Saltar para o conteúdo

Geografia da Bielorrússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A versão imprimível já não suportada e pode apresentar defeitos de composição gráfica. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Geografia da Bielorrússia
Geografia da Bielorrússia
Mapa da Bielorrússia
Continente Europa
Região Leste Europeu
Área
Posição 83.º maior
Fronteiras
Total
Países vizinhos Ucrânia, Polônia, Lituânia, Letônia e Rússia
 
Recursos naturais as florestas, depósitos de turfa, pequenas quantidades de petróleo e gás natural, granito, calcário dolomítico, marga, cré, areia, cascalho e barro.
 
Problemas ecológicos contaminação nuclear decorrente do acidente nuclear de Chernobil

A Bielorrússia é um país independente situado na Europa de Leste. Tem fronteiras com a Polónia e a Lituânia a oeste; a Rússia a leste; a Ucrânia ao sul e a Letónia ao norte.

A Bielorrússia tem uma área de 207 600 km². Embora não possua litoral, tem 11.000 lagos. Atravessam o país três grandes rios: o Neman, o Pripyat e o Dnieper. A Bielorrússia é relativamente plana e tem muitos pântanos. O maior território pantanoso é o Palesse.

Topografia

Lago Strusta, Raion Brasłaŭski, Voblast de Viciebsk.

O ponto mais elevado do país é a Dzyarzhynskaya Hara (colina de Dzyarzhynsk), com 346 m, e o seu ponto mais baixo é a margem do rio Neman, na fronteira lituana, a 90 m de altitude.

Problemas ambientais

O mais notório legado de poluição da era soviética está ligado ao acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986. Cerca de 70% da radiação foi carregada para a Bielorrússia pelo vento, afetando pelo menos 25% do país — especialmente os voblasts (províncias) de Homyel e Mahilyow, no sul e sudeste, e 22% da população.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Bielorrússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.