conclusão de seu contrato com a AEW em setembro e faz aparições com o Impact Wrestling desde sua estreia no evento Hard To Kill em janeiro de 2021.

Carreira na luta livre profissional

[editar | editar código-fonte]

New York Wrestling Connection (2004-2006)

[editar | editar código-fonte]

Cardona foi treinado por Mikey Whipwreck. Ele estreou com New York Wrestling Connection (NYWC) em 2004, usando o nome de Brett Matthews. Ele começou a se juntar regularmente com Brian Myers e a dupla de Myers e Matthews derrotou os Campeões de Duplas da NYWC Dickie Rodz e Mason Raige por desqualificação, para a qual os títulos não mudam de mãos.[8] No próximo evento em 4 de junho, eles venceram uma revanche decisivamente para se tornarem os Campeões de Duplas da NYWC.[9] Mais tarde naquele mês, eles foram atacados por The Dead Presidents (Lo Lincoln e Boog Washington) para estabelecer uma rivalidade onde eles acabaram perdendo seus títulos contra eles em 27 de agosto.[9] Em 23 de setembro, eles entraram em um combate triplo com os então campeões, mas o Team Tremendous (Dan Barry e Ken Scampi) acabou com o campeonato.[8] Depois de continuar a vencer partidas, eles voltaram a ganhar uma partida contra o Team Tremendous e conquistaram os títulos pela segunda vez em 25 de janeiro de 2006. Eles mantiveram o campeonato até enfrentar o B.S. Xpress (Tony Burma e Mike Spinelli), que os derrotou pelos títulos em 26 de março.[9]

World Wrestling Entertainment/WWE

[editar | editar código-fonte]

Territórios de desenvolvimento (2005–2007)

[editar | editar código-fonte]

La Familia (2007–2009)

[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: La Familia
Zack Ryder (esquerda) e Curt Hawkins em 2009

Em 24 de fevereiro de 2006, Matthew Cardona assinou um contrato de desenvolvimento com a WWE.[1] Sob o nome de Brett Major, Cardona começou uma dupla com Brian Myers, nomeado Brian Major, sob o nome Rexx and Unstoppable. Em outubro eles ganharam o DSW Tag Team Championship da dupla The Untouchables, mantendo o título até dezembro quando os perderam para os Urban Assault. Depois que os títulos ficaram vagos no ano seguinte, eles foram campeões pela segunda vez derrotando os Blood Brothers (William Regal e Dave Taylor) e o Samoan Swat Team (Siaki e Afa Anoa'i). Depois eles foram transferidos para a Ohio Valley Wrestling (OVW) e venceram o OVW Southern Tag Team Championship uma vez, reinando de 15 a 29 de junho.[10]

O time foi transferido da liga de desenvolvimento para o roster principal em maio de 2007, mudando seus nomes de Majors para Major. Eles trabalharam na brand ECW e só venceram a primeira luta[11][12][13] até que no WWE Draft eles foram enviados para o SmackDown em junho.[14] No dia 9 de novembro eles venceram uma battle royal para receber uma luta pelo WWE Tag Team Championship, mas eles não conseguiram vencer os detentores do título MVP e Matt Hardy.[15]

No dia 21 de Dezembro de 2007, os Major Brothers ajudaram Edge e a General Manager do SmackDown Vickie Guerrero. Os Major Brothers tiveram uma mudança de ring name, Brett Major virou Zack Ryder e Brian Myers virou Curt Hawkins. A tag team agora chamava Curt Hawkins and Zack Ryder, também chamados de “The Rated-R Entourage” por Michael Cole e JBL. Zack Ryder, Curt Hawkins, Chavo Guerrero, Edge e Vickie Guerrero ficaram conhecidos como “La Familia”.

No The Great American Bash de 2008, Hawkins e Ryder venceram o WWE Tag Team Championship de John Morrison e The Miz em uma fatal-four way match, que também tinha Jesse & Festus e Finlay & Hornswoggle, depois de Hawkins ter pinado Jesse. Com essa vitória, eles se tornaram os mais jovens a vencer esse título na história da WWE. No dia 26 de Setembro de 2008, Curt Hawkins e Zack Ryder perderam seu título para Carlito e Primo Colón.

Em 15 de Abril de 2009, Ryder foi draftado para a ECW no Supplemental Draft, causando assim, a separação da tag.

