Saltar para o conteúdo

Allosaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAlossauro
Ocorrência: Jurássico Superior
155–150 Ma
Réplica de esqueleto de Allosaurus do Museu de História Natural de San Diego
Réplica de esqueleto de Allosaurus do Museu de História Natural de San Diego
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Allosauridae
Subfamília: Allosaurinae
Marsh, 1877
Género: Allosaurus
Marsh, 1877
Distribuição geográfica

Espécies
  • A. fragilis Marsh, 1877Chure & Loewen, 2020
  • A. europaeus Mateus et al., 2006
  • A. lucasi Dalman, 2014
  • A. jimmadseni Chure & Loewen, 2020
Sinónimos
Um reprodução de um Alossauro na cidade de Bałtow, na Polônia.

O alossauro (Allosaurus, que significa "lagarto diferente") foi um tipo de dinossauro carnívoro e bípede, pertencente à família Allosauridae. Viveu no fim do período Jurássico em vários continentes (América do Sul, América do Norte, África, Oceânia e Europa, ou seja, em todos os continente exceto a Antártida e a Ásia). Media em torno de 9 metros de comprimento, podendo alcançar os 12 metros de acordo com alguns vestígios fósseis já que saurophaganax e epanterias possam ser alossauros realmente grandes já que eram poucos, sendo 1% em seu habitat, tinha entre 2 a 5 metros de altura e pesava entre 1,5 e 3,6 toneladas (algo equivalente a um elefante, o tamanho é dependente da espécie).

O primeiro fóssil de alossauro foi descoberto em 1877 por Othniel Charles Marsh e desde então já foram encontrados mais de cem ossos referentes a espécies do gênero, sendo que os achados mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal.

Provavelmente o Alossauro foi um dos maiores dinossauros carnívoros do período Jurássico. Ele se destacava também não só pelo tamanho e pela mandíbula cheia de dentes afiados, mas também pelas duas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, que talvez fosse o traço distintivo do gênero. Dentre suas presas, estavam animais como o apatossauro, o estegossauro, etc. E segundo estudos acerca do animal, acredita-se que mesmo com o tamanho imenso o alossauro seria um animal ágil, bastante rápido para o seu porte (podia atingir os 33 km/h) e perigoso, que costumaria caçar em bandos. Uma prova interessante acerca do instinto predatorial do alossauro talvez seja a da descoberta de mordidas de alossauros na cauda fóssil de um apatossauro, que deixa a impressão de que o alossauro mordeu sua cauda (que por coincidência é a principal defesa do apatossauro) com uma força intensa.

Espécies

Bibliografia

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Allosaurus

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.