Repúblicas bálticas
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Países Bálticos. (desde março de 2024) Se discorda, discuta sobre a fusão na página de discussão daquele artigo. |
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2020) |
As repúblicas bálticas foram três repúblicas que pertenceram à União Soviética (RSS da Lituânia, RSS da Letônia e RSS da Estónia) entre 1940 e 1991.
Os três países foram soberanos entre 1918 e 1940]], ano no qual foram anexados pela União Soviética, seguido por um período de ocupação alemã entre 1941 e 1944-1945. Recuperaram a independência em 1991 e atualmente são conhecidos como estados bálticos.
As três repúblicas eram chamadas "Tribálticas", um termo depreciativo na língua russa que significa "territórios bálticos". Os habitantes dos três países preferiam o termo "Bálticas".
A maioria dos países ocidentais considerou que a incorporação da Lituânia, Letónia e Estónia na URSS tinha sido ilegal, e formalmente não as consideravam parte da União Soviética. Esta interpretação legal mantém-se hoje em dia e é partilhada pelos governos e pela maior parte da população dos três países.