Long Island Loudmouth (2009-2011)

[editar | editar código-fonte]

ECW (2009)

Ryder fez seu retorno à ECW em 4 de Maio de 2009, em um segmento com a General Manager da brand, Tiffany. Agora ele usava cabelo curto e teve uma mudança significativa em sua attire, e agora usava frequentemente as frases “Woo Woo Woo” e “You Know It”. A primeira vitória de Ryder na ECW foi em 19 de Maio sobre um competidor local. Em 15 de Setembro, Ryder ganhou uma 10-man battle royal, virando o number-one contender ao ECW Championship, mas na semana seguinte ele perdeu a luta para Christian. Na edição da ECW de 3 de Novembro, Ryder teve um angle romântico com Rosa Mendes, que começou a acompanhá-lo às suas lutas. Ryder venceu Tommy Dreamer em 29 de Dezembro de 2009, na última luta deste na ECW.

RAW e NXT (2010)

Com o fim da ECW em Fevereiro de 2010, Ryder foi movido ao RAW, fazendo seu debut na edição de 25 de Fevereiro do WWE Superstars, vencendo Primo. Ryder fez seu debut na RAW em 1 de Março perdendo para MVP em uma luta qualificatória à Money in the Bank na Wrestlemania 26. Ele participou de uma 26-man battle royal na dark match da Westlemania 26, sendo eliminado pelo vencedor Yoshi Tatsu. Mendes foi draftada à SmackDown sem Ryder, acabando assim com o relacionamento entre os dois. No dia 10 de Maio, Zack Ryder estava lutando contra Evan Bourne e Alicia Fox tentou interferir para ajudar Ryder, mas ela foi parada por Gail Kim, formando assim, uma pequena parceria entre Ryder & Fox e Bourne & Kim. No dia 17 de Maio, essas duas novas duplas se enfrentaram em uma mixed tag team match, que acabou com a vitória de Kim e Bourne. Na edição do Superstars de 27 de Maio, Ryder venceu Bourne, terminando assim sua pequena feud. Em 31 de Maio, Alicia Fox atacou Zack Ryder. Na dark match do PPV Fatal 4 Way, Zack Ryder venceu MVP em sua cidade natal em Long Island, Nova Iórque.

No último episódio da 1ª temporada do WWE NXT, Zack Ryder foi anunciado como pro de Titus O’Neil na 2ª temporada. Em sua primeira luta, eles perderam para John Morrison & Eli Cottonwood. O’Neil veio a ser o primeiro rookie eliminado em 29 de Junho. Na edição de 27 de Julho da NXT, Ryder perdeu para o ''ShowTime'' Percy Watson, fazendo com que ele se tornasse o primeiro profissional a perder uma luta para um rookie na segunda temporada da NXT. Na edição do Raw de 23 de agosto de 2010 Zack Ryder foi escolhido por Sheamus para enfrentar o mesmo pelo WWE Championship, mal começou o combate Sheamus aplicou um Bicycle Kick e venceu-o rapidamente.

Ascensão da Revolução Ryder (2011-2012)

[editar | editar código-fonte]

Como resultado por estar sendo mal usado na televisão, Ryder ficou descontente com seu lugar na WWE e começou sua própria websérie no YouTube[16] chamada Z! True Long Island Story em fevereiro de 2011 com a intenção de promover sua personagem.[17] A série deu a Ryder uma grande legião de fãs e seguidores, com as camisetas de Ryder sendo vendidas mesmo que ele não participasse dos programas televisivos semanais. Em abril de 2011, Ryder se autoproclamou como o WWE Internet Champion[18] com uma réplica infantil do Intercontinental Championship como se este fosse realmente sancionado pela WWE.[19] Em julho, Ryder aparentemente defendeu seu título numa house show não televisionada na Austrália contra Primo.[20] Mais tarde, Ryder proclamou que aquela era uma non-title match (luta que não valia o cinturão), e que ele nunca defenderia seu Internet Championship.[21] Logo Ryder trocou seu cinturão de brinquedo por um cinturão profissional de $1.500,00 dólares feito pela Wildcat Championship Belts em julho de 2011.

Em um curto tempo durante sua feud com Dolph Ziggler, Ryder fez com que Ziggler fizesse aparições em seu programa, criando o quadro ''Ask The Heel'', até que em um episódio, Ziggler aparece dizendo que Ryder nunca teria uma chance pelo United States Championship, atacando o assistente social de Ryder, ''Chiappeta'', isso até Ryder conseguir outra chance, ganhando assim, um title shot no TLC. Após isso, Ziggler invadia as gravações de Ryder, falando sobre o mesmo não ganha o título no TLC.

Logo,no TLC (Tables, Ladders and Chairs),Ryder teve sua chance de ganhar o United States Championship contra Dolph Ziggler. Foi uma das melhores lutas daquela TLC, e com um final épico, onde Ryder ganha fazendo um Rough Ryder. Este foi seu primeiro título individual.

2012

Nas semanas seguintes do Monday Night Raw , Zack se envolveu na feud entre John Cena e Kane, sendo atacado 2 vezes por Kane. No primeiro ataque, Kane sai de debaixo do ring e puxa Zack Ryder para dentro do mesmo, mas John Cena consegue salvá-lo. No segundo, Kane aplica um Chokeslam em Ryder em cima de paletes de madeira. Na mesma semana, é anunciado através do site da WWE que Ryder teria se machucado devido ao ataque de Kane. Mesmo com uma lesão nas costas, Zack foi forçado pelo Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral Interino da RAW John Laurinaitis a competir contra Jack Swagger pelo United States Championship na RAW de 16 de Janeiro. Ele foi derrotado, perdendo assim o título para Swagger. Ryder retorna aos shows em 19 de Março enfrentando Daniel Bryan e perdendo após Bryan aplicar um Le-Bell Lock. Em um episódio do SmackDown, ele e The Great Khali entram para o Team Teddy, para enfrentar o Team Johnny na WrestleMania XXVIII. Durante a luta, Eve distraiu Ryder custando a luta ao Team Teddy e se machucou após ser atacado pela mesma.[22] Depois de aparecer nos shows esporadicamente, Ryder falhou na sua tentativa de vingança contra Kane pelos ataques do mesmo no começo de 2012 ao perder para este no pré-show do Over the Limit.[23] No Smackdown: The Great American Bash de 3 de julho, Ryder ganhou a The Great American Bash Battle Royal eliminando por último Kane, para assim poder ser gerente geral do Smackdown de 13 de julho. No Night of Champions 2012 Zack Ryder venceu uma Battle Royal eliminando por ultimo Tensai para se tornar desafiante ao United States Champioship. No evento Ryder foi derrotado por Antonio Cesaro no combate pelo United States Championship.

2014

Atualmente, Ryder tem focado no Youtube. Com o sucesso da websérie "Z! True Long Island Story", ele voltou a fazer novos vídeos para tentar um novo Push. A série se chama "Zack Ryder's Last ReZort".

2016

Na WrestleMania 32, Zack Ryder  Kevin OwensSami ZaynDolph ZigglerSin Cara,The Miz e Stardust se enfretaram numa ladder match pelo  Intercontinental Championship onde Ryder saiu vencedor depois de derrubar The Miz do topo da escada, saindo então como campeão e criando uma feud entre os dois. No Raw da noite seguinte, The Miz desafiou Ryder numa single match pelo  Intercontinental Championship onde The Miz sagrou-se campeão pela quinta vez. No Smackdown seguinte, Zack Ryder pediu revanche mas o mesmo foi derrotado por The Miz que defendeu com sucesso seu título.

Ryder aplica um double high knee em The Miz.

Títulos e prêmios

[editar | editar código-fonte]
Cardona com o cinturão de "campeão da internet"

Referências

  1. a b «Zack Ryder at Online World of Wrestling». Consultado em 20 de maio de 2010 
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome TitleHistories
  3. a b c d e f «Curt Hawkins and Zack Ryder profile» (em alemão). Cagematch.de. Consultado em 4 de junho de 2008 
  4. a b c d e f g «Zack Ryder bio». WWE. Consultado em 5 de maio de 2014 
  5. WWE Magazine Special – 25 Years of Interviews, September/October 2008, page 49, 2008
  6. Maggon, Uday. «Matt Cardona provides update on IMPACT Wrestling contract». www.sportskeeda.com (em inglês). Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  7. «Matt Cardona Defeats Rhino To End His 20-Year ECW TV Title Run». WrestlingNewsSource (em inglês). 14 de janeiro de 2022. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  8. a b «New York Wrestling Connection – Online World of Wrestling». www.onlineworldofwrestling.com. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  9. a b c «NYWCwrestling.com - Title History». web.archive.org. 14 de julho de 2011. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  10. Gerweck, Steve (15 de junho de 2007). «OVW Six Flags Super Summer Sizzler Series #3 Results». Consultado em 16 de junho de 2007. Arquivado do original em 21 de junho de 2007 
  11. Bryan Robinson (5 de junho de 2007). «Chairman falling deeper and deeper into the abyss». WWE. Consultado em 11 de novembro de 2007 
  12. Bryan Robinson (8 de maio de 2007). «Spirit of ECW Splashed». WWE. Consultado em 11 de novembro de 2007 
  13. Robinson, Bryan (22 de maio de 2007). «Experiencing painful revenge». WWE. Consultado em 11 de novembro de 2007 
  14. «SmackDown drafts up». WWE. Consultado em 11 de novembro de 2007 
  15. «Finding the way». WWE. Consultado em 11 de novembro de 2007 
  16. «WWE News: Zack Ryder mainstream interview - origins of YouTube show, WWE's reaction, having nothing to lose, more». Pro Wrestling Torch. Consultado em 16 de novembro de 2011 
  17. Castillo, Alfonso. «Interview with WWE's "Long Island Iced Z" Zack Ryder». Consultado em 16 de novembro de 2011 
  18. «WWE News: Internet title- is it time?». WWE. Consultado em 9 de setembro de 2011 
  19. Caldwell, James (28 de abril de 2010). «WWE News: Zack Ryder's latest YouTube episode - Internet champion, mock Did You Know, Shake Weight (w/VIDEO)». PWTorch. Consultado em 2 de junho de 2011 
  20. Martin, Adam. «7/3 WWE Results: Perth, Australia». Wrestleview. Consultado em 17 de julho de 2011 
  21. Tello, Craig. «The untold history of the Internet Title». WWE. Consultado em 18 de novembro de 2011 
  22. Caldwell, James. «CALDWELL'S WWE WRESTLEMANIA 28 PPV REPORT 4/1: Ongoing "virtual time" coverage of live PPV – Rock-Cena, Taker-Hunter, Punk-Jericho». Pro Wrestling Torch. Consultado em 2 de abril de 2012 
  23. Caldwell, James. «CALDWELL'S WWE OVER THE LIMIT PPV REPORT 5/20: Ongoing "virtual time" coverage of live PPV - Cena-Johnny, Punk-Bryan». Pro Wrestling Torch. Consultado em 27 de maio de 2012 
  24. «Friday Night SmackDown (February 8, 2008)». WWE Friday Night SmackDown!. 8 de fevereiro de 2008. The CW 
  25. «CALDWELL'S WWE SUPERSTARS RESULTS 7/1: Ongoing "virtual time" coverage of Christian vs. Hawkins, Raw matches». PWTorch. 1 de julho de 2010 
  26. Caldwell, James. «CALDWELL'S ECW TV REPORT 8/11: Ongoing "virtual time" coverage of Christian on the Abraham Washington show». PW Torch. Consultado em 17 de julho de 2011 
  27. Johnson, Matt. «Superstars: Hart Dynasty, Gallows, Ryder featured on Thursday night». SLAM! Sports 
  28. Caldwell, James (16 de junho de 2011). «Caldwell's WWE Superstars report 6/16: Ryder in his hometown, Kane vs. Kidd main event & new manager, Great American Nightmare debuts». Pro Wrestling Torch. Consultado em 3 de julho de 2011 
  29. Caldwell, James (5 de maio de 2011). «Caldwell's WWE Superstars report 5/5: Air Bourne vs. Rough Ryder, Divas action, Uso, "Cowboy" Smith». Pro Wrestling Torch. Consultado em 3 de julho de 2011 
  30. Tedesco, Mike. «Superstars Results – 2/17/11». Wrestleview. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  31. a b Hayman, Andrew. «Superstars Results – 4/28/11». Wrestleview. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  32. James, Justin. «JAMES'S WWE NXT REPORT 6/21: Alt. perspective review of NXT Week 16 featuring Ryder Cameo, overall show Reax». Pro Wrestling Torch. Consultado em 15 de outubro de 2011 
  33. Tedesco, Mike. «Smackdown Results – 9/30/11». Wrestleview. Consultado em 15 de outubro de 2011 
  34. Parks, Greg. «PARKS' ECW REPORT 10/6: Ongoing "virtual time" coverage of the show, including a Christian vs. Ryder re-match». Pro Wrestling Torch. Consultado em 27 de setembro de 2011 
  35. «Curt Hawkins». Online World of Wrestling. Consultado em 20 de maio de 2010 
  36. Stephens, David (3 de maio de 2010). «Raw Results – 5/3/10». WrestleView. Consultado em 3 de julho de 2011. Arquivado do original em 24 de março de 2012 
  37. Caldwell, James. «Caldwell's WWE Superstars report 4/28: Complete coverage of Superstars on WWE's website – Hart Dynasty dominates, two excellent TV matches». PW Torch. Consultado em 2 de julho de 2011 
  38. Caldwell, James. «Caldwell's ECW TV report 6/2: Ongoing "virtual time" coverage of Christian vs. Kidd». PW Torch. Consultado em 2 de julho de 2011 
  39. «Superstars: WWE places show in the hands of lesser known talent». SLAM! Sports. 9 de dezembro de 2010 
  40. Tedesco, Mike. «Raw Results – 12/26/11». Wrestleview. Consultado em 30 de dezembro de 2011 
  41. Tedesco, Mike. «Smackdown Results – 12/23/11». Wrestleview. Consultado em 30 de dezembro de 2011 
  42. a b c Hayman, Andrew. «Superstars Results – 6/16/11». Wrestleview. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  43. Hayman, Andrew. «Superstars Results – 8/18/11». Wrestleview. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  44. Hayman, Andrew. «Superstars Results – 7/14/11». Wrestleview. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  45. DeLigro, Phil. «ECW TV Report for January 26, 2010». Wrestling Observer. Consultado em 17 de julho de 2011 
  46. DeLigro, Phil. «ECW TV Report for October 13, 2009». Wrestling Observer. Consultado em 17 de julho de 2011 
  47. Caldwell, James. «CALDWELL'S WWE SUPERSTARS REPORT 8/18: Ryder showcased in main event, "Marella Martial Arts," Clay squash, Barrett vs. Barreta». PW Torch. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  48. Caldwell, James. «CALDWELL'S WWE SUPERSTARS REPORT 6/16: Ryder in his hometown, Kane vs. Kidd main event & new manager, Great American Nightmare debuts». PW Torvh. Consultado em 20 de agosto de 2011 
  49. Stephens, David. «Raw Results – 12/19/11». Wrestleview. Consultado em 30 de dezembro de 2011 
  50. Caldwell, James. «WWE TLC 2011 PPV Live Coverage». The Sports Courier. Consultado em 27 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 28 de maio de 2013 
  51. Tedesco, Mike (13 de novembro de 2009). «Superstars Results – 11/12/09». WrestleView. Consultado em 3 de julho de 2011 
  52. Errickson, Michael (20 de janeiro de 2011). «Errickson's WWE Superstars report 1/20: Alt. perspective review of Kidd vs. Tatsu, Smith & Young, Smackdown undercard». PW Torch 
  53. Newth, Chris. «Smackdown Storylines and Feuds – Complete summary and analysis of all the feuds as we get closer to SummerSlam». Pro Wrestling Torch. Consultado em 15 de outubro de 2011 
  54. a b Parks, Greg. «7/6 WWE Smackdown: Parks's Ongoing Coverage of the Show». Pro Wrestling Torch. Consultado em 22 de setembro de 2011 
  55. Tedesco, Mike. «(Delayed) Smackdown Results – 7/11/08». Wrestleview. Consultado em 15 de outubro de 2011 
  56. Caldwell, James. «CALDWELL'S WWE SUPERSTARS RESULTS 4/22: Ongoing "virtual time" coverage of John Morrison vs. Carlito, Yoshi vs. Ryder». Pro Wrestling Torch. Consultado em 17 de novembro de 2011 
  57. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Fox
  58. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Torres
  59. «Zack def Swagger». WWE. 23 de março de 2012. Consultado em 18 de março de 2012 
  60. WWE Music Volume 8 CD «WWE the Music Volume 8» Verifique valor |url= (ajuda). WWE 
  61. «WWE: Radio (Zack Ryder) (feat. Watt White) – Single». iTunes Store. Consultado em 22 de junho de 2011 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Zack Ryder